Guest Post

Guest Post: como e por que escrever?

Para muitas pessoas escrever um texto é bastante simples, pois consideram que basta ler sobre um assunto e colocar no papel e está pronto. No entanto, quando se trata de mensagem para uma audiência específica isso não funciona assim.

Você já escreveu algum guest post? Quer saber como fazer? Continue lendo, que vamos explicar em detalhes como você deve fazer para escrever o seu próprio artigo de sucesso.

O que é Guest Post?

De uma maneira simples guest post é a prática de escrever em um site como um convidado. Está prática permite que você conquiste uma nova audiência e passe a receber mais visitas no seu próprio site.

À medida que seus textos vão sendo identificados pelos usuários em diferentes canais você passa a ser reconhecido como autoridade no assunto. Mas, isso depende muito da qualidade e relevância dos seus textos. De fato, se eles agregam valor para a página em que foram publicados.

Os benefícios de publicar Guest Post?

Para que você entenda quais os benefícios de escrever posts e postar no blog de outra pessoa vamos explicar da seguinte forma:

Atingir uma nova audiência

Da mesma forma que você deseja alcançar uma maior audiência, outros blogs têm a mesma intenção. E muitos já estão trabalhando para isso e até mesmo criaram canais que atingem exatamente o seu público.

Dessa forma, escrever para um desses blogs é alcançar uma nova audiência e provavelmente chegando a um público que ainda não ouviu falar de você.

Tornar-se autoridade no assunto

A ideia é você assinar vários posts em outros blogs sobre um determinado assunto com um conteúdo relevante e enriquecedor. À medida que o público toma conhecimento do seu material em outros blogs começa a te perceber como uma autoridade no assunto.

Obter bons links

Um dos critérios de ranqueamento para SEO é a quantidade de links que o seu site ou blog recebe. Portanto, para melhorar o posicionamento orgânico é preciso aumentar o número de links recebidos.

No entanto, um detalhe é muito importante de ser comentado. Não é todo e qualquer link que é aceito pelo ranqueamento do Google. Ele só reconhecerá os links que estão apontando para o seu blog se estes tiverem relevância.

Por isso, se você conseguir publicar como convidado em blogs relevantes no mercado é uma forma garantida de receber links de qualidade.

Como encontrar sites que aceitam guest posts

Uma maneira de identificar sites que aceitam guest posts é por meio das plataformas especializadas. Uma dessas é a plataforma – guestposts para Profissionais que tem o intuito de simplificar a forma de fazer os posts.

Além disso, essa plataforma também ajuda para aumentar o tráfego orgânico de seu site. Tem sido utilizada por especialistas em SEO, marketing, editores e donos de websites como também por agências e empresas.

Os serviços oferecidos pela plataforma são os seguintes:

  • Publicar artigos;
  • Analisar métricas dos sites;
  • Verificar plágios;
  • Monitorar link dos artigos;
  • Descobrir novas oportunidades de backlinks;
  • Acessar diretório de sites.

Outra plataforma é o artigobuzz.com que facilita a conexão entre anunciantes com mídias digitais e redatores. E com isso eles ganham autoridade com o marketing de conteúdo.

Esta plataforma oferece os seguintes serviços:

  • Melhorar a visibilidade e a autoridade do seu projeto online;
  • Criar conteúdos que envolvam os seus potenciais clientes;
  • Gerar tráfego a partir dos sites influentes do seu tema.

Como escrever um ótimo Guest Post?

Você pode obter um guest post para publicar escrevendo o seu próprio artigo ou contratando os serviços de redatores. E para encontrar esses redatores você pode pesquisar nas plataformas Workana , fiver e Mystudybay, dentre outras. Inclusive para o workana temos um voucher de U$ 20 para quem contratar por este link, após o pagamento do primeiro pedido, você recebe de volta na sua conta algo aproximado à R$ 104,00.

Essa é uma decisão que você deve tomar levando em consideração os objetivos que deseja alcançar.

Agora, se você prefere escrever seu próprio texto vamos te passar algumas dicas de como escrever um guest post de sucesso.

Comece buscando por um tema similar

É preciso atentar para que o nicho do blog em que publicarás seja similar ao seu blog, para que o conteúdo se torne relevante.

E isto é muito importante por duas razões: para o Google é preciso que o texto seja do mesmo nicho ou relacionado ao do blog. Além disso, que tenha relevância e agregue valor para ser considerado como um guest post de qualidade.

Para o blog que publicará o seu texto não interessa ocupar um espaço em sua página com um texto sem relevância e desinteressante. O público precisa se interessar pelo texto e querer lê-lo.

Um exemplo poderia ser dado da seguinte forma: o seu blog trabalha com mercado financeiro e você escreverá um artigo para um blog de festas de aniversário infantil.

Nesse sentido, os blogs não são do mesmo nicho e nem próximos. Desse modo, o Google não considerará esse elemento para o ranqueamento, pois não agrega valor e está apenas querendo gerar backlinks.

Entretanto, se você tem um blog do mercado financeiro e escreverá um artigo para um blog sobre a bolsa de valores está fazendo uma excelente parceria. O Google vai entender dessa forma e somará positivo para os dois blogs envolvidos.

Atente-se para as características da audiência do blog

É preciso observar que a mudança de detalhes das características de uma persona pode implicar na mudança de toda uma abordagem. Por exemplo, se você tem um blog sobre saúde voltado para a terceira idade.

E foi convidado para escrever para um blog sobre saúde na adolescência. De imediato, você observará, que independente do assunto ser saúde, os públicos que serão atingidos em um e outro blog são diferenciados.

Se a audiência é diferenciada, então também a persona será diferente para ser capaz de gerar um conteúdo que os usuários do blog queiram ouvir.

Escreva de forma a se equiparar aos textos do blog

Isso é de fundamental importância. Se você estiver escrevendo para um blog mais sério e formal o seu texto deve procurar seguir este padrão. Agora se estiver tratando apenas com profissionais e empresas você terá um tipo de abordagem mais técnica e detalhista. E ainda se o blog for informal e popular o seu artigo terá de se adaptar para essa característica da persona.

Portanto, o importante é identificar os seus objetivos para com o guest post e saber aproveitar as oportunidades que surgem para postar em outros canais, adquirindo autoridade e links.