Qual a importância do marketing para uma organização

Qual a importância do marketing para uma organização?

Você já se perguntou qual a importância do marketing para uma organização e ficou pensando em como ele pode ajudar sua empresa a crescer?

Marketing é um dos termos mais buscados da internet atualmente. E cada vez mais pessoas se estão interessadas em saber do que se trata, como pode ser aplicado, se realmente ajuda as marcas e mais.

Afinal, o mercado está cada vez mais concorrido, o que faz com que as empresas precisem inovar e buscar novas estratégias para se manterem competitivas e atuais.

E, em tudo isso, o marketing pode ajudar. Aliás, é possível dizer até mesmo que ele é fundamental.

Confira.

Qual a importância do marketing para uma organização: conceito de marketing

O marketing é um processo que envolve identificar e satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Ou seja, ele está além da publicidade e da propaganda, que apenas promovem produtos e serviços.

Portanto, as práticas de marketing contemplam:

  • Pesquisas;
  • Planejamento;
  • Obtenção de lucros.

É importante entender o conceito de marketing dessa forma, para que seja possível compreender qual a importância do marketing para uma organização.

Pois, o marketing é composto de um conjunto e ações voltadas a melhorar o desempenho de uma organização como um todo.

Marketing é estratégia

Toda empresa tem metas a atingir. Portanto, é preciso pensar constantemente em ações e estratégias que permitam as organizações alcançarem esses objetivos.

É justamente isso que o marketing propicia. Afinal, marketing é estratégia.

Para alcançar os objetivos pretendidos pelas organizações, as estratégias de marketing envolvem:

  • Atribuir maior visibilidade a organização;
  • Construir a autoridade da organização no setor;
  • Captar e fidelizar clientes;
  • Aumentar vendas e fazer divulgação;
  • Proporcionar uma imagem mais positivo para a organização.

E para isso, o marketing considera as características especificas do público-alvo e os produtos e serviços que precisam ser promovidos. Tudo com base no que funciona melhor para aquela organização.

Pois, e esse é um detalhe importante que o marketing contempla: as organizações são diferentes, portanto, precisam de estratégias específicas.

Qual a importância do marketing para uma organização: conheça as vantagens

Atuar no mercado apoiado por boas estratégias de marketing é fundamental para qualquer organização que queira ser bem sucedida. Pois, do contrário, você pode ser facilmente ultrapasso pelos seus concorrentes.

Isso porque o marketing proporciona inúmeras vantagens para as organizações, incluindo:

  • Planeja ações estratégicas;
  • Melhora o relacionamento da organização com o público-alvo e clientes;
  • Realiza pesquisas de tendências de consumo e ações pautadas em tais estudos;
  • Fortalece a posição da organização no mercado;
  • Auxilia com a gestão da marca, melhorando sua imagem e reputação pública;
  • Realiza ações internas de marketing, junto aos colaboradores da organização;
  • Faz o monitoramento da marca, prevendo crises e outras situações problemáticas;
  • Identifica os desejos do consumidor e analisa seu comportamento de consumo;
  • Capta novos clientes, e contribui para fidelizar os já existentes;
  • Propõe ações de engajamento online através do marketing digital;
  • Cuida do processo de pós-venda;
  • Mantém o nome da sua organização/marca na mente do público e dos seus clientes.

Em outras palavras, o marketing é capaz de proporcionar inúmeros dados e informações relevantes para o sucesso de uma organização.

Suas ações e planejamento estratégico são capazes de colocar qualquer empresa no rumo correto, pois proporciona inúmeras melhorias. Além de ser capaz de apontar pontos que precisam ser corrigidos, e encontrar falhas no processo de gestão.

As funções do marketing para uma organização

Tudo isso nos leva a outro aspecto fundamental: as funções do marketing para uma organização.

É preciso falar sobre isso para entender qual a importância do marketing para uma organização, pois o marketing é uma área ampla e multidisciplinar. Então, sua relevância para uma empresa não se resume a uma única coisa.

Conheça as funções do marketing:

  1. Administrar produtos e serviços: o marketing está presente desde a criação da ideia de um produto ou serviço, até a sua elaboração e venda;
  2. Ajudar a definir o preço: o marketing é essencial para descobrir qual o valor de um produto/serviço e definir a sua precificação;
  3. Divulgar o produto ou serviço: é por meio de ações de marketing que produtos e serviços são divulgados para que cheguem até o consumidor, e possam ser comercializados;
  4. Construir estratégias de publicidade: a publicidade é uma das principais ferramentas do marketing, sendo uma das principais responsáveis por despertar no consumidor o desejo da compra;
  5. Concretização das vendas: o marketing é peça importante do processo de vendas, pois auxilia a compreender a concorrência e entender o público-consumidor.

Como podemos ver, as funções do marketing se estendem a diferentes aspectos da gestão de uma organização. E ele está presente até mesmo durante o processo produtivo.

Então, qual a importância do marketing para uma organização?

A importância do marketing para uma organização é total. Pois, como mencionei no início desse artigo, a competição entre as organizações é cada vez maior.

Porém, isso não é tudo. Afinal, os consumidores estão também cada vez mais exigentes.

E um dos principais responsáveis pelo aumento das exigências do mercado consumidor é a internet. Pois, graças as redes sociais e buscados como o Google, os consumidores possuem muito mais acesso à informação do que nunca antes tiveram.

Isso faz diferença.

As pessoas agora podem pesquisar sobre as marcas e as organizações. Podem também dialogar com outros consumidores que adquiriram produtos e serviços da marca pretendida. E até fazer compras de forma totalmente online.

Afinal, é preciso ter informações sobre o público consumidor, sobre sua concorrência, sobre as tendências evolutivas do mercado. E muitos pontos fundamentais que você só obtém para a sua empresa através do marketing.

Portanto, sem boas estratégias de marketing, simplesmente não é possível sobreviver e competir no cenário de mercado atual.

E a tendência é que a competição entre empresas seja cada vez maior, assim como as exigências dos consumidores.

Concluindo

Devido a sua amplitude de atuação, o marketing pode ser entendido como a base para o bom desempenho e sucesso de uma organização.

Afinal, ele gerencia e contribui para vários aspectos fundamentais da gestão e administração de empresas. Além de ser importante para vendas e obtenção de lucros.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, agora que você já conhece qual a importância do marketing para uma organização, que tal compartilhar esse artigo e deixar seu comentário?

Em breve tem mais conteúdo especializado para você!