O que é marketing direto?

Você sabe o que é marketing direto e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer?

O que é marketing direto

A concorrência entre as marcas nunca esteve tão acirrada como agora. E a cada dia que passa o mercado se torna ainda mais competitivo.

Portanto, investir em estratégias de marketing que conquistem a audiência e se comuniquem em uma linguagem adequada ao público é fundamental.

E, para isso, são necessárias ações concretas, mas que estejam inseridas dentro de boas estratégias. Tudo para que você entre em contato com seu público alvo de forma mais certeira, prática e direta.
 
Como veremos agora, esse conjunto de ações faz parte do que é denominado de marketing direto. Pois, é necessário um esforço contínuo para divulgar produtos e serviços, conquistar e fidelizar clientes.

E vamos começar entendendo melhor o que é marketing direto.
 

Afinal, o que é marketing direto?


Como o nome indica, o marketing direto é uma forma de marketing realizada através de ações diretas.

Você pode entender isso melhor através de alguns exemplos práticos sobre o que é marketing direto e como ele é implementado. Isso inclui:

  • E-mail marketing;
  • Telemarketing;
  • Mala direta;
  • Venda direta;
  • Catálogos impressos;
  • Televendas;
  • Marketing online (ex: publicidade paga);
  • Redes sociais e apps como o WhatsApp.

Ou seja, todas as formas de fazer marketing direto são ações personalizadas definidas para serem aplicadas estrategicamente à um público alvo bem específico. E que já é conhecido da empresa.

Portanto, na maioria das vezes, essas ações são planejadas e direcionadas conforme um conjunto de fatores prévios que inclui:

  1. Gênero;
  2. Idade;
  3. Profissão/ocupação;
  4. Faixa de renda,

Além disso, até mesmo as possíveis informações que o cliente já têm sobre o produto ou serviço oferecido são consideradas. Portanto, são esses dados prévios, em conjunto com ações diretas, que caracterizam e dão forma ao marketing direto.
 

A importância do marketing direto para as marcas


O Marketing direto é fundamental para a estratégia de qualquer empresa. Pois, não é segredo para ninguém que é muito mais fácil convencer uma pessoa a adquirir seu produto ou serviço se ela já estiver interessada.

E essa é justamente a ideia principal que embasa o que é marketing direto.

Além disso, se até alguns anos atrás o marketing direto era feito com estratégias envolvendo envio de correspondências impressas, como a mala direta, ele também se adaptou muito bem ao mundo digital.

Então, com o marketing direto até mesmo as estratégias de marketing digital são ainda mais eficazes.
 

Conheça as principais vantagens do marketing direto


Para entender melhor a importância do marketing direto para as marcas é preciso conhecer suas principais vantagens. Pois, o marketing direto possibilita:

  • Fidelizar e atrair clientes;
  • Construir bons relacionamentos com o público;
  • Identificar o perfil dos clientes e quais são as suas necessidades;
  • Tornar a comunicação com os clientes mais eficaz e eficiente;
  • Serve canto para divulgar quanto para promover vendas;
  • Torna a mensagem para o público personalizada.

Portanto, o marketing direto uma forma eficaz de incentivo a comunicação com o público alvo (clientes em potencial). E também com quem já compra de você.

Dessa forma, o marketing direto pode ser um diferencial competitivo para muitas empresas.
 

Saiba como usar o que é marketing direto na sua estratégia


Mas, o que é preciso para construir uma boa estratégia de marketing direto?

Como mencionei o principal diferencial do marketing direto é o seu foco em um público alvo específico. Então, esse é o primeiro passo para que você comece a construir sua estratégia de marketing direto.

Ou seja, você deve obter o maior número possível de características a respeito do seu público-alvo. Por exemplo, você pode usar um software de gestão do relacionamento com o cliente (CRM), se você tiver um.

Mas, você também pode usar fichas de cadastros de clientes que a sua empresa já possui. Ou até mesmo dados de métricas obtidas de suas redes sociais.

Porém, se você não tem nenhuma fonte de informação prévia é necessário começar do zero.

Após obter os dados você pode passar para o passo seguinte.
 

Defina qual a melhor abordagem sobre o que é marketing direto para seu público-alvo


Com as informações dos seus clientes em mãos você deve determinar qual a melhor abordagem para entrar em contato com o seu público-alvo.

Por exemplo: para alguns públicos o e-mail marketing pode funcionar melhor, enquanto que para outros talvez as redes sociais ou até o WhatsApp seja mais eficaz.

Mas, se você tem um público mais velho e tradicional, talvez uma forma de publicidade impressa funcione melhor.
 

Então, determine qual será o objetivo da sua ação


Após decidir qual será a forma de abordagem, é hora de definir o objetivo da sua ação. Para isso você deve pensar no que realmente espera conseguir com essa abordagem:

  • É ser lembrado pelo cliente?
  • Você quer mais informações do seu público?
  • Pretende concretizar ou divulgar vendas?

Esses são alguns exemplos de quais podem ser os seus objetivos com a sua ação de marketing direto.
 

Segmente suas ações e ofereça benefícios atrativos


Depois de definir como a ação será feita, para quem e com que propósito, você pode segmentar sua campanha de marketing direta de forma ainda mais específica.

Para isso avalie se todas as pessoas que serão abordas pela sua campanha se encaixa no seu planejamento. E, se há diferença, segmente suas ações para abranger todo o seu público.

Além disso, pense em como você pode tornar seus benefícios mais atrativos para seus clientes. Por exemplo: tornar o benefício válido por apenas um período de tempo, para provocar o cliente a tomar a ação desejada por você.

Depois, é só dar inicio a sua campanha e começar a contatar seus clientes.
 

Concluindo


O marketing direto é muito eficiente na abordagem certa de qualquer tipo de público. Mas, depende de um bom planejamento prévio.

E o melhor, é que o marketing direto também se enquadra de qualquer ação de marketing digital que você pretenda. Portanto, se você tem um negócio online, essa estratégia também cai como uma luva.

Agora você já sabe o que é marketing direto e como ele pode ser inserido nas suas estratégias. Gostou? Deixe seu comentário!