Cashback: o que é o programa de ‘dinheiro de volta’?

Entenda o que é cashback, como este sistema funciona e quais são as vantagens do programa.

Você já ouviu falar em cashback? Tem dúvidas sobre a segurança desta modalidade? Desconfia se isso vale realmente a pena? Para quem está procurando uma maneira de ganhar dinheiro ou simplesmente economizar nas compras, esta prática é uma excelente estratégia.

Cashback

Cashback é uma palavra originária do inglês e que pode ser traduzida livremente como “dinheiro de volta”. Trata-se de um sistema por meio do qual o usuário faz uma compra e recebe de volta parte do dinheiro pago na negociação.

Origem do cashback


O cashback é uma espécie de programa de recompensas, criado nos Estados Unidos com o objetivo de movimentar o mercado, trazer maior visibilidade para as empresas, incentivar o consumo, aumentar as vendas e a base de clientes, além de contribuir com o processo de fidelização.

Embora esse recurso favoreça a fidelização dos clientes, é necessário ter em mente que ele não é uma estratégia para fidelizar, mas, sim, uma ação de recompensa que pode contribuir para aproximar consumidores e empresas, trazendo benefícios para ambos.

Funcionamento na prática


A melhor forma de compreender o conceito de cashback é entendendo como ele funciona na prática. De forma objetiva, ele pode ser comparado com os programas de pontos, comumente oferecidos em empresas de cartão de crédito e lojas do varejo, em que existe a figura de um intermediador entre o estabelecimento e o consumidor.

Para o consumidor, o processo é muito simples: basta se inscrever em um programa oferecido por empresas de cashback e seguir as regras estabelecidas para fazer as compras nas lojas, que podem ser virtuais ou físicas — isso vai depender do programa de cashback escolhido.

Ao realizar a compra por intermédio do programa de cashback, o consumidor tem direito à devolução de uma parte do dinheiro gasto. Aqui, é importante destacar que algumas empresas oferecem dinheiro, enquanto outras dispõem créditos que podem ser reutilizados em compras futuras.

Nos casos em que o consumidor pode receber a devolução em dinheiro, geralmente, o valor é depositado em conta após alcançar uma quantia mínima, que também varia de acordo com o programa de cashback escolhido. É importante ter em mente que os programas têm a mesma essência, mas as regras podem mudar, portanto, é fundamental ler os termos antes da adesão.

Dessa forma, antes de escolher um programa de cashback e a plataforma por meio da qual você fará as compras, é essencial fazer uma boa pesquisa, buscar referências e analisar a opinião de consumidores que utilizam o sistema em suas compras.
 

Benefícios do cashback


Todas as partes envolvidas no programa de cashback se beneficiam. De forma direta, o consumidor acaba economizando dinheiro ao utilizar esse tipo de sistema. Essa é a principal vantagem, sendo uma característica que faz com que várias pessoas utilizem esse tipo de solução nos dias de hoje.

Para as empresas, os benefícios são muitos: aumento da visibilidade, posicionamento no mercado, crescimento das vendas e da base de clientes, além do incentivo ao consumo, por exemplo.

O próprio cadastro que o cliente realiza para participar do cashback é considerado uma vantagem, já que, a partir dele, a empresa tem acesso a dados do consumidor que podem ser utilizados de forma estratégica em ações de marketing e vendas.

A própria economia acaba se beneficiando também, já que o cashback é um incentivo para que as pessoas consumam, e isso movimenta o mercado, contribuindo para o cenário econômico do país.

Conhecer e saber como economizar nas compras pode fazer toda diferença no orçamento do consumidor. Não é por acaso que o cashback cresceu de forma tão rápida e vem sendo cada vez mais utilizado tanto por empresas quanto por pessoas de todo mundo, inclusive no Brasil.