Marketing digital para o final de ano

Fim de ano combina com datas comemorativas, amigo secreto e comércio aquecido. Nesse cenário, o marketing digital, com suas diferentes possibilidades, pode te ajudar a alavancar os negócios por meio de algumas estratégias criativas para essa época.

Marketing digital para o final de ano
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Além do espírito natalino, existem fatores que podem fazer com que os consumidores estejam mais abertos às compras, como o período de férias, décimo terceiro, liquidações e novidades em produtos e serviços.

Um estudo feito pela empresa Signal revela que mais de 30% dos consumidores acredita que as campanhas online possuem a capacidade de afetar a decisão de compra dos presentes e apetrechos de final e início de ano.

É inegável que as estratégias de venda, junto com o fortalecimento da equipe de atendimento e marketing, fazem a diferença no aumento da receita.

Afinal, como captar a clientela que guardou dinheiro durante o ano para aproveitar a época de festas, fazer ceias com a família ou trocar a televisão da sala?

Acredite que, além de elementos como banner para propaganda e comerciais de TV, existem várias técnicas que podem ser aprimoradas ou direcionadas para um olhar mais estratégico que é o exigido pelas temporadas.

Nas próximas linhas, vamos destrinchar o conteúdo em dicas que você pode utilizar para movimentar os canais digitais da sua empresa com o objetivo de vender mais. Confira!


Aproveite o potencial das datas comemorativas


A ferramenta do calendário temático é muito útil para a equipe de marketing mapear as datas comemorativas que são tradicionais no movimento do comércio de alguma forma.

O Natal é uma data clássica e que, sem dúvidas, pode ajudar os mais diversos segmentos, não só no comércio, mas também na prestação de serviços.

Imagine que nesta época algumas empresas costumam presentear seus clientes e, por isso, o serviço de entrega, feito por uma empresa terceirizada de motoboy, pode ser uma mão na roda em termos de praticidade.

Nesse cenário, o setor de moda pode ter uma procura maior em produtos como os looks de final de ano ou roupas brancas para o réveillon e após a virada de ano, com as queima de estoque.

As ceias de natal também irão movimentar a busca por produtos específicos nos supermercados e frutarias que, de forma geral, são trocados nessa época.

Deste modo, é interessante utilizar essas datas estrategicamente e de acordo com o seu nicho de atuação.

Assim, se você é um profissional que trabalha com paisagismo para empresas pode aproveitar a oportunidade e destacar o quanto o cuidado com a imagem e manutenção do negócio valoriza o espaço para as comemorações e traz boas energias para o novo ano.

Em um cenário geral, as datas podem ser usadas para implementar as seguintes ações práticas:

  • Campanhas digitais, com menção às datas;
  • Anúncios patrocinados;
  • Monitoramento de temas, para ofertar produtos;
  • Cupons de desconto para compras online.

Não se esqueça de entender o comportamento da persona para usar a melhor abordagem a nível de prospecção, atendimento humanizado, escolha de gatilhos mentais e canais mais apropriados - conforme o objetivo da campanha.

Utilize ferramentas para mapear as buscas na internet


Antes de iniciar uma campanha digital, você precisa mapear o que está sendo buscado no Google.

Nesse cenário, a ferramenta Google Trends é uma boa alternativa para fazer isso, já que o objetivo dela é auxiliar profissionais de marketing a descobrir as principais tendências.

No mês de novembro, por exemplo, um termo bastante procurado é “presente de natal”. Com a ferramenta, você consegue visualizar a localização dos interessados, a porcentagem e pode comparar mais de um termo de pesquisa para analisar sua estratégia.

É importante evitar pesquisas genéricas, pois quanto mais específica for sua busca, melhor o panorama.

Um exemplo seria uma empresa que trabalha com personalização de carimbo para empresa e que, nesta época, tem modelos especiais de carimbo para datas comemorativas.

No setor de embalagens de presente e decoração, as pessoas podem procurar lugares que façam personalização de carimbos e cabe à você mapear a busca para saber quais termos e palavras-chaves utilizar na sua estratégia.

Independentemente do nicho de atuação, estruturar uma campanha de marketing digital requer análise de diversos fatores.

Entre eles os principais estão:

  • Redes sociais mais utilizadas pela persona;
  • Comportamento do usuário em relação ao Google;
  • Etapa da jornada de compra;
  • Segmentação.

Em alguns nichos, como uma academia com nutricionista, a captação de novos clientes no final do ano pode ser mais desafiadora, já que o clima de recesso, férias e ceias fartas é predominante. Contudo, é no início de ano que a procura por uma academia pode aumentar assustadoramente.

No entanto, você pode utilizar ferramentas e outras metodologias de pesquisa para pesquisar hábitos relacionados às pessoas que desejam “pegar firme na academia” depois de, literalmente, meter o pé na jaca.

Uma possibilidade é lançar campanhas promocionais para a pessoa fazer a matrícula em dezembro, mas começar o início de ano focada nos exercícios físicos e na busca pela saúde e pelo bem-estar.

Atenção: para campanhas de marketing digital bem sucedidas, não basta mapear o tema. É importante ter ações como:

  • Definição de objetivos;
  • Definição de metas;
  • Análise do ambiente;
  • Análise dos indicadores e métricas;
  • Cronograma de campanha.


Promova benefícios exclusivos para seguidores


Exclusividade é bom e fazer seu público se sentir único é algo que gera pontos e oportunidades para venda.

Ainda na área que envolve academias e espaços para a realização de atividades físicas, já pensou em convidar os seguidores da sua marca para um evento de lançamento?

Do mesmo modo, com relação às estratégias online, é possível presentear os seguidores com um shake pré treino na assinatura de um plano mensal.

Isso deve ser feito após eles preencherem formulários, ou a matrícula, nos links disponíveis nas publicidades veiculadas nas redes, por exemplo.

Vale destacar neste pontos que os sorteios nas redes sociais devem ser feitos mediante o cumprimento de algumas questões burocráticas da legislação.

No entanto, isso não impede que você faça a oferta de cupons exclusivos e benefícios que valorizem a relação entre a marca e o consumidor em ferramentas como os stories.

Os cupons de desconto também podem ser atrelados à uma ação justificada pelo comportamento do consumidor que domina o público, assim como podem existir em compras a partir de determinado valor, entre outras situações.

O seu negócio é focado em saúde e bem-estar? Utilize iscas digitais para atraí-lo com recompensas que agregam valor imediato à jornada de compra do consumidor.

Pessoas que são interessadas em reeducação alimentar e dicas para mudar os hábitos a respeito desse setor podem achar interessante contar com a primeira consultoria com uma nutricionista particular na faixa.

Além disso, são formas de mostrar os benefícios para a persona do seu negócio:

  • Cupons de desconto;
  • Programa de pontuação, para resgatar brindes;
  • Recompensas digitais, como consultorias;
  • Convite para vivenciar experiências com a marca.


Promova ações de vendarketing digital


Você já ouviu falar no termo vendarketing? Na prática, o conceito se trata da união entre o time de marketing e a equipe de vendas. O objetivo é causar mais impacto e trazer mais resultados para o seu negócio.

No final de ano, muita gente planeja as compras antes, mas sempre há aquela pessoa que deixa tudo para última hora.

Nesse cenário, comprar pela internet facilita bastante a vida e as decisões de compra, já que não é preciso sair de casa para comprar o presente do amigo secreto ou deixar a casa mais aconchegante.

Desse modo, uma dica para otimizar a produtividade da equipe de atendimento em chats online é a implementação dos chatbots customizados.

É muito importante definir o tom de voz, a abordagem e fazer um estudo sobre como personalizar essa ferramenta de acordo com seu negócio, já que o objetivo dos robôs é simular uma conversa humanizada.

Com isso, a venda um projeto de automação de iluminação, por exemplo, é uma tarefa que exige sensibilidade por parte da equipe para agregar valor ao produto.

Por esse motivo, contextualizar os benefícios em relação às dores da persona e saber como encantar o cliente é primordial.

Pesquisar os hábitos de compra, estudar a persona e compreender as expectativas é algo que nunca sai de moda. Afinal, o bom atendimento no ambiente digital é tão esperado quanto no meio físico.

Os clientes querem saber tudo sobre o produto e, acredite, oferecer a opção de rastreio, tirar dúvidas, facilitar o frete e manter a pessoa informada sobre os prazos é um ponto positivo para o marketing e para o time de vendas.

Faça campanhas de e-mail marketing


A evolução do marketing digital e dos canais tradicionais é constante. O cliente está no centro das decisões e não o contrário.

É claro que o departamento de marketing deve ter a inteligência necessária para estruturar as campanhas, estudar a melhor forma de captar os leads, fazer testes para identificar o que dá resultados e o que eventualmente não funciona mais.

Se você já tem uma lista de leads que compraram na sua loja durante o ano, é hora de enviar um e-mail marketing personalizado em comemoração ao fim de ano.

Para isso, faça campanhas e mostre os seus produtos com o intuito de vender experiências que a sua marca pode agregar para o cliente e sua família.

Use gatilhos mentais de venda, promova o senso de urgência, trabalhe com o conceito de edições limitadas e estude sobre o comportamento de compra da persona no fim do ano.

Oferecer recompensas para as pessoas que já são clientes do seu negócio e compraram ao longo do ano também faz toda a diferença. Isso demonstra o quanto você acompanha a jornada pós-venda e pode ser uma oportunidade de fazer novos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.