Realidade mista

Realidade mista: O que é e como pode te ajudar no marketing digital!

Saiba tudo sobre a realidade mista e os impactos dela no marketing digital do seu site!

O que é “realidade mista”?

A realidade mista nos proporciona a fazer várias atividades virtualmente como se estivéssemos com a situação diante dos nossos olhos, não em uma tela de computador, seria como se nós estivéssemos dentro da tela vivenciando o que se passa lá dentro.

Mas se engana quem acha que a realidade mista surgiu há pouco tempo. Em 1994 o termo foi usado por Paul Milgram e Fumio Kishino no artigo “A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays” que introduziu o conceito de continuidade da virtualidade, ou a “extensão da internet”, projetando o mundo virtual para o mundo real. Isso hoje é possível através de um óculos de papelão com lentes biconvexas e um smartphone com a apresentação do conteúdo adaptado para óculos de realidade virtual.

Com tudo isso em ordem e funcionando, você parte para a visão de dentro da tela, a chamada “extensão da virtualidade” dita anteriormente, fazendo com que você veja a tela como algo real, aí surge o termo “realidade mista”.

Diferenças na realidade mista

Não faltam informações sobre esse tema, diversos sites, perfis em redes sociais e blogs falam sobre o conceito de realidade mista é simples de ser compreendido, mas isso não quer dizer que existam flexões deste termo para que sejam compreendidas as outras formas de interpretação da realidade mista.

Realidade virtual

O termo mais difundido entre a população normal é o de realidade virtual. Esse termo representa um dos dois tipos de realidade mista.

Na realidade virtual, o usuário encontra-se completamente imerso no ambiente virtual, podendo ter o controle total de seus movimentos compreendidos neste ambiente virtual. Para que isso aconteça é preciso que você utilize controles nas mãos, para que o computador possa identificar seus membros e assim representar seus movimentos na tela.

Realidade aumentada

Neste tipo de realidade mista, o usuário pode utilizar o cenário do mundo real para mexer em elementos digitais. Um exemplo muito popular é o jogo “Pokemón Go!” o qual utiliza do ambiente real através da câmera do seu aparelho e introduz elementos fictícios, que existem apenas no computador, como eram colocados os Pokémons em diversos locais.

Essa tecnologia vem crescendo nos próprios smartphones, e a tendência é que cresçam cada vez mais, podendo ser usufruídas por smartphones que disponham da tecnologia de realidade aumentada.

Onde a realidade mista pode ser usada?

A realidade mista pode ser utilizada para diversas coisas, uma forma mais interativa que o normal pode ajudar no aprendizado de crianças ou qualquer outra idade, medicina, entre outras situações.

Na educação a alternativa da realidade mista é muito bem avaliada, pois ajuda a pessoa a aprender através de interação, sendo um processo menos desgastante que o método tradicional de ensino. O ensinamento de uma forma alternativa pode ajudar muitas pessoas que sentem dificuldades com o aprendizado tradicional. Já existem diversos projetos para a criação de sites onde as instituições de ensino irão utilizar o conteúdo para ensinar os alunos através da realidade mista.

A medicina pode ser uma área a utilizar a realidade mista, podendo transmitir informações em tempo real de forma mais descritiva e exemplificada, a tecnologia ajuda tanto pacientes quanto profissionais em formação, pois situações práticas como cirurgias podem ser levadas para a realidade mista ou realidade virtual, entre outras ocasiões adaptáveis.

Os videogames também estão por dentro do uso da realidade mista, já é de conhecimento público os óculos da Sony para tornar os jogos do PlayStation em games interativos em realidade virtual. O fenômeno da realidade virtual tem grande responsabilidade dada ao marketing de conteúdo feito pela Sony e o engajamento do seu público na novidade, por isso várias crianças sabem do que se trata a tão popular “realidade virtual”.

Precisando de Marketing de Conteúdo?

Precisando de conteúdo para seu site? A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site e marketing de conteúdo. Solicite um orçamento de site.