5 tipos de vasos que vão dar um up na sua casa

Charmosos, vasos têm a capacidade de dar o tom da decoração.

tipos de vasos que vão dar um up na sua casa

Quando o assunto é organização do lar, a decoração é uma das atividades mais celebradas porque é através dela que escolhemos quais cores, objetos, materiais e texturas deverão compor os ambientes para que um imóvel fique com cara de nosso.

Entre as diversas maneiras de dar um up na casa, investir em vasos é uma das formas mais efetivas e diversas, já que existem modelos de diversos tamanhos e com as mais distintas funcionalidades.

Mas, para fazer a escolha certa, o ideal é que você conheça um pouco mais sobre as opções disponíveis antes de comprá-las de fato. Pensando nisso, hoje te apresentaremos cinco deles para te inspirar a deixar a sua casa e toda a decoração ainda mais especiais.

Cachepot


Um dos principais tipos de vasos que conseguem elevar a decoração de qualquer cômodo da casa são os cachepots, aqueles vasos que recebem outros de plantas dentro de si e têm motivação especialmente estética.

Sabe aquela sua planta que só dá certo em um tipo específico de vaso e que correria risco caso fosse transplantada? O cachepot é a solução. Feitos de diversos materiais, dos mais variados tamanhos, eles têm em sua versatilidade um trunfo que faz deles boas pedidas para qualquer estilo de decoração.

Em alta, estão os modelos espelhados, que brincam com a nossa visão, e os monocromáticos, ideais tanto para decorações minimalistas quanto para fazer um contraponto neutro em um espaço que já tenha muitos elementos chamativos.

Vaso Líbano


Com um design que mistura o formato de uma garrafa com o de um vaso mais tradicional, o vaso líbano tem inspiração no país árabe que nomeia a peça, sendo o modelo original um pouco diferente do que encontramos nas lojas de decoração contemporânea.

Multifuncional, esse tipo de vaso não se limita apenas à função de receptáculo de plantas, mas pode, sozinho ou em dupla, ser uma opção de decoração por si só, sendo muito comum seu uso em aparadores e mesas de canto.

Jarro


Os jarros também entram na categoria dos vasos com mais de uma função, desde um recipiente mais robusto para servir bebidas até, é claro, um vaso de plantas tradicionais. A escolha, porém, deve considerar a finalidade que você destinará à peça, especialmente se pretende, de fato, servir bebidas nele.

Nesse caso, atente-se à ergonomia do item. Ou seja: garanta que seu tamanho e o desenho da alça proporcionem que ele seja carregado com facilidade quando estiver cheio. Se, por outro lado, sua intenção for puramente decorativa, vale experimentar com diferentes tamanhos e formatos, dando asas à imaginação.

Vaso Califórnia


Tal qual o Vaso Líbano, o modelo Califórnia também pega um pouco emprestado do design de uma garrafa. A diferença entre os dois, contudo, é que o Califórnia tem mais volume na parte superior, exatamente o oposto de como acontece com a peça de inspiração árabe. Este é um modelo muito utilizado em grandes tamanhos, especialmente para quem gosta de decoração com galhos secos.

Ao mesmo tempo, dependendo do material utilizado em sua confecção, pode mesmo ser utilizado como um porta guarda-chuvas charmoso no hall de entrada da casa ou apartamento.

Urna


A urna é um tipo de vaso presente em diversas culturas tradicionais, desde regiões diversas na África até os povos amazônicos. Na decoração contemporânea, ele é um dos queridinhos por seu formato reconhecível ser facilmente incorporado na decoração de ambientes.

Para quem pretende usar esse tipo de vaso para plantas, a dica é dar preferência àquelas com o tronco comprido e a copa folhada, como as palmeiras, pois isso cria uma composição de volumes. Em algumas situações, vale dizer, é possível encontrarmos vasos cachepot, nossa primeira dica, em formato de urna.