Automação de Marketing

Automação de Marketing: o que é e quais os seus benefícios

Os recursos de automação de marketing são indispensáveis para otimizar o processo do marketing digital. Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada de qualquer processo empresarial, e conquistar mais agilidade é fundamental para a evolução da empresa.

A automação tem funcionado como um facilitador para muitas áreas. Uma das mais comuns é a automação industrial empresas, que já está bem estabelecida no mercado.

O marketing digital é um formato que tem cada vez mais ganhado espaço por sua versatilidade, baixo custo e bom resultado. Entretanto, existe uma série de tarefas que são muito repetitivas, apesar de fundamentais para o andamento do trabalho.

Em empresas pequenas, uma equipe de marketing qualificada pode dar conta de todo o trabalho de marketing digital, mas quanto maior for a empresa e mais amplo for o acesso, torna-se necessário pensar em alternativas para a realização destas atividades.

Para não perder a corrida pela liderança de mercado, sua empresa deve pensar constantemente em métodos de aumentar a produtividade e o rendimento, colocando equipes qualificadas e aproveitando os avanços tecnológicos, como a automação.

O que já era comum em ambientes operacionais agora está se tornando mais inteligente e adaptável, e começa a abranger novas áreas e setores empresariais, criando soluções práticas e funcionais para uma série de atividades.

Para fazer cálculos de análise, como a avaliação de ativos da empresa, contar com ferramentas de automação é fundamental nos dias de hoje.

Quando se fala em marketing digital, uma das principais características que deve ser buscada é o tempo. O trabalho das equipes de marketing é conseguir acompanhar os leads da empresa durante toda a jornada de venda em um prazo que consideram ideal.

Para que isso seja concluído, é necessário ter muito controle sobre as ações que são utilizadas, desde a divulgação de produtos aos contatos com os clientes.

Entretanto, muitas vezes os clientes são diversos, e enviar uma publicação específica para várias pessoas pode ser um trabalho lento e cansativo. Pensando nisso, a automação de marketing surge como uma alternativa, que acelera processos e etapas importantes.

A ideia da automação é agilizar todo o caminho que o cliente faz, desde o interesse em um produto até o fechamento da compra. Por isso, é importante manter um controle apurado sobre todo o processo para agilizar ainda mais as ações.

A automação acaba permitindo que a equipe de marketing foque em outras tarefas que demandam mais criatividade e trabalho humano, conquistando resultados melhores em um tempo muito mais reduzido.

É importante ter em mente que marketing é feito com pessoas. A automação de processos não é a mesma coisa que a mecanização de processos.

Uma empresa de entregas rápidas pode se preocupar diretamente com o atendimento, deixando a cargo da automação boa parte de seu processo de marketing digital.

A automação de marketing facilita a parte do processo manual, mas sem perder o poder de personalização nos relacionamentos entre consumidor e marca.

Qual a função da automação de marketing?

Existem diversas atividades que a automação de marketing pode resolver para o dia a dia de uma equipe. Essas facilidades desempenham um papel importante no processo de marketing digital, e devem ser levados sempre em conta.

Essa complementação também permite uma maior liberdade para a equipe, que pode se focar em outros elementos mais complexos do processo de marketing.

Assim, até mesmo uma máquina de cartão de ponto pode migrar para um processo mais automatizado

Conhecer as ferramentas mais utilizadas na automação de marketing permite que você saiba exatamente quais funções pode facilitar no dia a dia de sua empresa, contando com o apoio de sua equipe aliado ao poder de processamento dessas máquinas automatizadas.

1 – Acompanhamento de leads

Sua empresa pode utilizar ferramentas de automação para fazer o acompanhamento de leads (potenciais clientes), para saber quais caminhos estes levaram dentro do seu site, como:

  • Visitas no blog;
  • Cadastro na página inicial;
  • Inscrição para testar produtos;
  • Download de conteúdos.

Estes locais costumam ser pontos importantes para cravar estratégias e marketing. Compreendendo e analisando as necessidades imediatas de um cliente, é possível estruturar o caminho que ele fará até de fato fechar uma compra em sua empresa.

Assim, uma empresa de motoboy terá muito mais condições de identificar os melhores clientes para abordar em períodos determinados.

Com o acompanhamento de potenciais clientes, a qualificação de seus leads terá muito mais assertividade, sem que seja preciso gastar um longo tempo identificando cada um dos elementos de um cliente em particular.

2 – Monitoramento de redes sociais

As redes sociais são um excelente local de captação. Isso porque a maioria das pessoas passa a maior parte de seu tempo na internet em alguma plataforma.

Entretanto, manter um cadastro em diversas redes sociais e criar conteúdo de qualidade pode acabar sendo muito mais complexo, exigindo que você perca muito tempo buscando as informações que precisa.

Nesse ponto, as ferramentas de automação conseguem uma série de facilidades, como programar publicações a serem postadas, monitorar o desempenho das ações de marketing realizadas e muitas outras ações.

Sua empresa de aluguel de stand promocional pode acabar recebendo muitos contatos pelas redes sociais, que podem ser filtrados por uma ferramenta de automação.

Isso permite que você possa se preocupar mais nas interações humanas dentro das redes sociais. Além de que é preciso se atentar para o tipo de público que você está tentando conquistar.

As redes sociais, normalmente, já tem um ar mais descontraído e informal, sendo excelentes opções para um contato mais próximo.

3 – Uso de e-mail marketing

O e-mail marketing é até hoje uma das fundações do marketing digital, mesmo com outros elementos tendo mais destaque hoje em dia. Isso porque mesmo as pessoas que não gostam ou não possuem redes sociais, têm pelo menos um e-mail.

Sabendo disso, a automação de marketing torna o processo de envio de e-mails muito mais fácil e qualificado para acertar o público certo. Você pode até mesmo programar o disparo de e-mails para um horário específico, uma vez que a funcionalidade estará ativa.

Para vender uma catraca acesso para clientes, é preciso saber quais são os mais interessados nesse tipo de produto e como abordá-los.

O histórico de e-mails que você enviou pode ser uma boa base para uma ferramenta de automação identificar sua necessidade.

A comunicação por e-mail é a mais direta possível, então, manter um controle sobre esse tipo de ação é fundamental. Isso porque você deve estar sempre a postos para responder qualquer dúvida que se apresente em um e-mail.

Entretanto, cuidado com a frequência e com a qualidade das publicações para não cair na caixa de spam, lixos eletrônicos que nenhuma pessoa se dá ao trabalho de acessar.

4 – Construir uma boa landing page

As landing pages são páginas criadas especificamente para coletar dados de clientes e transformá-los em leads, através de um formulário em que são colocadas todas as informações relevantes para conquistar esse usuário.

Uma landing page seria o equivalente virtual a um banner de loja em um ambiente físico.

Essas páginas costumam funcionar de forma automatizada, garantindo uma coleta eficiente de dados e separação de leads por outros pontos de interesse que o cliente apresentar.

Agilizando, assim, o trabalho da equipe de marketing que poderá trabalhar com esses dados de forma mais tranquila.

O que uma empresa ganha com a automação de marketing?

Ao mesmo tempo que a agilidade do processo de marketing digital aumenta muito, uma série de outros benefícios acaba sendo alcançado quando há uma experiência forte com a automação.

Uma das principais vantagens desse tipo de processo é a personalização da comunicação. Isso porque o próprio sistema identifica qual a melhor época e o melhor tipo de conteúdo que devem ser enviados aos leads.

Problemas humanos são comuns de acontecer no envio de e-mails ou outros formatos de comunicação, e a redução em erros acaba gerando resultados positivos.

Um desses resultados é o aumento de conversão no funil de vendas. Isso porque quanto mais pessoas receberem as ações de forma correta, maiores serão as chances deste cliente continuar o engajamento, até de fato consumir o produto.

Esse processo reduz o ciclo de vendas, tornando-o muito mais rápido e direto. O lead que recebe a influência da automação de marketing conseguirá passar por toda a jornada de compra de forma natural, conseguindo compreender as necessidades de cada etapa.

Assim, sua equipe poderá receber os melhores resultados e remanejar a força de trabalho para áreas importantes, aumentando a produtividade da empresa.

Quanto mais a equipe estiver trabalhando de acordo com a automação de marketing, melhores serão os resultados e menos erros acontecerão ao longo do processo. Com todas essas movimentações, é comum que o retorno sobre o investimento (ROI) suba.

O cálculo para compreender o retorno de investimento pode ser automatizado também, facilitando a análise de ações para informar se as decisões tomadas no início do planejamento foram assertivas.

Considerações finais

Trabalhar o modelo de automação de marketing possui uma série de vantagens que podem ser exploradas por uma empresa de qualquer porte.

Por isso, é ideal pensar em estratégias que utilizam essa nova ferramenta, garantindo maior segurança e tranquilidade para que sua equipe possa desenvolver um bom trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.