Cinco motivos para investir em segurança da informação

Cinco motivos para investir em segurança da informação

Investir e segurança da informação tem se tornado uma questão muito importante para empresas e, esses investimentos têm crescido em torno de 30% ao ano.

Isso é ocasionado sobretudo devido aos ataques via internet que são cada vez mais frequentes.

Sendo assim tem se tornado cada vez mais urgente o desenvolvimento de estratégias tecnológicas para o gerenciamento de processos, e políticas para a detecção e prevenção de ameaças às informações de uma empresa.

E é justamente esse o conceito principal de segurança da informação, que visa frear as ameaças e manter a integridade dos dados produzidos.

Dessa forma o risco de que os dados se percam e as informações sigilosas vazem são reduzidos.

Então, se a sua empresa ainda não se encontra entre as que já investiram em segurança da informação, conheça cinco bons motivos para fazer isso, além dos motivos que elencarei aqui, existe a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Investir em segurança da informação é uma prioridade

Toda empresa tem informações importantes e até mesmo sigilosas que devem ser protegidas por meio de ferramentas de segurança da informação.

Uma organização deve ter boas estratégias de segurança da informação, o que significa estabelecer processos e métodos adequados, além de possuir funcionários qualificados e saber fazer um bom gerenciamento de dispositivos móveis.

Existe ainda a opção de se contratar um serviço especializado e terceirizado para que os dados sejam protegidos de maneira preventiva, pois a prevenção é o melhor remédio quando se fala em segurança.

No entanto, infelizmente a maior parte dos empresários acaba negligenciando isso, agindo somente quando a situação sai do controle e alcança níveis preocupantes.

Geralmente os ataques tem como objetivo roubar dados, documentos e arquivos importantes para as empresas e provocar prejuízos financeiros.

Além de perder muito dinheiro devido à esse processo, a empresa pode acabar enfrentando sérios problemas também no que diz respeito à sua reputação que fica prejudicada após o ataque.

Em alguns casos os gestores começam a se sentir vulneráveis a partir do momento que começam a fazer a automatização dos bancos de dados, bem como de seus processos.

Isso ocorre devido à existência de um “mercado hacker” que cresce a cada dia e tem como objetivo o roubo e comercialização de dados sigilosos.

Na América Latina, o Brasil é tido como o país que mais insere novas tecnologias, o que pode ser ruim porque o desafio na busca por barrar os ataques é também maior.

Deve-se considerar ainda que o Brasil é o quarto país do mundo que mais tem ataques mal intencionados pela internet.

Como consequência disso os prejuízos à empresários em nosso país são gigantescos. Sendo assim é necessário buscar por alternativas viáveis que proporcionem segurança aos dados empresariais.

Cinco motivos para investir em segurança da informação

Após ter uma visão mais ampliada do problema de ataques à informações sigilosas, você precisa conhecer melhor os motivos que devem te levar a investir em segurança da informação.

Veja agora quais são os principais:

1. Manutenção da privacidade dos dados do cliente

Ter disponíveis mecanismos para a proteção dos dados do cliente é uma necessidade de várias empresas. Isso diz respeito à própria reputação delas e, por isso reflete também na inserção das mesmas diante do mercado.

Essa preocupação é bastante visível sobretudo em organizações responsáveis por fornecer armazenamento definido por software em nuvem ou ainda e-commerces.

Isso porque nesses casos os clientes devem poder confiar que a empresa usará seus dados de maneira sigilosa e responsável, oferecendo a devida proteção contra hackers e vírus.

O vazamento de dados é uma questão gravíssima que tem diversas consequências, desde um problema de imagem até processos judiciais.

2. Frear as espionagens industriais

Algumas organizações são responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias, atuando com pesquisa.

Nesses casos existe a constante busca pelos seus dados por parte de empresas concorrentes.

Por isso se faz necessária a utilização de mecanismos de alta eficácia que sejam capazes de barrar essas tentativas de invasão protegendo assim as informações.

3. Combater o roubo de dados

Existem vírus capazes de roubar rapidamente uma enorme quantidade de dados de uma organização, trazendo problemas sérios como a paralisação dos processos e prejuízos financeiros.

Além disso em alguns casos um valor de resgate é exigido para que os dados sejam devolvidos aos seus proprietários oficiais.

4. Recuperação de problemas

Mesmo que diversas medidas de segurança sejam tomadas, muitas vezes acontecem problemas que são tidos como inevitáveis.

Nesses casos a segurança da informação passa a ser responsável por proporcionar o retorno das operações na empresa, restaurando rapidamente a normalidade.

5. Proporcionar mais segurança em suas transações

Qualquer tipo de negócio que realize transações financeiras online precisa ter uma preocupação constante com a segurança de suas informações.

Isso porque é bastante frequente o roubo de dados necessários para a realização de transações financeiras, usados no desvio do dinheiro.

Como você pode perceber, investir em segurança da informação é algo necessário para todo e qualquer tipo de empresa para evitar grandes perdas financeiras e de dados.

Por isso investir nessas tecnologias é investir no futuro e no sucesso de sua empresa.