Diferença de marketing e publicidade

Você conhece a diferença entre marketing e publicidade?

Diferença de marketing e publicidade

Eu sei que para algumas pessoas o marketing e a publicidade são sinônimos. Pois, é bem comum confundir ambos.

Além disso, para alguém que não se aprofundou no tema, pode mesmo parecer mesmo que não diferença de marketing e publicidade. Por isso resolver escrever sobre esse tema hoje.

Afinal, embora também possuas semelhanças, eles não são exatamente a mesma coisa e possuem sim diferenças entre si. Mas, indo um pouco além, desde já posso adiantar que um está contido dentro do outro.

Portanto, se é bem verdade que são diferentes, também é verdade que trabalham juntos em muitos aspectos.

Então, para começarmos a entender a diferença de marketing e publicidade, vamos conhecer primeiro o conceito de cada um.
 
Confira.
 

O que é marketing?


Marketing vem de mercado, e se refere a um conjunto de ações e estratégias destinadas a promover a circulação e venda de mercadorias, produtos e serviços. Seu principal o objetivo é satisfazer as necessidades e desejos do público consumidor.

Para isso, o marketing pauta-se no que é conhecido como os “4 ps”:

  1. Produto:
  2. Preço;
  3. Praça;
  4. Promoção.

Portanto o marketing tem como principal meta fazer com que marcas e empresas se destaquem no mercado. O que significa que suas ações vão além da publicidade.

Afinal, ele contempla todo o processo de venda, relacionamento e comunicação da marca com seu público-alvo, clientes e até mesmo com seus colaboradores.

Mas, antes de abordar a diferença de marketing e publicidade, quero explicar um pouco sobre a publicidade e seus objetivos.
 

O que é publicidade?


Já a publicidade é uma forma de propaganda comercial, e é um dos muitos instrumentos que o marketing utiliza na composição de suas estratégias.

Fazer publicidade é tornar algo público, levando a marca, suas ações, produtos, serviços e até sua identidade ao conhecimento de todos. Principalmente, do público alvo da organização.

E os objetivos da publicidade podem ser diferentes, conforme a ação implementada. Por exemplo:

  • Divulgar um conceito ou ideia relacionado a marca;
  • Vender o produto e/ou serviço da marca;
  • Proporcionar maior visibilidade para a marca.

Então, como podemos ver, a publicidade cumpre funções específicas dentro de uma estratégia de marketing. E isso nos leva ao tópico a seguir.
 

A diferença de marketing e publicidade


O ponto principal sobre a diferença de marketing e publicidade, é que o marketing é um conjunto muito mais amplo de ações. E a publicidade faz parte do marketing.

Porém, não há nenhuma publicidade ou propaganda desprovida de uma estratégia de marketing que a embase.

Ou seja, podemos dizer que o marketing pode ser feito sem publicidade, pois há outras estratégias disponíveis. Mas, a publicidade não existe sem fazer parte de uma boa estratégia de marketing.

Além disso, podemos citar mais diferenças entre marketing e publicidade.
 

Diferença de marketing e publicidade: mensuração de resultados


Para mensurar seus resultados marketing e publicidade usam formas diferentes para monitorar campanhas e obter métricas.

Na publicidade, os resultados devem ser medidos com agilidade. Pois, é preciso verificar rapidamente seus objetivos estão sendo alcançados.

E, caso se constante que a publicidade não está surtindo o efeito desejado, ajustes são feitos de imediato para colocar aquela campanha publicitária em seu rumo certo.

Essa é uma característica e uma necessidade da publicidade. Afinal, a publicidade apresenta resultados rápidos.

Já o marketing, por ser constituído de um conjunto de ações, algumas com diferentes períodos de tempo de retorno, leva mais tempo para apresentar resultados. Portanto, o marketing não é mensurado diariamente, mas sim acompanhado de forma periódica.
 

Habilidades exigidas dos profissionais


O profissional que trabalha com publicidade é chamado de publicitário. E possui sua área própria de estudos, com cursos de Publicidade e Propaganda de nível superior.

Afinal, são muitos conhecimentos e experiências que precisam ser adquiridos para desenvolver publicidades atrativas e que dialoguem com o público de forma estratégica.

A área de marketing também possui cursos de nível superior, mas a diferença está no fato de que as habilidades do profissional de marketing precisam ser multidisciplinares. Pois, o marketing exige um conjunto de conhecimentos que vão além da publicidade.

Portanto, o perfil de um profissional de publicidade é essencial para que a campanha publicitária alcance os resultados que se esperam. Porém, esse profissional não tem a visão do todo desse processo.

Já o profissional do marketing tem uma visão mais ampla de como a publicidade e outros instrumentos se inserem dentro de suas estratégias. E sobre o que esperar de cada um deles.

Mas, não tem todos os conhecimentos sobre publicidade que um profissional da área tem.

Isso pode ser melhor entendido ao pensar que um publicitário precisa estar apto a desenvolver uma publicidade certeira para alcançar os objetivos daquela campanha.

Enquanto que o profissional de marketing precisa que há uma jornada percorrida pelo cliente antes de efetuar a compra. E que existem um relacionamento pós-venda que também é igualmente relevante.
 

Diferença de marketing e publicidade: público interno versus público externo


A publicidade tem foco total no público externo, pois ela tem objetivos que se relacionam com a visibilidade da marca, relacionamento com o público, educação do mercado e concretização de vendas.

Mas, o marketing, além de se relacionar com o público externo, também contempla ações de voltadas para o público interno da empresa.

Afinal, o profissional que trabalha com marketing sabe que os colaboradores de uma empresa podem representar e vender a marca com a qual trabalham de muitas formas. Portanto, estratégias internas de marketing também são fundamentais.
 

Concluindo


O marketing desenvolve muitas ações diferentes para que as marcas alcancem os resultados esperados. Inclusive campanhas publicitárias, que precisam contar com a participação de profissionais de publicidade para criar conteúdos originais e certeiros.

Mas, é o marketing quem define como é efetuada a promoção da marca, onde se insere a publicidade.

Ou seja, há diferença de marketing e publicidade. Porém, com frequência ambos trabalham juntos com as ações publicitárias sendo peça chave para o sucesso das estratégias de marketing.

Portanto, para ter sucesso em promover sua marca e o crescimento da sua empresa, é fundamental que marketing e publicidade caminham lado a lado.