Guia para iniciantes de classificação no Google Maps

Guia para iniciantes de classificação no Google Maps

Atualmente, para as empresas locais, existem inúmeras maneiras diferentes de comercializar sua marca on-line, muitos focam em marketing de conteúdo, e-mail marketing, Google ads, automação de marketing, mas esquecem de um parte importante que é o SEO local. 

Este artigo é um dos melhores guias para iniciantes de classificação no Google Maps, você deve ler isso se quiser aumentar o seu lucro, a influência positiva do SEO local no faturamento é inquestionável, por isso este texto é de leitura obrigatória para os donos de negócios locais.

A maioria dos seus clientes em potencial ainda usa o Google para encontrar empresas locais próximas a elas – empresas onde gastam seu dinheiro suado.

De fato, 80% das pesquisas com “intenção local” resultam em uma conversão.
Isso levanta a questão: “Qual é a melhor maneira de marketing para chamar a atenção dos pesquisadores locais no Google?” 
A resposta: através do marketing do Google Maps.

O que é o marketing do Google Maps?

O marketing do Google Maps é o processo de otimizar a presença online da sua marca no Google Maps, com o objetivo de aumentar a visibilidade online da sua marca.
Quando você realiza uma consulta no Google com intenção local, geralmente vê algo conforme print a seguir. Neste caso, pesquisei por advogado de pensão alimentícia em Campinas São Paulo.
advogado de pensão alimentícia em Campinas São Paulo

Note que neste caso, as listagens que aparecem, além de estarem otimizadas, tem a palavra buscada no site, ou seja, advogado de pensão alimentícia.

O marketing do Google Maps utiliza várias estratégias e táticas para ajudar sua empresa a se tornar uma dessas três posições nos pacotes de mapas locais.

Por que o marketing é importante para o Google Maps?

A razão pela qual todas as empresas locais devem se preocupar com a classificação no Google Maps é simples: visibilidade potencial da marca.
Não é surpresa que o Google seja de longe o mecanismo de pesquisa mais popular. Mas e o Google Maps especificamente?
Um estudo descobriu que quase 70% dos usuários de smartphones dizem que usam o Google Maps com mais frequência . 

Além disso, das 3,5 bilhões de pesquisas que ocorrem no Google todos os dias, mais e mais são consideradas com intenção local. Segundo o Google , 83% dos norte-americanos que visitaram uma loja disseram ter usado a pesquisa on-line antes de entrar.
Portanto, qualquer empresa que seja séria sobre ser encontrada hoje em dia precisa utilizar o poder por trás do marketing do Google Maps. 

É por isso que, na Ratynski Digital, concentramos muito do nosso tempo de SEO local em conseguir que nossos clientes sejam classificados no Google Maps E nos resultados de pesquisa orgânica.
Antes de poder classificar no Google Maps, verifique se você configurou e otimizou primeiro o seu perfil do Google Meu Negócio .

O que é o Google My Business?

O Google Meu Negócio (GMB) é uma plataforma gratuita fornecida pelo Google, onde as empresas locais podem criar um perfil que é exibido em uma variedade de produtos do Google.
Para se qualificar para um perfil GMB, você deve entrar em contato pessoalmente com seus clientes durante o horário comercial indicado. 

Isso pode significar que você tem um local de tijolo e argamassa onde os clientes vêm vê-lo, ou talvez você viaja para vê-lo.
Um perfil GMB pode exibir uma variedade de informações sobre sua empresa, como:
  • Nome da empresa
  • Descrição do negócio
  • Avaliações
  • Número de telefone
  • Endereço
  • Local na rede Internet
  • Categoria ou setor de negócios
  • Locais que você atende
  • Horário comercial
  • Produtos e serviços
  • Fotos
E muito mais, dependendo da sua indústria!
O objetivo de criar um perfil do Google Meu Negócio para sua marca é aumentar seus rankings, tráfego e receita.

Como configurar o Google Meu Negócio

Etapa 1: vá para a página GMB .
  • Clique no botão azul que diz “Gerenciar agora” (verifique se você está conectado à sua conta do Google).
Etapa 2: crie a listagem e nomeie o perfil da sua empresa.
  • Nomeie sua nova listagem e comece a adicionar todas as suas informações comerciais importantes. 
  • É importante observar que, antes de criar seu perfil GMB, você deve se familiarizar com as diretrizes do Google . E por favor, não crie spam GMB. A criação de listagens falsas ou com spam não apenas oferece uma experiência horrível para o usuário em potencial, como também coloca você em risco por multas e suspensões.
Etapa 3: adicione o máximo possível de informações relevantes sobre sua empresa.
  • Lembra de todos os diferentes tipos de informações que mencionei acima? É quando você adiciona esses itens ao seu perfil. Aproveite esta plataforma gratuita e tente incluir o máximo de informações relevantes possível. Lembre-se de evitar a adição de categorias GMB que NÃO são relevantes  para sua empresa. Você também deve trabalhar para manter todas as suas informações de contato do Google Meu Negócio precisas e garantir que correspondam ao seu site.
Etapa 4: verifique seu perfil.
  • Se for uma conta totalmente nova, você precisará verificar o endereço físico com um cartão postal que será enviado por correio pelo Google.
  • Se você está reivindicando uma listagem que já existe no Google Maps, mas não foi confirmada, poderá verificar o perfil por e-mail ou telefone.
Passo 5: Beba champanhe – você conseguiu! Mole-mole.
Agora que estamos todos prontos, vamos mergulhar no SEO do Google Maps.

Principais fatores de classificação do Google Maps

É importante ter um entendimento firme dos fatores de classificação do Google Maps antes que você possa ver resultados de alta classificação. 

Depois de entender como ele funciona, o marketing do Google Maps se torna tão fácil quanto operar o Easy Bake Oven do seu filho de 7 anos.
Ok, talvez não seja tão fácil, mas tudo ficará muito mais claro. Para um mergulho profundo, recomendo verificar o estudo de fatores de classificação local de 2018 da Moz , mas abordarei os principais fatores aqui.
Em poucas palavras, existem oito fatores de classificação que contribuem para a classificação no Google Maps e no pacote local:
  1. Sinais do Google Meu Negócio
  2. Sinais de link
  3. Analisar sinais
  4. Sinais na página
  5. Sinais de citação
  6. Sinais comportamentais
  7. Personalização
  8. Sinais sociais
É importante lembrar que o algoritmo local funciona de maneira diferente do algoritmo de pesquisa orgânica do Google. A rainha do SEO Joy Hawkins faz um belo trabalho explicando essas diferenças de algoritmo em profundidade nesta sexta-feira no quadro branco .
O algoritmo local do Google analisa todos os sinais listados acima e classifica as listagens com base nas três áreas a seguir:
  • Proximidade: Qual a proximidade da empresa com o pesquisador?
  • Destaque: Quão popular ou autoritária é a empresa na área?
  • Relevância: qual a correspondência da listagem com a consulta do pesquisador?
Agora que você já sabe como o algoritmo local funciona e seus diversos fatores de classificação, vamos falar sobre maneiras específicas de otimizar seu perfil GMB e melhorar sua classificação no Google Maps.

Como otimizar para o Google Maps

Para iniciar suas otimizações, verifique se TODAS as informações da sua empresa estão preenchidas na íntegra e com 100% de precisão. Isso inclui adicionar os muitos serviços que você pode oferecer, bem como descrições desses serviços.
Sherri Bonelli escreveu um post abrangente sobre como otimizar as informações na sua listagem da GMB . Ela fez um ótimo trabalho abordando esse tópico, então vou focar em mais três fatores que causarão o maior impacto no menor tempo possível:

1. Obtenha mais críticas online

As críticas continuam a ser um dos componentes mais importantes para a classificação no Google Maps, mas o benefício de criar mais críticas não é apenas para fins de SEO (nem por um longo tempo).
As análises oferecem uma experiência muito melhor ao cliente. Eles ajudam a criar provas sociais, gerenciam as expectativas dos clientes e podem vender seu produto ou serviço antes mesmo de entrar em contato com ele.
Com 82% dos consumidores lendo resenhas on-line para empresas locais, todo proprietário de empresa precisa entender a importância e o poder das resenhas.
O Google entende o desejo do cliente de ler comentários antes de visitar uma loja ou confiar em uma marca. 

Eles levaram em consideração as análises do algoritmo local por causa disso (análises do Google e de terceiros).
Lembre-se de que o “fator de revisão” não é simplesmente uma medida de quem tem mais revisões. 

Certamente isso é uma peça do quebra-cabeça, mas o Google também leva em consideração muitos outros aspectos, como:
  • Se uma resenha tem texto junto com a classificação por estrelas ou não.
  • As palavras escolhidas para escrever a resenha.
  • A classificação geral por estrelas atribuída à empresa.
  • A consistência das revisões.
  • Sentimento geral da revisão.
Os proprietários das empresas devem treinar-se regularmente (e sua equipe) para solicitar revisões aos clientes. 

É importante configurar sistemas e processos para tornar a geração de revisões uma ocorrência regular.
Também recomendo configurar um processo ou adquirir um serviço que ajude no gerenciamento de revisões. 

Por exemplo, o Moz Local oferece a capacidade de monitorar o fluxo de revisões, bem como comentar e responder a essas revisões à medida que elas chegam (tudo em um painel coeso). Sempre responda aos seus comentários!
Dica profissional : não peça uma revisão muito cedo. Muitas empresas solicitam uma revisão de um produto ou serviço antes que o cliente tenha a oportunidade de experimentá-lo totalmente (e realmente se beneficiar). 

Somente depois que eles tiverem a chance de resolver o problema com seu produto ou serviço, você deverá solicitar uma revisão.

2. Crie links locais

Os links ainda são um dos maiores fatores de classificação no algoritmo do Google (tanto na classificação orgânica quanto no Google Maps). 

De fato, a construção de links locais é especialmente importante se você deseja classificar no Google Maps.
É verdade que qualquer link que não esteja marcado como nofollow passará por “autoridade”, o que provavelmente ajudará na classificação. 

No entanto, os links locais são especialmente importantes porque têm uma probabilidade muito maior de gerar negócios reais.
Uma das melhores maneiras de começar a criar links locais é utilizar seus relacionamentos locais pela cidade. 

Pense em outras empresas com as quais você trabalha em estreita colaboração, organizações que você apoia ou mesmo empresas que podem se qualificar como um ” nicho de mercado “.
Para obter a maior taxa de sucesso, comece com empresas com as quais você já tenha um relacionamento ou conheça bem. 

Você pode escrever ou gravar um depoimento em troca de um link, ou talvez co-criar um conteúdo que beneficie ambos os públicos.
Aqui está exatamente como fazê-lo:
  1. Crie uma lista de nichos que oferecem serviços que complementam (mas não competem) com seus negócios.
  2. Considere como você pode incorporar essas outras empresas ao alcance de seu conteúdo.
Por exemplo, uma empresa de limpeza de carpetes pode decidir criar um conteúdo realmente útil sobre maneiras econômicas de aumentar o valor de uma casa em um mercado específico. 

Eles podem incluir conselhos sobre paisagismo, pintura e, claro, limpeza de carpetes. 

Antes de escrever o conteúdo, eles poderiam entrar em contato com algumas empresas locais de pintura, paisagismo ou serviços domésticos na área e perguntar se essas empresas estariam dispostas a colaborar com o conteúdo e talvez adicionar um link para suas páginas de recursos.
Esse processo também pode funcionar mesmo se você não tiver um relacionamento existente com a empresa atualmente. Aqui está um modelo básico de divulgação que você pode usar: 
Olá [NAME],
Meu nome é [SEU NOME] de [BUSINESS]. De certa forma, somos vizinhos de negócios, pois estamos localizados não muito longe de você em [CITY]. Costumo passar por [SEUS NEGÓCIOS] a caminho de [MARCA LOCAL / DESTINO].
Eu finalmente pensei que estava na hora de dizer um olá e informar que, se houver algo que você ou sua equipe precise, informe-nos.
Além disso, estou trabalhando para escrever um artigo sobre Crescimento No Setor de Serviços e Oportunidade abertas. Como nossos negócios atendem a um público semelhante e se complementam muito bem, eu me perguntava se você gostaria de aparecer no artigo.
Vou incluir uma seção sobre Desentupidoras e gostaria de usar uma ou duas frases com seus conselhos vindos da Desentupidora. Pode até ser um ótimo complemento para a página de recursos em seu site. Informe-me se isso é algo em que você estaria interessado.
De qualquer forma, obrigado pelo seu tempo e prazer em conhecê-lo!
[SEU NOME]

Dica profissional
 : se você estiver trabalhando para criar links com um orçamento, pode ser útil obter aprovação para o link antes de investir tempo e recursos em colaborações de conteúdo.

3. Combate ao spam GMB no mapa

Essa otimização final é menos uma “otimização” e mais uma tática. Essa tática é poderosa porque, diferentemente da maioria das otimizações do GMB, o objetivo não é fazer algo melhor que a concorrência, é remover os concorrentes que estão tentando enganar seu caminho para classificações mais altas. 
Quão poderosa é essa abordagem? Muito.
Vamos dar uma olhada nesta SERP do Google Maps como um exemplo:
À primeira vista, todas essas listagens parecem legítimas. No entanto, após cerca de dois minutos de investigação, você pode discernir rapidamente que alguns são falsos. 

Um deles não tem um site e links para o Nerdwallet, alguns estão usando avaliações falsas e outros até endereços falsos (um está usando o endereço do DMV).
Agora imagine que você é a DCAP Insurance (uma empresa real) e está tentando obter uma classificação mais alta no Google Maps. 

Se você removeu com êxito as quatro principais listagens de spam, passou para a posição # 1 sem fazer otimizações adicionais.

Começando a ver a lógica por trás dessa abordagem?

Infelizmente, o Google Maps ainda possui bastante spam em todo o ecossistema. 

De fato, dos 20 primeiros lugares do exemplo acima, eu consegui encontrar sete listas falsas e mais três que eram extremamente questionáveis. 

Essa abordagem pode funcionar se uma listagem estiver usando um nome comercial inadequado, preenchimento de palavras-chave ou se for um local totalmente falso.

Como remover ou editar spam do Google Meu Negócio

Crie um registro detalhado de cada listagem do GMB encontrada e quais edições são necessárias. Isso ajudará mais tarde se as alterações continuarem sendo revertidas.
Em seguida, acesse o Google Maps, encontre a lista e clique em “Sugerir uma edição”.
Dependendo do problema em questão, você pode selecionar:
  • “Alterar nome ou outros detalhes”
  • “Remover este lugar”
Se você estiver tentando remover o preenchimento de palavras-chave do nome comercial de uma listagem, basta selecionar “alterar nome ou outros detalhes” e fazer as edições necessárias.
Se você estiver lidando com algum tipo de spam, será necessário selecionar “Remover este local” e selecionar o problema exato na lista suspensa.

Ao sugerir uma edição, o trabalho não é feito

Infelizmente, nem sempre é possível enviar uma edição sobre spam. Quando isso acontece, a melhor maneira de lidar com essas listagens de spam é usar o Formulário de reclamação de reparação comercial do Google .
Ao usar o formulário de correção, você precisará fornecer evidências antes que a ação necessária ocorra. Para mais informações, verifique este recurso útil .

Lista de verificação de SEO do Google Maps

Neste ponto, você provavelmente entende a importância de preencher seu perfil do Google Meu Negócio até a conclusão. 

Mas isso não é o suficiente para classificar no Google Maps – a classificação exige otimizações abrangentes em vários níveis e, geralmente, não há apenas uma coisa mágica.
Para ajudar você a cobrir todas as suas bases, criei esta Lista de verificação de SEO do Google Maps que ajudará você a identificar áreas específicas para aprimoramento.

Acompanhamento de resultados e análises GMB

O rastreamento de seus resultados é crucial em todos os aspectos do SEO e do marketing on-line, e o Google Meu Negócio não é diferente. 

A maioria das análises do seu perfil encontra-se na sua conta do Google Meu Negócio.
Você pode encontrar essas informações fazendo login na sua conta e selecionando “insights” no lado esquerdo. 

Aqui está um exemplo de como isso se parece com a conta do Google Meu Negócio da Roadside Dental Marketing.
Crescimento No Setor de Serviços
A partir daí, você poderá ver coisas como:
  • Quais consultas de pesquisa específicas acionaram sua listagem.
  • Com que frequência sua listagem apareceu na pesquisa do Google.
  • Com que frequência sua listagem apareceu no Google Maps.
  • Que tipo de ação do cliente foi tomada (por exemplo, visitando seu site, solicitando instruções, telefonemas).
  • De onde os clientes estão solicitando informações comerciais.
  • Quais dias da semana em que você recebe mais chamadas.
  • Quantas fotos foram visualizadas e como esse número se compara à sua concorrência.
A única coisa que a análise GMB NÃO oferece é qualquer tipo de rastreamento de classificação. Felizmente, as pessoas brilhantes da Moz estão trabalhando no Local Market Analytics (beta). 

A LMA não apenas oferece rastreamento de classificação em nível local, mas também contém uma infinidade de informações sobre concorrentes em um mercado-alvo.

Conclusão

Embora a cobertura do básico da GMB seja excelente e otimista, otimizações abrangentes, juntamente com melhorias contínuas, é o que realmente separa o joio do trigo. Teste regularmente diferentes otimizações em seu setor e mercado e monitore de perto seus resultados. Em caso de dúvida, faça o que for melhor para o seu cliente. Eles devem sempre vir em primeiro lugar. 
Ao investir no marketing do Google Maps, você poderá gerar leads locais para sua empresa de forma consistente. Se você tiver alguma dúvida, deixe-me saber nos comentários abaixo ou no Twitter e terei prazer em respondê-las!

By Alex Ratynski – Alex é o fundador da Ratynski Digital e também o gerente de SEO da Roadside Dental Marketing. Ele está no campo de SEO / marketing desde 2014 e tem uma vasta experiência em SEO local (especialmente no setor de saúde).

Alex está incrivelmente motivado para ajudar as empresas a ter sucesso e trabalha incansavelmente para garantir que isso aconteça.

Quando não tem experiência em dados, pesquisa e conteúdo, gosta de pescar no PNW, passar um tempo com sua linda esposa e jogar futebol (americano).

Fonte: https://moz.com/blog/beginner-guide-google-maps-ranking