Quais os benefícios para a saúde trazidos pelas verduras verde-escuras?

Saiba quais são as vantagens de incluir estes alimentos sua na dieta

benefícios para a saúde trazidos pelas verduras verde-escuras

Não é novidade para ninguém que as verduras são alimentos bastante ricos em nutrientes, sendo indispensáveis no prato de quem deseja ter uma alimentação saudável. Isso porque a quantidade de fibras, minerais e vitaminas presentes nesses vegetais são importantes para qualquer dieta.

Quando falamos especificamente das verduras verde-escuras, isso é ainda mais verdadeiro, pois, além de serem ricas em todos esses nutrientes, trazem também diversos benefícios para a saúde. Outro ponto positivo é que você pode comprá-las sem sair de casa em qualquer supermercado on-line.

Dessa forma, para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre esses alimentos, desenvolvemos este artigo com as verduras verde-escuras mais consumidas e os benefícios que elas trazem para a saúde. Confira!

Couve


Na lista das folhas verde-escuras mais consumidas, a couve é a que aparece em primeiro lugar. Fonte de cálcio e magnésio, traz consigo esses dois minerais na proporção adequada, o que contribui bastante na formação da massa óssea.

Além disso, ela contém fibras que aumentam a sensação de saciedade e é rica em fitoquímicos naturais que exercem funções desintoxicantes. E, para completar essa enorme lista de benefícios, a couve também é fonte de minerais do complexo B, vitamina E e riboflavina.

Alface


Outra folha bastante popular que está na lista das mais consumidas é a alface. Ela contém ferro, que é um mineral que exerce um papel importante no transporte de oxigênio no organismo, e também é rica em fibras, que ajudam no processo de digestão e no bom funcionamento do intestino. Além disso, a alface possui as propriedades calmante, diurética e sonífera.

Agrião


O agrião reúne compostos que ajudam a prevenir o câncer, uma vez que eles protegem as células saudáveis de possíveis danos. Esses compostos inativam produtos químicos carcinogênicos e bloqueiam o desenvolvimento e a disseminação de tumores.

Ele também é rico em diversos nutrientes, como vitaminas E, K e B6, tiamina, folato, ácido pantotênico, riboflavina, fósforo, magnésio, sódio, potássio e cobre.

Almeirão ou chicória


O almeirão ou chicória, como também é conhecido, é uma folha de sabor um pouco amargo, bastante nutritiva e fonte de importantes minerais. Ela contém albuminas, cálcio, celulose, ferro, potássio, fósforo, sódio, proteínas, silício e vitaminas A, B e C. Além disso, também é rica em antioxidantes, o que a torna uma excelente aliada na prevenção do envelhecimento precoce.

Folha de brócolis


A folha de brócolis é um alimento bastante nutritivo, rico em vitamina C e fibras alimentares. Esse vegetal também é muito benéfico para o sistema imunológico e para a saúde do coração, além de ser uma boa fonte de flavonoides, agente anti-inflamatório que ajuda a reduzir as alergias e os danos causados à pele.

Mostarda


A mostarda é uma planta de folhas verde-escuras e pertence à mesma família da couve. Ela é rica em vitaminas A, C e E e em minerais como cálcio, fósforo, magnésio e ferro.

Entre os principais benefícios da mostarda, podemos citar sua forte ação antioxidante, que é bastante importante no combate aos radicais livres, e a contribuição para a saúde óssea, devido à intensa quantidade de cálcio e magnésio no alimento.

Rúcula


Pertencente à família da couve, couve-flor, repolho e brócolis, a rúcula possui substâncias extremamente importantes para a manutenção da saúde e prevenção do câncer. Ela também é rica em sais minerais e vitaminas A e C.

Por fim, é importante ressaltar que, apesar do consumo livre das verduras verde-escuras ser permitido e incentivado para uma dieta balanceada, dietas restritivas devem ser acompanhadas por um profissional.

Se sua intenção for fazer uma dieta, o recomendado é sempre fazer uma avaliação com um nutricionista para que ele desenvolva um plano alimentar individualizado, personalizado de acordo com suas necessidades.