Saiba como usar o Whatsapp para aumentar suas vendas

Usar o WhatsApp para vender já se tornou parte das estratégias de muitas empresas. Aliás, a rede social tem sido usada para impulsionar muitos processos que fazem parte do dia a dia dos negócios.

Whatsapp

O fato de esse aplicativo atrair cada vez mais usuários e fazer parte do dia a dia das pessoas a todo momento, tem feito dele uma excelente ferramenta de vendas.

Muita gente, inclusive, prefere resolver todas suas pendências na palma da mão, por meio desse mensageiro. Pra quê ter o trabalho de ir até a loja ou acessar o seu site se eu posso comprar com apenas alguns cliques pelo app?

Esse é o pensamento da maioria das pessoas e tem feito com que as organizações se atentassem às oportunidades de negócio que só o WhatsApp é capaz de proporcionar.

Ainda assim, algumas dúvidas começam a aparecer, como a melhor abordagem e quais as estratégias que podem ajudar a vender mais por esse aplicativo.

Se você quer fazer do WhatsApp uma ferramenta de vendas para o seu negócio, então este artigo é para você. Aqui vamos explicar o que é esse aplicativo, como usá-lo para aumentar suas vendas e quais são as vantagens para seu negócio aproveita. Confira!

Como funciona o WhatsApp?


O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas amplamente usado no Brasil e no mundo. Por meio dele, é possível enviar mensagens de texto e voz, fotos, vídeos, fazer chamadas de vídeo e chamadas de voz, ou as famosas ligações.

Empresas de todos os ramos de atuação, como uma fabricante de modeladora de pão, vêm usando esse aplicativo como um recurso que aprimora o atendimento ao cliente e aumenta as vendas.

É possível conversar com clientes e fornecedores de qualquer lugar do mundo, sem interrupções ou falhas. Devido a isso, as organizações começaram a perceber que também podem vender seus produtos e serviços por meio do aplicativo.

Isso também se deve ao fato de que muitas pessoas estão preferindo negociar por meio do mensageiro, por conta das praticidades que ele oferece.

Mais do que uma facilidade, vender pelo WhatsApp é usar uma ferramenta barata e segura, que agiliza o cotidiano das pessoas e das empresas.

Em outras palavras, não faltam razões para que os negócios prefiram vender por meio desta plataforma. No entanto, é fundamental saber como fazer isso para obter bons resultados, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Como usar o WhatsApp para aumentar as vendas


Até aqui, você entendeu que o WhatsApp é um aplicativo que veio para facilitar a vida de todos os seus usuários, inclusive de empresas que queiram vender por ele.

Só que não basta criar uma conta e esperar que tudo aconteça. É preciso botar a mão na massa para vender - e muito.

A começar por ter um número profissional (não utilize seu número pessoal para isso), algumas dicas que as empresas, como um salão que faz progressiva orgânica podem seguir são:

1 - Usar o WhatsApp Business


Trata-se de uma versão voltada para as empresas, especialmente pequenos e médios negócios, além de que possui diversas funcionalidades, como registrar um telefone fixo para contato.

Isso mesmo: você não precisa de uma linha móvel no seu negócio para trabalhar com o WhatsApp e isso é muito interessante para clientes mais antigos.

Ter essa versão também é essencial para que a pessoa saiba que está falando com uma empresa, por isso, é importante estar atento na hora de preencher o perfil Business, uma vez que ele vai atuar como um cartão de visitas.

A interface é diferenciada e os negócios podem optar por usar mensagens automáticas, que evita que o cliente aguarde muito tempo sem nenhuma interação.

As métricas do aplicativo são excelentes para aumentar as vendas, uma vez que um chaveiro profissional, por exemplo, pode visualizar os status das mensagens, como:

  • Enviada;
  • Entregue;
  • Recebida;
  • Lida.

Da mesma forma, é possível criar etiquetas os contatos, como “clientes novos”; “pagamentos pendentes”, entre outras possibilidades, de acordo com as necessidades do seu negócio.

2 - Criar listas de transmissão


Outra dica importante é usar as listas de transmissão e não criar grupos, afinal, por meio desse recurso você pode enviar a mesma mensagem para até 256 contatos.

É a melhor opção para enviar uma mesma mensagem ao mesmo tempo, afinal, cada cliente vai receber individualmente a mensagem, sem todo o incômodo que os grupos costumam causar.

Ainda assim, é papel das empresas terem bom senso e não abusar dessa funcionalidade, pois as vendas devem acontecer naturalmente, sem forçar a barra com o cliente.

3 - Ter os contatos em ordem


Uma agenda de contatos bem organizada facilita a comunicação com os clientes. Uma dica para fazer isso é salvar o nome do contato mais alguma informação que te ajude a lembrar dele.

Por exemplo, uma cliente que entrou na loja e comprou 200 doces finos para festa infantil de chocolate, você pode anotar o nome dela + “200 doces chocolate”.

Da próxima vez que vocês tiverem contato, você se lembrará dela e pode até mesmo oferecer um atendimento mais personalizado.

4 - Disponibilizar conteúdo relevante


É interessante enviar conteúdos relevantes para a sua lista de contatos, de modo a estreitar o relacionamento com eles. Pode ser um texto do blog, áudios, vídeos, entre outros formatos, mas que sempre que tenha a ver com o interesse do seu público.

Também é interessante pedir feedbacks esporadicamente para entender o que pode ser melhorado. No entanto, se algum cliente pedir para sair da lista, remova-o imediatamente e comunique-o.

No entanto, ao mesmo tempo em que é interessante enviar conteúdo de valor para os seus clientes via WhatsApp, é preciso que eles autorizem esse tipo de comunicação.

Se alguém não aceitou receber as mensagens, não envie, uma vez que além de ser desrespeitoso, é totalmente infrutífero e prejudica a reputação da empresa.

5 - Não comprar mailing


Se é difícil lidar com uma lista de contatos de clientes verdadeiros, imagina com uma lista de pessoas que você não sabe quem são.

Essa dica também se relaciona com as anteriores, porque não devemos enviar conteúdos e propagandas para quem não conhecemos.

Além de aborrecer quem está na lista, suas mensagens podem ser classificadas como spam, levando ao bloqueio por parte do aplicativo e até em banimento.

6 - Oferecer suporte ao cliente


Muitas pessoas preferem esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços de seu interesse, como microfone para saxofone pelo WhatsApp do que fazerem uma ligação.

O aplicativo na versão Business oferece todas as ferramentas necessárias para que seu negócio ofereça um bom suporte aos consumidores. Com isso, é possível responder às dúvidas deles, resolver seus problemas e atender a qualquer solicitação.

Vantagens e resultados colhidos pelo WhatsApp


Muitas são as vantagens de usar o WhatsApp para vendas, que se traduzem como excelentes resultados.

O primeiro deles é que um salão de beleza pode ter um verdadeiro cartão de visita manicure virtual, sem que para isso precise fazer um alto investimento.

Quando o cliente fecha um pacote de manicure mensal pelo aplicativo, pode tem acesso a todas as informações que precisa sobre o negócio por meio do mensageiro.

Outra vantagem é que o envio das mensagens não tem custo nenhum, como teria uma campanha paga através do Facebook ou em outras plataformas, por exemplo. Em resumo, não existe pagamento para aumentar o alcance da divulgação.

Uma escola infantil que tenha berçário particular também pode usar o WhatsApp para suas vendas, e se fizer isso, conseguirá um engajamento muito maior.

Isso acontece porque os contatos recebem um alerta quando chegam novas mensagens, por isso que 70% dos conteúdos enviados são visualizados pelos destinatários.

É uma forma muito mais garantida de promover uma venda do que outros meios, como no caso de e-mail marketing.

Além disso, vender pelo WhatsApp também garante mais privacidade. Por exemplo, um chaveiro 24hs pode conversar com seu cliente sem ser interrompido por comentários ou outras publicações, como acontece nas redes sociais.

Isso nos leva a outra grande vantagem, que é a baixa concorrência nesse canal. Apesar de ser muito útil, poucas empresas ainda usam, portanto, os negócios que aproveitam esse recurso estão sempre a frente de seus concorrentes.

Por fim, por meio do WhatsApp só falamos com quem realmente está interessado no produto ou serviço que vendemos. Consumidor nenhum fornecerá um dado tão importante quanto o seu telefone se não for um potencial comprador.

Conclusão


Não é novidade que a internet é fundamental para as corporações, possibilitando que elas agilizem, seus processos e melhorem consideravelmente o relacionamento com seus clientes, por meio de recursos como o WhatsApp.

Por meio dele, mais do que possibilitar outra opção de atendimento ao cliente, é possível realizar vendas e aumentar o faturamento. Basta lançar mão das estratégias corretas para fazer isso, como as que mencionamos aqui.

Portanto, se você deseja vender pelo WhatsApp e a aumentar os seus lucros, siga as dicas que demos aqui e veja o quanto esse aplicativo veio para ajudar o seu negócio a crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.