Você já se perguntou qual a importância do marketing para uma organização e ficou pensando em como ele pode ajudar sua empresa a crescer?
Marketing é um dos termos mais buscados da internet atualmente. E cada vez mais pessoas se estão interessadas em saber do que se trata, como pode ser aplicado, se realmente ajuda as marcas e mais.
Afinal, o mercado está cada vez mais concorrido, o que faz com que as empresas precisem inovar e buscar novas estratégias para se manterem competitivas e atuais.
E, em tudo isso, o marketing pode ajudar. Aliás, é possível dizer até mesmo que ele é fundamental.
Confira.
Qual a importância do marketing para uma organização: conceito de marketing
O marketing é um processo que envolve identificar e satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Ou seja, ele está além da publicidade e da propaganda, que apenas promovem produtos e serviços.
Portanto, as práticas de marketing contemplam:
- Pesquisas;
- Planejamento;
- Obtenção de lucros.
É importante entender o conceito de marketing dessa forma, para que seja possível compreender qual a importância do marketing para uma organização.
Pois, o marketing é composto de um conjunto e ações voltadas a melhorar o desempenho de uma organização como um todo.
Marketing é estratégia
Toda empresa tem metas a atingir. Portanto, é preciso pensar constantemente em ações e estratégias que permitam as organizações alcançarem esses objetivos.
É justamente isso que o marketing propicia. Afinal, marketing é estratégia.
Para alcançar os objetivos pretendidos pelas organizações, as estratégias de marketing envolvem:
- Atribuir maior visibilidade a organização;
- Construir a autoridade da organização no setor;
- Captar e fidelizar clientes;
- Aumentar vendas e fazer divulgação;
- Proporcionar uma imagem mais positivo para a organização.
E para isso, o marketing considera as características especificas do público-alvo e os produtos e serviços que precisam ser promovidos. Tudo com base no que funciona melhor para aquela organização.
Pois, e esse é um detalhe importante que o marketing contempla: as organizações são diferentes, portanto, precisam de estratégias específicas.
Qual a importância do marketing para uma organização: conheça as vantagens
Atuar no mercado apoiado por boas estratégias de marketing é fundamental para qualquer organização que queira ser bem sucedida. Pois, do contrário, você pode ser facilmente ultrapasso pelos seus concorrentes.
Isso porque o marketing proporciona inúmeras vantagens para as organizações, incluindo:
- Planeja ações estratégicas;
- Melhora o relacionamento da organização com o público-alvo e clientes;
- Realiza pesquisas de tendências de consumo e ações pautadas em tais estudos;
- Fortalece a posição da organização no mercado;
- Auxilia com a gestão da marca, melhorando sua imagem e reputação pública;
- Realiza ações internas de marketing, junto aos colaboradores da organização;
- Faz o monitoramento da marca, prevendo crises e outras situações problemáticas;
- Identifica os desejos do consumidor e analisa seu comportamento de consumo;
- Capta novos clientes, e contribui para fidelizar os já existentes;
- Propõe ações de engajamento online através do marketing digital;
- Cuida do processo de pós-venda;
- Mantém o nome da sua organização/marca na mente do público e dos seus clientes.
Em outras palavras, o marketing é capaz de proporcionar inúmeros dados e informações relevantes para o sucesso de uma organização.
Suas ações e planejamento estratégico são capazes de colocar qualquer empresa no rumo correto, pois proporciona inúmeras melhorias. Além de ser capaz de apontar pontos que precisam ser corrigidos, e encontrar falhas no processo de gestão.
As funções do marketing para uma organização
Tudo isso nos leva a outro aspecto fundamental: as funções do marketing para uma organização.
É preciso falar sobre isso para entender qual a importância do marketing para uma organização, pois o marketing é uma área ampla e multidisciplinar. Então, sua relevância para uma empresa não se resume a uma única coisa.
Conheça as funções do marketing:
- Administrar produtos e serviços: o marketing está presente desde a criação da ideia de um produto ou serviço, até a sua elaboração e venda;
- Ajudar a definir o preço: o marketing é essencial para descobrir qual o valor de um produto/serviço e definir a sua precificação;
- Divulgar o produto ou serviço: é por meio de ações de marketing que produtos e serviços são divulgados para que cheguem até o consumidor, e possam ser comercializados;
- Construir estratégias de publicidade: a publicidade é uma das principais ferramentas do marketing, sendo uma das principais responsáveis por despertar no consumidor o desejo da compra;
- Concretização das vendas: o marketing é peça importante do processo de vendas, pois auxilia a compreender a concorrência e entender o público-consumidor.
Como podemos ver, as funções do marketing se estendem a diferentes aspectos da gestão de uma organização. E ele está presente até mesmo durante o processo produtivo.
Então, qual a importância do marketing para uma organização?
A importância do marketing para uma organização é total. Pois, como mencionei no início desse artigo, a competição entre as organizações é cada vez maior.
Porém, isso não é tudo. Afinal, os consumidores estão também cada vez mais exigentes.
E um dos principais responsáveis pelo aumento das exigências do mercado consumidor é a internet. Pois, graças as redes sociais e buscados como o Google, os consumidores possuem muito mais acesso à informação do que nunca antes tiveram.
Isso faz diferença.
As pessoas agora podem pesquisar sobre as marcas e as organizações. Podem também dialogar com outros consumidores que adquiriram produtos e serviços da marca pretendida. E até fazer compras de forma totalmente online.
Afinal, é preciso ter informações sobre o público consumidor, sobre sua concorrência, sobre as tendências evolutivas do mercado. E muitos pontos fundamentais que você só obtém para a sua empresa através do marketing.
Portanto, sem boas estratégias de marketing, simplesmente não é possível sobreviver e competir no cenário de mercado atual.
E a tendência é que a competição entre empresas seja cada vez maior, assim como as exigências dos consumidores.
Concluindo
Devido a sua amplitude de atuação, o marketing pode ser entendido como a base para o bom desempenho e sucesso de uma organização.
Afinal, ele gerencia e contribui para vários aspectos fundamentais da gestão e administração de empresas. Além de ser importante para vendas e obtenção de lucros.
Gostou do conteúdo de hoje? Então, agora que você já conhece qual a importância do marketing para uma organização, que tal compartilhar esse artigo e deixar seu comentário?
Em breve tem mais conteúdo especializado para você!