As vantagens de ter um Marketplace

O que é Marketplace? Já se fez essa pergunta? Muitos têm essa dúvida hoje em dia, visto que o mercado de vendas online tem crescido cada vez mais e a palavra tem estado em evidência. Por isso, criamos este artigo para você entender melhor como funciona a plataforma e ainda como criar uma aplicativo de vendas para ter sucesso no mundo mobile. Confira agora mesmo!

Marketplace

O que é Marketplace?


Pandemia do coronavírus, quarentena em 2020 e as pessoas ainda mais conectadas à internet resultaram em um aquecimento no mercado das vendas online. De acordo com pesquisas, o faturamento dos E-commerces no Brasil teve um aumento de 47% no 1º semestre do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019.

Já é comprovadamente a maior alta do setor nos últimos 20 anos, pois as vendas chegaram a R$ 38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020 em comparação a R$ 26,4 bilhões do mesmo período de 2019.

Por conta desses aumentos, o termo Marketplace também ficou em evidência e podemos destacar que esse tipo de plataforma vem fazendo ainda mais sucesso desde então. Entendemos o que é Marketplace ao denominá-lo como uma espécie de shopping virtual, onde diversas lojas ou comerciantes se reúnem em um mesmo local para venderem seus produtos.
 

O que é Marketplace - Principais Vantagens


Dentre as diversas vantagens que este modelo de negócios online oferece, podemos no mínimo citar três. Veja só:

A primeira delas é a visibilidade que este tipo de canal vai oferecer para a marca, por exemplo, o Marketplace pode servir de atalho para quem entrou agora nesta área, visto que para iniciantes, chegar ao topo pode ser difícil e muito desafiador. A plataforma oferece uma vitrine onde expõe por meio dela o seu produto ou serviço te tornando conhecido de forma muito mais rápida.

Outra vantagem do Marketplace é o baixo investimento, visto que para ser vendedor no site, será possível pagar apenas uma pequena taxa de comissão para ter seus produtos anunciados por eles, sem precisar se preocupar com desenvolvimento de sites ou manutenção dos mesmos. Apesar de ser preciso calcular alguns custos no seu preço de venda final, como já embutir o valor da comissão, gastos com espaço físico de estoque e custos de envio, só o fato de economizar em outras coisas já faz o cadastro nesse tipo de plataforma valer muito a pena!

É impossível citarmos as vantagens do Marketplace aqui sem falarmos sobre o aumento considerável das vendas. A própria plataforma já possui estratégias de divulgação e ferramentas que aumentam os níveis de engajamento e visitas, o que faz com que o consumidor que esteja em uma página de outro vendedor, talvez caia na sua como sugestão de produto em comum, o que ajuda muito a aumentar as vendas!

Como criar um aplicativo de Marketplace para mim?


Se você já percebeu as vantagens do Marketplace e deseja gerir uma plataforma dessas, você pode criar um aplicativo de vendas online do zero. Vamos te dar algumas sugestões de como começar e criar seu negócio agora mesmo, confira!

Atualmente, é muito fácil e rápido criar um aplicativo na era mobile. Mesmo que você não tenha muito conhecimento técnico na área de programação, já estão disponíveis diversas ferramentas no mercado que ajudam você nesse sentido, por exemplo, algumas criam softwares em HTML5 que podem ser executados em vários sistemas operacionais, tais como Android, IOS, Windows Phone, Blackberry e até Java.

Defina o seu nicho


São os mais diversos segmentos possíveis que podemos imaginar existir de Marketplaces já disponíveis por aí, desde alimentos e bebidas até acessórios e maquiagens femininas, têm mercado para todos os gostos imagináveis! Então, mãos à obra e faça uma pesquisa para saber em qual deles você deseja se inserir antes de criar o seu aplicativo, pensando bem qual será o seu público-alvo também.

Descubra outros apps parecidos com a sua ideia


Se o seu intuito é entender mais a fundo sobre o que é Marketplace, pesquise outros apps dessa plataforma, veja como eles funcionam para que você se prepare melhor e descubra como fará para monetizar o seu e torná-lo relevante no mercado.

Defina qual será seu público-alvo


É importante recolher informações sobre as pessoas que irão consumir os produtos, dados como gênero, sexo, idade, preferências, profissão, rendimentos salariais, dentre outras coisas. Faça pesquisas e análises de mercado bem detalhadas.

Calcule quanto vai custar criar seu aplicativo de vendas online


É verdade que, mesmo um aplicativo de vendas online simples exige certos custos para ser criado.

Para se prevenir, é importante que você calcule exatamente quais custos terá no momento de colocar seu projeto no papel. Reúna o máximo de informações possíveis e procure ajuda especializada nesse sentido.