Principais tipos de personas do marketing digital

Principais tipos de personas do marketing digital

Você sabe quais são os principais tipos de persona do marketing digital? Sabe para que serve cada uma delas? Saiba tudo aqui! 

O marketing nos mecanismos de buscas e nas mídias sociais tomou conta do mercado, devido ao aumento da acessibilidade na internet, afinal, a maior parte dos consumidores está navegando.

Por este motivo, muitas empresas e empreendedores digitais utilizam estas estratégias para promover suas marcas, serviços e produtos.

Porém, para poder fazer uma campanha de marketing digital eficiente, é necessário criar uma persona.

Mas o que é persona? Para que ela serve? Leia até o final para saber tudo.

O que é uma persona?

A persona é a personificação do seu público alvo ou da sua empresa.

De modo geral, a persona possui muito mais detalhes do que o público alvo, como:

  • Nome;
  • Área de atuação;
  • Renda mensal;
  • Onde reside;
  • O que faz no tempo livre;
  • Escolaridade;
  • E qualquer outra informação pertinente.

Usar uma persona para o seu público e uma persona para sua empresa (brand persona) faz com que a sua comunicação e atuação seja completamente direcionada para o seu público ideal, o que faz com que sua empresa tenha um diferencial.

Quais os principais tipos de persona?

Existem diversos tipos de persona para o marketing digital, porém, confira abaixo as principais.

1 – Buyer persona

A buyer persona é a mais utilizada nas estratégias de marketing digital, é ela quem representa o perfil do consumidor dos seus produtos e serviços.

Traçar e validar uma buyer persona é fundamental para criar conteúdo e se comunicar com o seu público de forma eficiente, seja por e-mails, pronunciamentos ou nas redes sociais.

2 – Brand persona

A brand persona é extremamente importante, se a sua empresa fosse uma pessoa, essa pessoa seria a brand persona.

Essa persona é crucial para o marketing de relacionamento, pois, é a personificação da sua marca, assim como a Magalu personifica a Magazine Luiza.

3 – Audience persona

A audience persona é aquela que representa o público que consome seus conteúdos, como:

  • Cursos;
  • Palestras
  • Artigos;
  • E-books;
  • Etc.

4 – Proto persona

Como dito anteriormente, a persona deve ser traçada e validada. A validação da persona se dá através de testes a/b e outras metodologias.

Assim sendo, antes de ser validada, qualquer persona é uma proto persona, ou seja, um protótipo.

Como criar uma persona?

Não existe uma fórmula mágica para criar uma persona, mesmo assim, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  1. Criar uma pesquisa online com várias perguntas individuais;
  2. Enviar para o seu público;
  3. Categorizar e estruturar um gráfico com as respostas;
  4. Criar uma proto persona;
  5. Validar a persona.

O ideal é criar ao menos 3 personas para o seu público e uma brand persona.

Assim sendo, você poderá criar conteúdos mais específicos para o seu público.

Conclusão

Hoje em dia é impossível atuar em qualquer estratégia de marketing digital sem definir uma persona para o público e uma para a marca.

O que você achou deste guia? Esperamos ter ajudado. Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

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