iPhone 11 ou 12

iPhone 11 ou 12: qual escolher?

Veja um comparativo entre as especificações de cada modelo dos aparelhos da Apple.

É comum que, ao acontecer o lançamento de um novo iPhone, os fãs da Apple se encontrem em um velho dilema: é vantajoso trocar de smartphone e adquirir o novo modelo ou ainda dá para aproveitar uma versão mais antiga sem abrir mão de muitas vantagens?

Os modelos de iPhone mais recentes, lançados no Brasil em novembro de 2020, agora são o centro dessa discussão. Se você está em dúvida sobre qual deles escolher, não se preocupe: no texto abaixo, você vai conhecer as características técnicas de cada um para que possa fazer a sua escolha.

Conjunto de câmeras

As câmeras sempre foram um dos diferenciais dos smartphones da empresa. No entanto, aqui não há diferença entre os aparelhos: os dois modelos têm a mesma configuração de câmera tripla na parte traseira, de 12 MP, e uma frontal, também de 12 MP.

Contudo, o iPhone 12 conta com versões novas dos sensores ultrawide com HDR aprimorado e selfie com modo noturno. Além disso, ele também conta com a funcionalidade Deep Fusion em todas as lentes. Portanto, quem gosta de fotos e vídeos com qualidade um pouco superior, ficará satisfeito com as novidades.

Armazenamento

Outras características que continuam iguais nos dois modelos é são o armazenamento e a memória interna. Ambos contam com opções de 64, 128 ou 256 GB de memória interna.

Já quanto à memória RAM, as informações oficiais do iPhone 12 não foram divulgadas. No entanto, sites especializados apontam que ele tem os mesmos 4 GB que o iPhone 11, sendo mais um ponto em comum.

Tamanho de tela

As versões mais básicas dos dois modelos são similares e contam com uma tela de 6,1”. A diferença de tamanho acontece na versão Pro Max, com ligeira vantagem em relação ao iPhone 12: 6,7” contra 6,5” do aparelho mais antigo.

O iPhone 12 ainda conta com uma tela de OLED reforçada por partículas de nanocerâmica. Isso é uma característica importante para quem procura maior durabilidade.

Processador

O iPhone 12 contém um chip de desempenho mais rápido em relação aos modelos antigos. O modelo 11 do aparelho da Apple conta com A13 Bionic, enquanto o mais recente apresenta o processador A14 Bionic.

A nova versão também é otimizada e aceita melhor as futuras versões do sistema operacional iOS. O iPhone 12 também tem suporte para a tecnologia 5G, apesar de ela ainda não estar disponível no território brasileiro.

Bateria

Oficialmente, a Apple não divulga a capacidade de bateria de seus produtos. No entanto, uma comparação pode ser feita com base nos dados que sites especializados conseguem ao testar os dispositivos.

Segundo eles, o iPhone 12 dura mais de 17 horas se estiver executando mídia no modo avião. Nas mesmas condições, o iPhone 11 durou 14 horas, indicando que a versão mais recente é capaz de ter um funcionamento prolongado.

Preço

Claro que o valor de cada um dos aparelhos é outro fator que impacta na escolha final. O modelo convencional do iPhone 12 chegou ao país custando cerca de R$ 7 mil. Já a versão convencional do iPhone 11 está mais conta: R$ 4 mil.

A diferença de preços se deve não apenas a atualizações e recursos inéditos no modelo novo, mas também pelo fato de comportar a tecnologia 5G, o que colabora consideravelmente para seu aumento de valor.

Conclusão

De uma forma geral, o iPhone 12 é mais indicado para quem procura um smartphone top de linha com as últimas novidades do mercado. Já equipado com a tecnologia 5G e com boa durabilidade, ele tem tudo para ser uma escolha duradoura e que pode ser usada por longos anos.

No entanto, quem não necessita de ter algo tão moderno consegue ter todas as suas necessidades supridas com o iPhone 11. Ele ainda é uma opção superior a diversos outros aparelhos do mercado e tem um preço mais acessível, contribuindo para uma boa relação custo-benefício.