Top para academia

Top para academia: como escolher o seu

Saiba como escolher o melhor modelo de top para malhar na academia conforme o tamanho dos seios.

Muitas mulheres praticam atividades físicas com o top errado. Uma pesquisa feita por especialistas em atividade física nos Estados Unidos apontou que o maior erro das mulheres é escolher roupas esportivas apertadas e com pouca sustentação para os seios.

Como escolher o melhor top para academia?

Primeiramente, é preciso deixar claro que compressão e sustentação são coisas distintas. Isso porque é exatamente nesse sentido que ocorre um dos maiores erros no momento da compra.

Alguns estudos apontam que a dor que algumas mulheres sentem nos seios durante a prática esportiva equivale à intensidade do exercício:

  • Intensidade leve: ioga, caminhada ou pilates;
  • Intensidade média: tênis e bicicleta;
  • Intensidade alta: corrida e basquete (devido às grandes chances de encontrões).

A função do top é proporcionar sustentação aos seios — o que é totalmente diferente de espremê-los. Essa sustentação é ligada por três itens: a faixa peitoral, as alças e o bojo.

Portanto, o ideal é se informar sobre o tipo de sustentação que o modelo que você pretende comprar oferece, se é leve, médio ou alto.

De acordo com a médica do esporte e da seleção brasileira de natação, Karina Hatano, “os seios precisam ficar firmes e muito bem sustentados, mas confortáveis dentro do bustiê”. E, ainda segundo a especialista, os tops em que as alças fazem um “X” nas costas são os que mais oferecem sustentação aos seios.

Como escolher o top na medida certa?

As medidas americanas consideram o tamanho do seio (bojo) e o tamanho do tórax (faixa peitoral), porém aqui no Brasil é difícil encontrar um top com esse tipo de medida. Sendo assim, o que resta é apostar na própria percepção: o top não pode ser apertado a ponto de espremer os seios, nem muito largo.

Veja, a seguir, algumas dicas específicas para escolher o top do tamanho correto para a academia.

Faixa peitoral

A faixa peitoral não pode estar muito apertada a ponto de marcar a pele. “O atrito intenso impede que o calor se dissipe da região, podendo machucar a pele, especialmente nos pontos de costura e pelo tecido molhado em contato com o suor”, alerta a médica do esporte, Karina Hatano.

Alças

Em relação às alças, elas devem estar confortáveis sobre os ombros e não podem ser muito finas, para não machucar. Se você precisar apertá-las até o fim, significa que provavelmente o top está grande demais.

Bojo

Se os seios escapam pelos lados do top, significa que ele é pequeno para você. Caso o bojo enrugue, ele está grande demais.

Tipos de tops para academia

Há três tipos de tops para academia. Abaixo, conheça cada um deles.

Nadador

O top estilo nadador é muito conhecido pelas praticantes de atividades físicas. Ele traz uma leve compressão e mais firmeza para evitar o deslocamento dos seios e evita dores e flacidez — que podem ser causadas pelo impacto proporcionado pelos exercícios físicos.

Esse estilo de top é perfeito para aulas de jump, corridas ou qualquer outro tipo de modalidade de impacto.

Costas inteiras

Esse modelo de top também proporciona uma boa sustentação e mantém os seios sem muita movimentação. Além disso, com ele você se sente mais confortável para realizar os diferentes movimentos que a atividade pode exigir.

Ele é uma excelente opção para quem tem seios grandes, porém também pode ser usado por mulheres que praticam outras atividades físicas, como crossfit, por exemplo.

Com tiras finas

Os tops com tiras finas possuem um charme especial. Eles podem ser usados de forma aparente e podem ter duas ou mais alças. No entanto, por proporcionarem uma sustentação menor, são mais indicados para aulas de ioga, pilates e musculação.