Como limpar o sofá de suede

Como limpar o sofá de suede?

Conheça dicas práticas sobre como limpar e quais produtos podem danificar o seu móvel.

A sala é um ambiente para termos momentos agradáveis com a família e os amigos. Por isso, na hora de escolher os móveis desse cômodo sempre devemos pensar em praticidade e conforto, mas sem abrir mão do estilo.

Atualmente, o revestimento em suede é um dos modelos de sofá mais procurados. Mas quem estava acostumado com outros materiais fica na dúvida de como limpar o sofá de suede para conservá-lo sempre bonito. Sabia que usar o produto errado ou esfregar demais pode danificar o tecido?

Para não errar, selecionamos algumas dicas que você precisa saber para deixar seu sofá de suede sempre bonito e sem manchas. Confira agora!

As vantagens do sofá de suede

Além de ser uma tendência no mercado, o sofá de suede alia o conforto e maciez do tecido a uma grande durabilidade. Por ser um tecido resistente, ele dura muito mais, desde que o usuário tenha os cuidados adequados.

E já percebeu que o suede tem um ar de sofisticação? É que o tecido é bem semelhante à camurça, mas sem o preço alto e os cuidados mais delicados que ela exige. Ou seja, dá para ter um móvel com ar de requinte sem pagar muito por isso.

Limpar esse tipo de sofá requer alguns cuidados básicos e atenção aos produtos que não agridem o tecido, mas não exigem muito trabalho. Uma boa manutenção no dia-a-dia já garante a conservação do seu móvel, como mostraremos a seguir:

Faça uma limpeza frequente

Uma das formas mais práticas de manter a limpeza do sofá de suede em dia é usando o aspirador de pó, sempre que for fazer uma faxina, ou limpeza de manutenção na casa, durante a semana.

Essa é uma forma de manter insetos longe dos restos de comidas que ficam nos cantos e nem vemos. É um problema comum para quem come enquanto vê um filme ou assiste a um programa de TV e, principalmente, quem tem crianças em casa.

A limpeza diária também te ajuda a conferir se alguma mancha surgiu e te permite agir mais rápido.

Como tirar manchas do suede

Uma das grandes facilidades do suede é a facilidade de limpeza. Se, por acidente, algo caiu no sofá, o ideal é agir na hora, usando água e sabão neutro. E sem esquecer de tirar o excesso e enxugar o local após a higienização.

Outro cuidado essencial é usar panos macios na hora da limpeza e esfregar o local delicadamente. Isso porque, embora resistente, o atrito do pano com o sofá pode danificar o tecido ou até desbotar a cor.

Por falar em panos macios, a microfibra é um dos materiais mais indicados para tirar manchas de um sofá de suede. Para limpar pequenas sujeiras, esse tipo de pano com água morna é ideal.

Outra indicação é a mistura de água e vinagre para limpar manchas, mas é preciso ter o cuidado de fazer a composição em partes iguais. Além disso, o ideal é começar pelas partes mais escondidas de modo a garantir que seu sofá não fique manchado.

Outros produtos que podem ajudar a tirar manchas maiores são o álcool líquido, em caso de bebidas recém derramadas, e uma mistura de bicarbonato e água, para deixar agir sobre as manchas mais difíceis.

Em casos de muita sujeira ou manchas difíceis de sair, o ideal é recorrer a produtos específicos, tanto para o tecido quanto para a cor do seu sofá.

Produtos que danificam o sofá de suede

Apesar de ser fácil de limpar e de manter, o sofá de suede tem alguns inimigos quando o assunto são os produtos de limpeza. Atenção a essa lista para não usar e danificar o seu móvel:

  • Panos grossos ou esponjas de aço;
  • Escovas de cerdas duras;
  • Sabão em pó;
  • Produtos abrasivos;
  • Produtos com cloro na composição.

O que fazer para manter o suede sempre bonito?

Manter a limpeza em dia é só um dos fatores que mantém o suede sempre bonito. Limpando da forma certa e com frequência seu sofá dura mais. Contudo, há outras medidas que você pode tomar para deixar ele sempre com aspecto de novo.

Uma dessas formas é, após limpar, deixar que o móvel tome um pouco de ar. Mantenha as janelas e portas abertas por um período para que o sofá termine de secar naturalmente e evite a formação de mofo.

Finalmente, o mais importante: mantenha o suede longe do sol. Ele é um grande inimigo do tecido e pode desbotar seu móvel após um período de exposição. Por isso, na hora de dispor sua decoração da sala, escolha um lugar protegido do sol.

Juntando todas essas dicas você conseguirá um móvel sempre bonito e conservado por muito mais tempo.