Como instalar ou reverter para a versão antiga do painel do google analytics para WP (GADWP) 5.0

Como instalar ou reverter para a versão antiga do painel do google analytics para WP (GADWP) 5.0

google analytics dashboard for wp GADWP
Quem trabalha com criação de sites precisa monitorar o tráfego e uma das ferramentas mais utilizadas para esta finalidade é o Google Analytics, ocorre que inserir o código de acompanhamento diretamente no html nem sempre é a melhor opção, ou, as vezes alguns usuários não sabem inserir da forma correta.A alternativa mais utilizada são os plugins criados para esta finalidade, um deles, muito popular e que era gratuito era o Google Analytics Dashboard for WP (GADWP).

Muitas pessoas utilizavam esse plugin e derrepente foram surpreendidos com uma atualização, essa atualização praticamente quebrou o plugin, a primeira noticia ruim, as principais funcionalidades que eram gratuitas, passaram a ser pagas e não parou por aí, todo o layout foi alterado, é como se fosse um novo plugin.

Muitos usuários ficaram tristes com a notícia de que o popular plug-in do WordPress, recentemente, o Google Analytics Dashboard for WP (GADWP), foi atualizado para uma versão mais recente e que agora não é mais um plugin gratuito como costumava ser. Isso criou um caos absoluto entre a comunidade de usuários do GADWP.

Pensando nisso, resolvemos publicar este texto com uma solução.

Se você trabalha com criação de sites e dependia do Google Analytics Dashboard for WP (GADWP), você precisa ler este texto.

O que é o Painel do Google Analytics para WP (GADWP)?

O Painel do Google Analytics para WP (GADWP) permite rastrear seu site usando seu próprio código de rastreamento do Google Analytics. Ele permite que você visualize as principais estatísticas do Google Analytics no seu painel do WordPress.

Como reverter o Painel do Google Analytics para WP (GADWP)?

A nova versão deste plugin é 6.0.0. Eles mudaram o nome para Google Analytics Dashboard for WP da ExactMetrics (anteriormente GADWP) no repositório de plug-ins do WordPress. Depois de atualizar o plug-in de uma versão anterior, você não pode simplesmente fazer o downgrade ou reverter para uma versão anterior do plug-in.

Existe um popular plugin do WordPress chamado WP Rollback que geralmente usamos para reverter os plugins do WordPress. Mas os desenvolvedores da ExactMetrics já cuidaram desse truque e agora você não pode reverter o plug-in do Google Analytics Dashboard for WP usando o WP Rollback.

Felizmente, você pode fazer o download da versão antiga do plug-in, que é a versão 5.3.10, por meio de um link de download direto do repositório de plug-ins do WordPress.

Faça o download do Painel do Google Analytics para WP (GADWP) 5.0

Como instalar um plug-in manualmente no WordPress?

Você pode assistir o vídeo abaixo, o áudio não está bom, ou ler o tutorial logo abaixo.

Se você baixou um plug-in de um site de terceiros? Se você tiver o arquivo ZIP disponível, poderá instalá-lo sem pesquisar no banco de dados do WordPress.org.

Conforme imagem abaixo, vá para a tela Add Plugins e clique no botão “Upload Plugin” na parte superior.

Upload Plugin
 
A tela será expandida e solicitará o arquivo do plug-in. Clique no botão “Escolher arquivo” e selecione o arquivo ZIP do seu computador.
escolher arquivo para upload
 
Após a instalação do arquivo, clique no botão “Ativar plug-in” para ativá-lo.
ativar plugin
 
O plug-in estará ativo e pronto para uso.

Conclusão

Como não podemos mais atualizar este plugin, não é uma boa ideia mantê-lo em seus sites de produção.

Não receberemos atualizações de segurança, correções de bugs e patches para as versões mais antigas deste plugin.
Portanto, a melhor maneira de procurar em outro lugar e encontrar um substituto para este plug-in lendário Google Analytics Dashboard for WP (GADWP).
Fontes 👇 :