Principais tipos de personas do marketing digital

Você sabe quais são os principais tipos de persona do marketing digital? Sabe para que serve cada uma delas? Saiba tudo aqui! 

O marketing nos mecanismos de buscas e nas mídias sociais tomou conta do mercado, devido ao aumento da acessibilidade na internet, afinal, a maior parte dos consumidores está navegando.

Por este motivo, muitas empresas e empreendedores digitais utilizam estas estratégias para promover suas marcas, serviços e produtos.

Porém, para poder fazer uma campanha de marketing digital eficiente, é necessário criar uma persona.

Mas o que é persona? Para que ela serve? Leia até o final para saber tudo.

O que é uma persona?

A persona é a personificação do seu público alvo ou da sua empresa.

De modo geral, a persona possui muito mais detalhes do que o público alvo, como:

  • Nome;
  • Área de atuação;
  • Renda mensal;
  • Onde reside;
  • O que faz no tempo livre;
  • Escolaridade;
  • E qualquer outra informação pertinente.

Usar uma persona para o seu público e uma persona para sua empresa (brand persona) faz com que a sua comunicação e atuação seja completamente direcionada para o seu público ideal, o que faz com que sua empresa tenha um diferencial.

Quais os principais tipos de persona?

Existem diversos tipos de persona para o marketing digital, porém, confira abaixo as principais.

1 – Buyer persona

A buyer persona é a mais utilizada nas estratégias de marketing digital, é ela quem representa o perfil do consumidor dos seus produtos e serviços.

Traçar e validar uma buyer persona é fundamental para criar conteúdo e se comunicar com o seu público de forma eficiente, seja por e-mails, pronunciamentos ou nas redes sociais.

2 – Brand persona

A brand persona é extremamente importante, se a sua empresa fosse uma pessoa, essa pessoa seria a brand persona.

Essa persona é crucial para o marketing de relacionamento, pois, é a personificação da sua marca, assim como a Magalu personifica a Magazine Luiza.

3 – Audience persona

A audience persona é aquela que representa o público que consome seus conteúdos, como:

  • Cursos;
  • Palestras
  • Artigos;
  • E-books;
  • Etc.

4 – Proto persona

Como dito anteriormente, a persona deve ser traçada e validada. A validação da persona se dá através de testes a/b e outras metodologias.

Assim sendo, antes de ser validada, qualquer persona é uma proto persona, ou seja, um protótipo.

Como criar uma persona?

Não existe uma fórmula mágica para criar uma persona, mesmo assim, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  1. Criar uma pesquisa online com várias perguntas individuais;
  2. Enviar para o seu público;
  3. Categorizar e estruturar um gráfico com as respostas;
  4. Criar uma proto persona;
  5. Validar a persona.

O ideal é criar ao menos 3 personas para o seu público e uma brand persona.

Assim sendo, você poderá criar conteúdos mais específicos para o seu público.

Conclusão

Hoje em dia é impossível atuar em qualquer estratégia de marketing digital sem definir uma persona para o público e uma para a marca.

O que você achou deste guia? Esperamos ter ajudado. Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

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