Todos os conteúdos produzidos para o funil buscam atrair clientes, mas é quando o lead se encontra no fundo dele que todos os esforços se voltam para a concretização da venda.
Para conquistar um lead e amadurecê-lo, são usadas as estratégias de inbound marketing, isto é, o marketing de atração, pois cada conteúdo é criado para atender à determinada etapa de compra.
Essas estratégias se baseiam na criação de conteúdos que levam conhecimento ao lead, de acordo com seu nível de maturidade.
Quando uma empresa produz materiais para o fundo do funil, ela precisa garantir o sucesso de suas estratégias de marketing, e é aqui que as dúvidas começam aparecer.
Que tipo de conteúdo produzir para a última etapa do funil de vendas? É importante pensar bem nisso, uma vez que o objetivo é fazer a conversão efetuando a venda.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o fundo de funil, sua importância, dar dicas sobre conteúdos que podem ser produzidos e quais são os benefícios dessa última etapa. Confira!
Fundo de funil é a última etapa da do funil de vendas, onde o lead se torna cliente ao concretizar a compra de um produto ou serviço oferecido pela marca.
Cada fase do funil de vendas leva um tempo diferente, e isso depende do nível de maturidade do lead.
Por exemplo, o potencial cliente de uma empresa que faça sala planejada apartamento pode levar meses na primeira etapa, menos tempo na segunda e ser facilmente convertido na terceira.
Outro lead pode passar apenas alguns dias na primeira fase, meses na segunda e demorar um pouco mais na última. Só que, na maioria das vezes, os consumidores passam menos tempo no fundo do funil.
Isso acontece porque eles chegam a esse momento com bastante conhecimento e com sua opinião formada. Ou seja, ele já sabe qual é o seu problema e como pode solucioná-lo.
Seu momento agora é comparar as soluções e avaliar as propostas de cada empresa com quem manteve contato.
Então, podemos dizer que os conteúdos que uma marca produz para essa etapa são apenas uma forma de incentivar a tomada de decisão.
A última fase da jornada de compra é o mais importante, considerando que é o momento que a empresa tem para convencer o lead de que sua marca é a melhor escolha e por quais motivos. Só que para fazer isso, a empresa precisa investir nos conteúdos certos.
Antes de irmos às dicas, vamos conversar um pouco sobre alguns pontos importantes, e eles estão diretamente relacionados à diversas dúvidas que os potenciais clientes ainda têm na última etapa da jornada de compra.
O principal objetivo do fundo de funil é reforçar a autoridade da empresa, como uma que faz limpeza de fachada predial. Ele é essencial para que se consiga conquistar de vez a confiança do lead e fechar a venda.
Portanto, para mostrar sua autoridade, é preciso que seu negócio invista em algumas ideias, como:
Os conteúdos em vídeo são um ótimo formato para fazer isso, visto que transmitem mais credibilidade porque o cliente pode enxergar, na prática, como é a solução.
É uma maneira de fazê-lo se sentir mais próximo dos produtos ou serviços que a companhia vende, o que aumenta as chances de compra.
Por outro lado, existem outros formatos que são capazes de chegar ao mesmo objetivo e que podem ser usados por qualquer tipo de negócio, como uma fabricante de sistema de exaustão. São eles:
Um e-book para fundo de funil é mais voltado aos detalhes dos produtos e serviços e quais benefícios eles podem trazer.
Contudo, para criar esse material é importante conhecer bem a sua persona e qual assunto vai chamar a sua atenção para que ajude na tomada de decisão. Dessa forma, é possível abordar pautas que sejam realmente relevantes para ele.
O webinário (ou webinar, em inglês) é uma espécie de palestra online que cria autoridade e aproxima a marca do consumidor. Além disso, eles podem interagir, fazendo perguntas, o que ajuda a marca a medir seu nível de maturidade.
Sabendo o nível de conhecimento deles, seu negócio consegue enumerar quantos realmente estão prontos para a abordagem de vendas.
Um bom webinar depende de um roteiro bem elaborado, para que toda a credibilidade da marca seja destacada. O melhor de tudo é que você pode contar com algumas ferramentas gratuitas para elaborá-lo, como o Google Hangouts.
O catálogo é uma lista que contém todos os produtos vendidos, de maneira organizada e com algumas informações adicionais, como preço, código, imagens, etc.
Muitas empresas têm esse material e basta disponibilizá-lo para os leads que estão no fundo do funil. Um bom canal para divulgá-lo é criar uma landing page.
Uma avaliação gratuita é uma excelente maneira de mostrar que sua empresa domina o que faz. Para os dois lados esse tipo de conteúdo é vantajoso, uma vez que o futuro cliente pode vislumbrar suas soluções.
Não é um trabalho difícil e ainda pode ser implementado na rotina da equipe de vendas. Trata-se de um investimento em leads extremamente qualificados, que estão próximos da conversão, então, ajude-os com uma avaliação gratuita.
Já a demonstração é uma das estratégias mais efetivas, onde o cliente em potencial pode ter um contato próximo com a solução.
Uma empresa de iluminação para evento, por exemplo, faz com que ele se sinta como se já tivesse contratado o serviço, além de poder testar e tirar todas as suas dúvidas.
É dessa forma que o lead terá certeza de que sua solução resolve o problema dele, o que facilita e naturaliza o momento da compra.
Cupons de oferta, frete gratuito e promoções são estratégias brilhantes para o funil de vendas. Elas geram interesse imediato no lead de adquirir um produto ou serviço, principalmente quando ele já está maduro para a venda.
São facilidades que fazem com que as pessoas comprem envelope personalizado para imprimir ou qualquer outro produto ou serviço que precisam, mas estão na dúvida de com qual empresa fechar o negócio.
Isso porque elas terão acesso a condições especiais e atraentes, que ainda garantem uma experiência positiva.
Investir no funil de vendas é essencial para que seu negócio conquiste clientes mais satisfeitos e conscientes de sua compra.
Os consumidores modernos não agem por impulso; eles gostam de ter todas as suas dúvidas esclarecidas para ter certeza de que sua nova aquisição vai beneficiá-lo de alguma forma e resolver seus problemas.
Durante todas as etapas do funil de vendas, uma empresa de automação hidráulica industrial realiza um trabalho de educação que mantém o interesse de seus leads, até que eles estejam prontos para a venda.
Este é o momento em que os potenciais clientes chegam no fundo de funil, e trabalhá-lo só vai facilitar a rotina de sua equipe de vendas, além de garantir a melhor experiência para os clientes.
Essa fase também é vantajosa porque a marca consegue expor a sua autoridade de mercado e conquistar a credibilidade dos potenciais clientes.
Se uma loja de anel de diamante noivado tem credibilidade, então ela se torna confiável aos olhos de seus leads. Mesmo que eles encontrem o mesmo produto ou serviço em outra marca, vão optar pela loja que trabalhou bem o fundo do funil.
O potencial cliente vai escolher aquela empresa que conseguiu provar por quê ela é a melhor opção dentre tantas outras que ele teve contato.
O fundo de funil ajuda a aprimorar o trabalho da equipe de vendas e a encontrar as melhores estratégias de abordagem, de acordo com o perfil da sua persona.
Também é a oportunidade que uma escola de aula inglês infantil tem para produzir materiais de altíssima qualidade e que vão ajudar a atrair potenciais clientes e, consequentemente, aumentar seus lucros.
Trabalhar bem os conteúdos direcionados ao fundo do funil é essencial para fazer boas vendas e em grande quantidade. Mas é necessário que a empresa seja específica, uma vez que está lidando com leads extremamente qualificados.
Levá-los adiante é sempre a principal meta, então, depois de nutridos e educados, só resta dar aquele empurrãozinho em sua decisão de compra.
Os diversos formatos de conteúdos que você pode investir podem ser usados estrategicamente, de acordo com as características de sua persona, o que aumenta ainda mais as chances de conversão.
Com as dicas que você leu aqui, certamente vai elaborar uma boa estratégia para o seu funil de vendas e transformar seus leads em clientes fiéis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Para conquistar um lead e amadurecê-lo, são usadas as estratégias de inbound marketing, isto é, o marketing de atração, pois cada conteúdo é criado para atender à determinada etapa de compra.
Essas estratégias se baseiam na criação de conteúdos que levam conhecimento ao lead, de acordo com seu nível de maturidade.
Quando uma empresa produz materiais para o fundo do funil, ela precisa garantir o sucesso de suas estratégias de marketing, e é aqui que as dúvidas começam aparecer.
Que tipo de conteúdo produzir para a última etapa do funil de vendas? É importante pensar bem nisso, uma vez que o objetivo é fazer a conversão efetuando a venda.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o fundo de funil, sua importância, dar dicas sobre conteúdos que podem ser produzidos e quais são os benefícios dessa última etapa. Confira!
O que é fundo de funil?
Fundo de funil é a última etapa da do funil de vendas, onde o lead se torna cliente ao concretizar a compra de um produto ou serviço oferecido pela marca.
Cada fase do funil de vendas leva um tempo diferente, e isso depende do nível de maturidade do lead.
Por exemplo, o potencial cliente de uma empresa que faça sala planejada apartamento pode levar meses na primeira etapa, menos tempo na segunda e ser facilmente convertido na terceira.
Outro lead pode passar apenas alguns dias na primeira fase, meses na segunda e demorar um pouco mais na última. Só que, na maioria das vezes, os consumidores passam menos tempo no fundo do funil.
Isso acontece porque eles chegam a esse momento com bastante conhecimento e com sua opinião formada. Ou seja, ele já sabe qual é o seu problema e como pode solucioná-lo.
Seu momento agora é comparar as soluções e avaliar as propostas de cada empresa com quem manteve contato.
Então, podemos dizer que os conteúdos que uma marca produz para essa etapa são apenas uma forma de incentivar a tomada de decisão.
A última fase da jornada de compra é o mais importante, considerando que é o momento que a empresa tem para convencer o lead de que sua marca é a melhor escolha e por quais motivos. Só que para fazer isso, a empresa precisa investir nos conteúdos certos.
Conteúdos ideais para fundo de funil
Antes de irmos às dicas, vamos conversar um pouco sobre alguns pontos importantes, e eles estão diretamente relacionados à diversas dúvidas que os potenciais clientes ainda têm na última etapa da jornada de compra.
O principal objetivo do fundo de funil é reforçar a autoridade da empresa, como uma que faz limpeza de fachada predial. Ele é essencial para que se consiga conquistar de vez a confiança do lead e fechar a venda.
Portanto, para mostrar sua autoridade, é preciso que seu negócio invista em algumas ideias, como:
- Mostrar as vantagens da empresa;
- Como é seu funcionamento;
- Fazer demonstrações;
- Apresentar cases de sucesso.
Os conteúdos em vídeo são um ótimo formato para fazer isso, visto que transmitem mais credibilidade porque o cliente pode enxergar, na prática, como é a solução.
É uma maneira de fazê-lo se sentir mais próximo dos produtos ou serviços que a companhia vende, o que aumenta as chances de compra.
Por outro lado, existem outros formatos que são capazes de chegar ao mesmo objetivo e que podem ser usados por qualquer tipo de negócio, como uma fabricante de sistema de exaustão. São eles:
1 - E-books
Um e-book para fundo de funil é mais voltado aos detalhes dos produtos e serviços e quais benefícios eles podem trazer.
Contudo, para criar esse material é importante conhecer bem a sua persona e qual assunto vai chamar a sua atenção para que ajude na tomada de decisão. Dessa forma, é possível abordar pautas que sejam realmente relevantes para ele.
2 - Webinários
O webinário (ou webinar, em inglês) é uma espécie de palestra online que cria autoridade e aproxima a marca do consumidor. Além disso, eles podem interagir, fazendo perguntas, o que ajuda a marca a medir seu nível de maturidade.
Sabendo o nível de conhecimento deles, seu negócio consegue enumerar quantos realmente estão prontos para a abordagem de vendas.
Um bom webinar depende de um roteiro bem elaborado, para que toda a credibilidade da marca seja destacada. O melhor de tudo é que você pode contar com algumas ferramentas gratuitas para elaborá-lo, como o Google Hangouts.
3 - Catálogo de produtos
O catálogo é uma lista que contém todos os produtos vendidos, de maneira organizada e com algumas informações adicionais, como preço, código, imagens, etc.
Muitas empresas têm esse material e basta disponibilizá-lo para os leads que estão no fundo do funil. Um bom canal para divulgá-lo é criar uma landing page.
4 - Avaliações gratuitas e demonstrações
Uma avaliação gratuita é uma excelente maneira de mostrar que sua empresa domina o que faz. Para os dois lados esse tipo de conteúdo é vantajoso, uma vez que o futuro cliente pode vislumbrar suas soluções.
Não é um trabalho difícil e ainda pode ser implementado na rotina da equipe de vendas. Trata-se de um investimento em leads extremamente qualificados, que estão próximos da conversão, então, ajude-os com uma avaliação gratuita.
Já a demonstração é uma das estratégias mais efetivas, onde o cliente em potencial pode ter um contato próximo com a solução.
Uma empresa de iluminação para evento, por exemplo, faz com que ele se sinta como se já tivesse contratado o serviço, além de poder testar e tirar todas as suas dúvidas.
É dessa forma que o lead terá certeza de que sua solução resolve o problema dele, o que facilita e naturaliza o momento da compra.
5 - Outras facilidades
Cupons de oferta, frete gratuito e promoções são estratégias brilhantes para o funil de vendas. Elas geram interesse imediato no lead de adquirir um produto ou serviço, principalmente quando ele já está maduro para a venda.
São facilidades que fazem com que as pessoas comprem envelope personalizado para imprimir ou qualquer outro produto ou serviço que precisam, mas estão na dúvida de com qual empresa fechar o negócio.
Isso porque elas terão acesso a condições especiais e atraentes, que ainda garantem uma experiência positiva.
Vantagens e resultados da produção de conteúdos
Investir no funil de vendas é essencial para que seu negócio conquiste clientes mais satisfeitos e conscientes de sua compra.
Os consumidores modernos não agem por impulso; eles gostam de ter todas as suas dúvidas esclarecidas para ter certeza de que sua nova aquisição vai beneficiá-lo de alguma forma e resolver seus problemas.
Durante todas as etapas do funil de vendas, uma empresa de automação hidráulica industrial realiza um trabalho de educação que mantém o interesse de seus leads, até que eles estejam prontos para a venda.
Este é o momento em que os potenciais clientes chegam no fundo de funil, e trabalhá-lo só vai facilitar a rotina de sua equipe de vendas, além de garantir a melhor experiência para os clientes.
Essa fase também é vantajosa porque a marca consegue expor a sua autoridade de mercado e conquistar a credibilidade dos potenciais clientes.
Se uma loja de anel de diamante noivado tem credibilidade, então ela se torna confiável aos olhos de seus leads. Mesmo que eles encontrem o mesmo produto ou serviço em outra marca, vão optar pela loja que trabalhou bem o fundo do funil.
O potencial cliente vai escolher aquela empresa que conseguiu provar por quê ela é a melhor opção dentre tantas outras que ele teve contato.
O fundo de funil ajuda a aprimorar o trabalho da equipe de vendas e a encontrar as melhores estratégias de abordagem, de acordo com o perfil da sua persona.
Também é a oportunidade que uma escola de aula inglês infantil tem para produzir materiais de altíssima qualidade e que vão ajudar a atrair potenciais clientes e, consequentemente, aumentar seus lucros.
Conclusão
Trabalhar bem os conteúdos direcionados ao fundo do funil é essencial para fazer boas vendas e em grande quantidade. Mas é necessário que a empresa seja específica, uma vez que está lidando com leads extremamente qualificados.
Levá-los adiante é sempre a principal meta, então, depois de nutridos e educados, só resta dar aquele empurrãozinho em sua decisão de compra.
Os diversos formatos de conteúdos que você pode investir podem ser usados estrategicamente, de acordo com as características de sua persona, o que aumenta ainda mais as chances de conversão.
Com as dicas que você leu aqui, certamente vai elaborar uma boa estratégia para o seu funil de vendas e transformar seus leads em clientes fiéis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.