Marketing digital é pirâmide

Marketing digital é pirâmide?

Será que o marketing digital é pirâmide? Se você tem vontade de trabalhar na área e se pergunta isso agora, saiba que você não é o único.

Afinal, essa é uma dúvida muito comum de quem está iniciando e até de algumas pessoas que desejam contratar serviços de agências de marketing digital.

E essa é uma dúvida extremamente válida, pois como veremos nesse artigo as pirâmides são esquemas perigosos financeiramente, além de ilegais.

Então, se você é uma dessas pessoas que quer saber se o marketing digital é pirâmide ou é seguro, não deixe de ler até o final.

Marketing digital é pirâmide: entenda o que é uma pirâmide financeira

Para responder a pergunta se o marketing digital é ou não uma pirâmide financeira, antes eu preciso explicar a você como essas pirâmides funcionam.

A principal característica de uma pirâmide financeira é sua organização hierárquica piramidal. Pois, tudo começa com uma única pessoa que vai inserindo outros indivíduos no esquema.

Outra característica de uma pirâmide é que também não há produto nenhum.

Se não há produto, como a pirâmide financeira se sustenta?

Essa é a principal razão pela qual as pirâmides financeiras são esquemas ilícitos: trata-se de um modelo de negócio insustentável a médio e longo prazo,

Veja bem. Uma pessoa recruta alguém para fazer parte do esquema vendendo a ela a possibilidade de fazer indicações de outras pessoas e ganhar comissões.

Ou seja, você não está comprando um produto ou serviço, mas a sua entrada na pirâmide para que possa ter acesso ao direito de recrutar novos membros. Pois, você só ganha dinheiro quando recruta alguém.

Em alguns casos a promessa é: “recrute tantos membros novos para começar a receber dinheiro”. E, evidentemente, cada um desses novos membros paga uma taxa para entrar.

As principais características da pirâmide financeira

Você pode estar pensando agora que todas as pessoas que participam de uma pirâmide financeira são mal intencionadas. Pois, sabem como funcionam e participam mesmo assim, não é?

A verdade é que na prática não é exatamente dessa forma que acontece. Por exemplo: você conhece o Esquema de pirâmide de Bernard Madoff?

Bernard Madolf, um dos homens mais respeitados pelo mercado financeiro mundial, acabou sendo pego em um esquema de pirâmide milionário. Mas, que era camuflado de fundo de investimento.

O resultado: muitas pessoas idôneas foram vitimas de fraude e caíram no golpe de Madolf.

Então, fique atento as principais características de uma pirâmide financeira para fugir dos golpes:

  • Com frequência as informações são rasas e confusas;
  • Quando você tenta encontrar a finalidade, serviço ou produto vendido, não encontra nada;
  • Há promessas de ganhos significativos e fáceis, do tipo “ganhe dinheiro na sua casa sem fazer nada”;
  • Um produto é prometido, mas ao pagar você descobre que deve indicar outras pessoas;
  • O retorno financeiro costuma ser prometido para pouco tempo;
  • A base de ganhos financeiros é sempre a indicação desenfreada de novos membros.

Portanto, se você receber qualquer proposta de trabalho que tenha essas características fique atento.

Então, Marketing digital é pirâmide?

Então, para quem quer saber se marketing digital é pirâmide, a resposta é não, marketing digital não é pirâmide, e vou explicar as diferenças para você falando um pouco sobre como o marketing digital funciona.

Como vimos, as pirâmides financeiras são insustentáveis, pois para ter dinheiro para pagar os novos membros seria necessária que a pirâmide crescesse para sempre.

Mas, quando chega em determinado momento, na base da pirâmide, o esquema para, simplesmente porque não há mais ninguém para recrutar. E a pirâmide quebra.

Já o marketing digital é bem diferente, pois ele é um conjunto de estratégias e ações que empresas implementam para alavancar seus empreendimentos na internet. Portanto, há produtos e serviços sendo vendidos no marketing digital.

E essa por si só já é uma grande diferença.

Como funciona o marketing digital?

Todas as empresas precisam vender alguma coisa. E para alcançar esse objetivo elas fazem marketing.

Pois, é preciso anunciar o produto, captar clientes, se relacionar com eles e gerar valor agregado. Tudo isso faz parte do marketing.

Agora imagina essas mesmas práticas, mas voltadas ao ambiente digital. Ou seja, para vender, anunciar, captar clientes e gerar valor para produtos e serviços no ambiente online.

É assim que funciona o marketing digital. Portanto, essa é uma prática lícita, que você tanto realizar você mesmo, quanto contratar um serviço especializado para fazer pela sua empresa.

Marketing digital é pirâmide: as principais ferramentas do marketing digital

Então, para criar estratégias e implementar ações eficazes que gerem resultados online, o marketing digital utiliza uma série de ferramentas, sendo algumas:

  1. Redes sociais;
  2. E-mail marketing;
  3. Iscas digitais para captar leads;
  4. Anúncios pagos;
  5. Blogs e sites para publicar conteúdo.

Porém, essas são apenas alguns exemplos das ferramentas com as quais o marketing trabalha no mundo digital.

Portanto, o marketing digital facilita a comunicação entre marcas e empresas, fazendo com as empresas se posicionem estrategicamente no mundo virtual.

Além disso, uma boa estratégia de marketing digital fortalece as marcas, pois faz com que elas sejam mais visíveis e respeitadas pelo público.

Outras vantagens de usar o marketing digital

Como podemos ver o marketing digital além de se distanciar bem de qualquer conceito e prática de uma pirâmide financeira, também pode ser bem vantajoso.

E aqui vão mais algumas vantagens do marketing digital:

  • Permite entender melhor o público;
  • Conquista e fideliza clientes;
  • Proporciona métricas mensuráveis de resultados online;
  • Serve para educar o público;
  • Gera leads e conversões em vendas;
  • Proporciona um bom diferencial competitivo.

Então, investir em marketing digital é uma ótima estratégia para qualquer empresa.

Concluindo

Para quem chegou aqui se perguntando se marketing digital é pirâmide e querendo saber mais sobre isso, pode ficar tranquilo e ir fundo no marketing digital.

Afinal, como vimos, uma coisa não tem nada a ver com outra. Portanto, para que fique bem claro: marketing digital não é pirâmide.

É uma prática de marketing voltada totalmente para a internet, o mundo digital e a promoção das marcas online.

Espero ter ajudado você a entender melhor as diferenças entre marketing digital e pirâmide. Gostou das dicas? Então que tal deixar seu comentário?