Entenda a importância de um especialista em SEO para seu site

Um especialista em SEO é um dos profissionais mais requisitados do marketing digital. Se você tem um empreendimento digital, é muito importante contar com ao menos uma pessoa apta a trabalhar nesse segmento.

Entenda a importância de um especialista em SEO para seu site

Hoje, estar bem posicionado nos mecanismos de buscas faz toda a diferença para a divulgação do seu negócio. Afinal, por meio deles, milhões de pessoas procuram a todo momento alguma solução em sites como Google, Bing, entre outros.

Se você tem, por exemplo, uma loja de bicicletas em seu bairro, ter o seu estabelecimento nas primeiras posições dos buscadores pode atrair diversos clientes. Por isso, criar um conteúdo com as palavras-chaves corretas e com posicionamento estratégico é tão relevante.

O que é SEO?


Em uma tradução livre para o Português, SEO significa “otimização do mecanismo de pesquisa”. Em resumo, é todo o processo realizado por um especialista em SEO para elevar a visibilidade de um site em mecanismos de busca. Com isso, maiores são as chances de as empresas captarem a atenção de novos clientes.

Como o SEO atua?


Sites como Google e Bing têm bots que conseguem rastrear bilhões de páginas na Internet. Nesse processo, eles coletam dados sobre essas páginas e as organizam em um índice. Para que você entenda melhor, é como se esse índice fosse uma gigantesca biblioteca.

Quando uma pessoa faz uma busca, esses bots funcionam como bibliotecários, e buscam essa informação para os usuários. Em vez de livros, o que eles entregam é uma página da web. Com isso, conseguem entregar em milésimos de segundo o que as pessoas procuram,

O trabalho de um especialista em SEO é justamente organizar o seu site para que eles sejam o “primeiro livro” da lista. É um trabalho muito complexo. Esses buscadores não somente analisam as palavras-chaves. São centenas de fatores que são levados em consideração.

Afinal, esses bots necessitam organizar a ordem das páginas, também chamado de rankeamento. O seu site, por exemplo, pode até aparecer na primeira página do Google. Entretanto, outros, com um trabalho melhor de SEO, estarão nas primeiras posições de busca.

Possuir um especialista em SEO é importante porque sem um anúncio pago, essa é a única maneira de um site aparecer nas primeiras posições do ranking. Por isso, essa função é tão vital para quem possui negócios digitais, como uma loja virtual, por exemplo.

Esses profissionais necessitam avaliar fatores como:

  • A relevância do conteúdo,
  • A usabilidade,
  • A velocidade da página ao ser carregada,
  • Arquitetura do site,
  • Entre outros.

Além disso, há outras práticas que esses profissionais precisam estar atentos.

Afinal, elas prejudicam o posicionamento do site. Uma delas, por exemplo, é o uso em excesso de palavras-chaves. Anos atrás, essa estratégia até poderia funcionar. Entretanto, hoje, os buscadores já estão muito desenvolvidos, e conseguem identificar práticas fraudulentas.

Para sites como o Google ou Bing, o que importa mesmo é apresentar páginas que sejam, de fato, relevantes para os usuários. Por isso, criar o melhor conteúdo e otimizar ele conforme as práticas de SEO é essencial para se obter a melhor classificação nessas ferramentas de pesquisa.

Vantagens do serviço de um especialista em SEO para o marketing


Como citado no início deste artigo, o SEO é um dos pilares do marketing digital. Afinal, todos os dias, bilhões de buscas são feitas. Na maioria das vezes, elas procuram por serviços e produtos. Isso significa milhões de oportunidades de negócios. Em alguns casos, as pesquisas em sites de buscas são as principais fontes de tráfego para os sites das empresas. Uma verdadeira fonte infinita de leads.

Outro ponto importante é se diferenciar da concorrência. Se a sua empresa está bem rankeada nos sites de buscas, essa é a sua melhor chance de conseguir maiores faturamentos em relação a outros empreendimentos do seu segmento.

Por que conhecer o seu cliente importa para o SEO?


A otimização de um site para SEO não é apenas um trabalho técnico. Há subjetividades em meio a esse processo. Por isso, o especialista em SEO deve conhecer a fundo quem será o leitor desse conteúdo. Hoje, já existem ferramentas como o CRM. Por meio dele, o especialista tem a oportunidade de analisar o comportamento de cada consumidor.

Com esse software, todas as interações entre uma empresa e um cliente permanecem gravadas no banco de dados. Dessa forma, o setor de marketing, por exemplo, pode avaliar qual é o verdadeiro público consumidor do seu negócio. Além disso, esses dados apontam quais são os tópicos mais relevantes para eles.

Por exemplo, o CRM está integrado às redes sociais de uma empresa de turismo. Os profissionais de marketing podem analisar quais tópicos mais atraem os clientes. Dessa forma, o especialista em SEO pode criar conteúdo para o blog da empresa como “roteiro de viagem para a Disney”, “ 5 dicas imperdíveis para curtir Lisboa”.

Portanto, contar com esses profissionais é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer, seja ela pequena, seja ela grande.