Guarda-roupa masculino essencial: veja as peças que você tem que ter

Descubra como montar um guarda roupas versátil e moderno que atenda todas as suas necessidades

Foi-se o tempo em que moda era um assunto exclusivamente feminino. Cada vez mais o público e a indústria da moda entendem a importância de homens se vestirem adequadamente em cada ocasião, bem como de se expressarem por meio da escolhas de suas roupas.

Guarda-roupa masculino essencial

O fato é que a moda masculina sempre esteve presente em nosso cotidiano – o que vem mudando nos últimos anos é o alcance da discussão e a quebra de alguns tabus, o que é positivo para todos. O desejo por uma calça diferente e a opção por camisetas estilosas, por exemplo, só afirmam uma personalidade decidida. Confira indicações de peças essenciais para o guarda-roupa masculino.

Camiseta branca


Uma camiseta na cor branca, sem estampa, e feita de algodão é uma verdadeira peça-chave e não pode faltar no armário. É possível, inclusive, que você já tenha uma. Nossa sugestão é que você invista nela como uma peça de moda, não deixando apenas como uma opção para usar em casa ou ir ao mercado.

Se em um determinado look a intenção é dar destaque à calça, à bermuda ou ao calçado que estiver usando, a camiseta branca é uma ótima opção. A peça também é escolha certa para a maioria das sobreposições.

Bermudas


Cargo, jeans, de tactel: existem diversos modelos de bermudas, confeccionadas nos mais diferentes tecidos, e elas não podem ficar de fora do seu guarda-roupas. Junto da camiseta branca e de outras t-shirts básicas, elas compõem a base do vestuário masculino.

Calça jeans


Item que nunca sai de moda, a calça jeans está em alta desde a sua popularização. Desenhada inicialmente como uniforme de trabalho, ela se tornou uma peça essencial e serve para diversas situações. Na hora de compor seu guarda roupa, inclua ao menos um modelo básico, sem lavagem, e outro com uma aplicação diferente que te agrade.

Calça caqui


Saindo um pouco dos itens mais básicos, a calça caqui transita entre o formal e o informal, compondo bons visuais nas mais diversas situações. Por ser um item menos óbvio do que a calça jeans em situações casuais e do que a calça de alfaiataria em contextos formais, ela vai te salvar sempre que quiser se distanciar de looks comuns.

Casaco de moletom


Para o dia a dia, para a academia e eventos sociais informais, os casacos de moletom são peças-chave para te proteger em dias mais frios. Super estilosos, eles são encontrados em diferentes modelos: com capuz, com zíper, lisos, estampados e diversas outras opções. A dica é escolher aquele que mais agrade sua personalidade.

Casaco de lã


Para os momentos ou regiões em que o frio é mais intenso, o casaco de lã deve entrar em cena. Além de oferecer ótimo conforto térmico, a pela tem um aspecto um pouco mais formal que compõe bem o visual em situações como jantares e encontros sociais.

Camisa de botão lisa de mangas compridas


Se você trabalha em escritório ou qualquer ambiente corporativo, a camisa de botão lisa com mangas compridas já faz parte da sua rotina. Para aqueles que não precisam usar o item no dia a dia, ele entra no guarda-roupas como uma peça para ocasiões sociais diversas.

Em bares e restaurantes informais, por exemplo, a manga dobrada e a abertura de até dois botões superiores ajudam a compor um look que combina seriedade e descontração na medida certa.

Terno e gravata


Você já deve ter ouvido alguém dizer que todo homem deve ter pelo menos um terno e uma gravata à disposição. A regra popular não falha. Assim como a camisa de botão com manga comprida, a composição de terno e gravata já faz parte da vida de alguns homens por motivos profissionais.

Aqueles que não precisam utilizá-lo no trabalho, entretanto, devem escolher um modelo versátil para ocasiões como casamentos, batizados e formaturas. Caso você opte por ter apenas um conjunto, o ideal é apostar em modelos clássicos com cores neutras. Para fugir do óbvio, vale apostar no azul marinho e no padrão risca de giz.

Sapato social e tênis


Há homens que preferem ter muitos calçados e aqueles que aplicam para a sua vida a máxima de que menos é mais. Seja qual for o seu estilo, a regra de que se deva ter ao menos um sapato social e um tênis vale para todos.

Acessórios


Ao contrário do que muitos pensam, existem uma infinidade de acessórios masculinos e seu uso varia de acordo com o gosto de cada um. De qualquer forma, alguns acessórios são essenciais e é deles que vamos falar para encerrar nossa lista.

Mochila e carteira, especialmente, não podem faltar no cotidiano de qualquer homem, pois são funcionais e facilitam o dia a dia. Pasta, relógio, cintos, anéis, pulseiras, correntes e brincos ficam na categoria de opcionais.