É possível pedir a redução dos valores das parcelas do financiamento

É possível pedir a redução dos valores das parcelas do financiamento?

Saiba como solicitar a redução do valor das parcelas do seu financiamento imobiliário ou a suspensão do pagamento por até seis meses

A fim de oferecer suporte aos clientes que possuem financiamento habitacional, a Caixa Econômica Federal anunciou condições diferenciadas para pagamento das parcelas durante a crise sanitária.

O banco vai consentir a redução do valor das mensalidades ou a suspensão temporária do pagamento de quem optou por financiar imóvel, de acordo com cada caso.

A redução do valor das parcelas pode ser de até 75% e o cancelamento temporário das parcelas pode ser concedido por até seis meses.

Em comunicado à imprensa, a Caixa destacou que “essas medidas proporcionam às famílias a possibilidade de se reorganizar para voltar a pagar integralmente a prestação mensal”.

Confira as principais perguntas e respostas sobre essa condição especial e tire todas as suas dúvidas abaixo.

A redução ou suspensão das parcelas vale para qualquer tipo de financiamento?

Não. O benefício anunciado pelo banco é válido somente para clientes que possuem contrato de financiamento habitacional.

Quem pode solicitar a redução no valor das parcelas?

Qualquer pessoa que tenha contrato habitacional com a Caixa Econômica Federal pode solicitar o benefício; porém, para isso, os pagamentos precisam estar em dia ou com até duas parcelas em atraso.

O pedido também vale para os contratos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

E a suspensão do pagamento?

A suspensão temporária do pagamento pode ser solicitada somente pelos clientes que estiverem recebendo Seguro Desemprego ou Auxílio Emergencial.

Quem não terá direito à redução da prestação?

O benefício estará indisponível para os clientes que utilizaram o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações e também para quem estiver com mais de duas parcelas do financiamento em atraso.

No futuro terei que pagar essas prestações?

Sim. Os valores das mensalidades serão adicionados ao saldo devedor do financiamento de quem tiver o valor da parcela mensal reduzido temporariamente, porém, diluídos no prazo restante.

Existe limite de valor de contrato?

Não. Independentemente do valor financiado, qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode solicitar uma das duas condições especiais.

A redução no valor das parcelas valerá por quanto tempo?

O prazo do desconto estará atrelado ao percentual concedido. São eles:

  • Redução de até 25% na parcela (até 6 meses);
  • Redução entre 25% e 74,99% na parcela (até 3 meses).

E a pausa no financiamento?

O cancelamento temporário das prestações poderá ser concedido por um prazo máximo de seis meses.

É preciso apresentar algum documento que comprove a necessidade de obter o desconto?

O desconto de até 25% não exige documentação comprobatória. No entanto, será exigida uma autodeclaração dos clientes que solicitarem dedução de 25% a 74%, constando a perda de renda.

Já quando a solicitação de desconto por parte dos clientes for de mais que 75%, a Caixa Econômica Federal se reserva o direito de exigir documentos comprobatórios formais que indiquem a perda da renda mensal.

E a suspensão do pagamento? Exige comprovação?

Como, para o cliente solicitar a suspensão temporária do pagamento das parcelas contratuais, a condição exigida pela instituição financeira é estar recebendo o Seguro Desemprego ou o Auxílio Emergencial, e ambos são pagos por ela, não haverá necessidade de comprovação.

O prazo de financiamento vai aumentar para quem pedir a redução das parcelas? E a taxa de juros?

Segundo o banco, a solicitação do benefício não implica em nenhum tipo de alteração contratual. Isso quer dizer que não haverá modificações no prazo final do financiamento e tampouco na taxa de juros estabelecida.

Como faço a solicitação?

A solicitação do desconto nas prestações ou pausa temporária no financiamento poderá ser feita por meio do Aplicativo Habitação Caixa, que é um dos principais canais do banco.

Existem outros canais?

Sim. A Caixa Econômica Federal, disponibiliza outros canais além do aplicativo. São eles:

  • WhatsApp: 0800 726 0104;
  • Telesserviço: 3004-1105 para capitais e 0800 726 0505 para demais localidades.