Robôs que limpam a caixa d’água

Robôs que limpam a caixa d’água: como funcionam

Robôs que limpam a caixa d’água já são uma realidade e são grandes aliados na manutenção de reservatórios de águas. Eles possuem vantagens em relação à limpeza manual, que é a tradicional. Entretanto, possui algumas desvantagens também.

Se você nunca escutou falar de robôs que limpam a caixa d’água, mas ficou interessado em saber como eles funcionam, onde encontrar e quais suas vantagens e desvantagens, continue lendo esse texto. 

Confira mais sobre robôs que limpam a caixa d’água no artigo abaixo!

Funcionamento do robô

Os robôs que limpam a caixa d’água são, basicamente, aspiradores. Eles possuem um mecanismo que consegue aspirar toda a sujeira do seu reservatório de água. Entretanto, eles não precisam que o reservatório esteja vazio para fazer isso.

Dessa forma, você não precisa fechar o registro e esvaziar sua caixa d’água para a limpeza. Você pode continuar seu dia normalmente, sem se preocupar com a falta de água que os outros métodos de limpeza causam.

Isso faz esse método ser o ideal para lugares que não podem parar nunca. Ou seja, lugares nos quais a falta de água é, não só um inconveniente, mas, também, algo que impede o correto funcionamento das atividades diárias, como hospitais e indústrias.

Todavia, eles também podem ser usados para limpezas domésticas. Logo, você pode utilizá-los para limpar a caixa d’água da sua residência. Porém, não basta você possuir o robô, você precisa saber operá-lo para que a limpeza seja feita de forma correta e não ocorra danos nem a sua caixa d’água e nem ao próprio robô.

Comparação com limpeza manual

Os robôs que limpam a caixa d’água possuem vantagens e desvantagens, quando comparados com os métodos de limpeza manual. As vantagens são óbvias. Eles não  precisam esvaziar seu reservatório de água nem interromper o fornecimento. Já as limpezas manuais, precisam.

Não existe uma técnica de limpeza manual que não seja necessário retirar toda a água da caixa e fechar o registro pelo tempo da limpeza. Além disso, após a limpeza, ainda há o tempo do reservatório encher de água antes da distribuição normalizar. Assim, você fica muito tempo sem água canalizada em casa.

Além disso, a limpeza com os robôs não precisa de nenhum produto químico, visto que o mecanismo de aspirar a sujeira é suficiente para garantir que o reservatório será limpo de forma satisfatória. Por outro lado, a limpeza manual exige o uso dessas substâncias, o que gera um risco de intoxicação.

Porém, a limpeza manual é mais barata, sendo essa sua grande vantagem. Ela é o método mais acessível para a maior parte da população.

Motivos para limpar a caixa d’água

Agora, é importante ressaltar que, independente do método escolhido para realizar a limpeza da sua caixa d’água, você precisa limpar, frequentemente, seu reservatório.

A lei fala que a limpeza deve ser realizada de seis em seis meses. Todavia, mesmo sem levar em consideração a obrigatoriedade dessa limpeza, você deve realizar esse procedimento. A água suja é  capaz de transmitir várias doenças para você e sua família.

Assim, você deve limpar sua caixa d’água para garantir que a água que você e sua família estão consumindo está, realmente, tratada e livre de possíveis enfermidades.

Por fim, agora que você já entendeu sobre robôs que limpam a caixa d’água, pode escolher um dos métodos (manual ou com robôs) para realizar essa limpeza. Contudo, é importante lembrar que você deve sempre contratar uma empresa qualificada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Somente ele saberá aplicar as técnicas de limpeza de forma segura e eficiente. Garantindo que seu reservatório de água, realmente estará adequado para o uso, no final.