6 dicas de marketing digital médico

Os mecanismos de busca online são as principais ferramentas utilizadas quando uma pessoa está atrás de informações a respeito de doenças, tratamentos ou especialistas da área médica. Nesse sentido, clínicas e profissionais que investem em marketing digital médico estão à frente da concorrência.

Marketing digital médico

A adoção de técnicas de marketing digital médico permite que os profissionais da Medicina estreitem a comunicação com os internautas, atraindo novos pacientes e fidelizando este público. Isso acontece porque é aberto um canal ativo de comunicação, que permite a construção de um relacionamento duradouro entre médico e paciente. 

Entenda o que é o marketing digital médico


O marketing digital compreende um conjunto de estratégias que são aplicadas com o intuito de promover uma determinada marca no ambiente digital. Quando utilizado no segmento médico, este é um importante aliado para profissionais que desejam fortalecer seu nome ou sua clínica, divulgando seus serviços e se posicionando como especialista.

Isso pode ser feito a partir de diferentes estratégias de SEO, Mídias Digitais, Mídias Sociais e Inbound Marketing. Para que elas tragam o resultado esperado, porém, é necessário que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira responsável e adequada. Confira algumas dicas essenciais a seguir.

Dicas essenciais para quem quer investir em Marketing Médico


Uma das principais diferenças entre o marketing médico e os demais segmentos profissionais está no fato de que a saúde das pessoas é um assunto de extrema importância. Como tal, é fundamental que o conteúdo criado para divulgação profissional seja sempre extremamente responsável e pautado na ética da profissão.

Além disso, é importante que o marketing médico leve em consideração os interesses e angústias do paciente, respondendo a seus principais questionamentos de maneira eficaz. Isso garante que o médico se posicione de maneira profissional e séria, destacando-se por seu trabalho e especialização.

Confira 6 dicas essenciais de como aplicar o marketing digital médico com eficiência:

Tenha um site profissional


Seu site é uma das principais ferramentas do marketing online para médicos, e todas as estratégias são voltadas para fazer com que o paciente entre em contato a partir do site. Por isso, é fundamental que a página seja informativa, atrativa e intuitiva, permitindo que o internauta entenda facilmente o que é oferecido e como agendar uma consulta.

Invista em conteúdo de qualidade


Oferecer um conteúdo de qualidade é fundamental para ser visto como referência e autoridade na área. Mais do que aparecer nos resultados de busca, é essencial que o site responda às questões levantadas pelo paciente. 

Esteja presente nas redes sociais


A interação com os internautas é fundamental para a construção de um relacionamento. Por isso, uma boa estratégia de marketing digital médico inclui a presença nas principais mídias sociais. 

Respeite as regras do CFM


O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras bem definidas a respeito do marketing praticado no segmento, sendo necessário respeitá-las para não sofrer com multas e suspensões. Algumas das principais proibições em relação ao marketing digital médico incluem:

  • Postar “selfies” com pacientes;
  • Divulgar preços de procedimentos ou modalidades de pagamento;
  • Apresentar descontos e promoções;
  • Se posicionar como “o melhor”, “o mais capacitado” ou prometer “resultados garantidos”;
  • Divulgar tratamentos sem eficácia comprovada cientificamente. 

Tenha uma presença digital realista


Seu site deve ser condizente com a realidade de sua clínica, jamais prometendo atendimentos ou serviços que não são oferecidos ou passando uma imagem irreal a respeito do trabalho realizado. O ideal é que o site seja a extensão do consultório.

Profissionalize o marketing digital


A melhor maneira de garantir a aplicação das melhores estratégias de marketing digital médico, de maneira eficiente e responsável, é por meio da profissionalização deste trabalho. Por isso, a dica final é investir no trabalho de uma agência de marketing digital especializada no segmento.