Marketing Verde

Marketing Verde: o que é e como implementar na empresa?

Conheça a estratégia que visa reduzir os impactos ambientais negativos de empresas

Que as mudanças climáticas e a preocupação com o planeta são pautas presentes em todas as áreas da sociedade, já não é novidade para ninguém. 

Há pouco tempo da COP27 (27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), as atenções para as possibilidades e a ação de todos os agentes sociais cresceram. As corporações também entram nessa pauta e devem agir para colaborar com o planeta com as ferramentas que têm à disposição.

No entanto, o engajamento com a sustentabilidade deve ir além de um movimento de tendência e figurar em ações efetivas e pilares da organização. Afinal, cuidar do meio ambiente não deve estar apenas na moda, mas ser um modo de pensar e agir no mundo.

Uma estratégia importante e que está sendo amplamente divulgada e proposta em empresas de diferentes ramos é a do Marketing Verde. Você já ouviu falar?

O que é Marketing Verde?

É uma estratégia de marketing que foca e promove as vantagens dos produtos, da cadeia de produção ou mesmo da postura empresarial em relação ao planeta. 

De modo geral, é um marketing com apelo sustentável: seu principal argumento é a defesa do meio ambiente e como a organização em questão se posiciona. 

O Marketing Ambiental, como também é conhecido, exibe a imagem da empresa como uma corporação com consciência ecológica, que imprime sua preocupação com a área em todas as suas atitudes.

Pilares da estratégia

Os pilares do Marketing Verde derivam-se dos pilares da própria sustentabilidade. Amparados pela preocupação social com o meio ambiente, eles são importantes para guiar as ações das empresas, isto é, são princípios que guiam o posicionamento e a cadeia de organizações. 

São eles:

  • Ser ecologicamente correto;
  • Ser economicamente viável;
  • Ser socialmente justo;
  • Ser culturalmente aceito.

Benefícios

Além de beneficiar o meio ambiente e a sociedade como um todo, o Marketing Ambiental também pode trazer vantagens para a própria organização que o pratica. 

Alguns benefícios são:

  • Diferenciar-se da concorrência;
  • Destacar-se no mercado para acionistas e investidores que buscam empresas com essa pauta;
  • Atender às exigências do novo consumidor;
  • Agregar mais valor à marca.

Como implementar na empresa?

Ainda que sua empresa não possua grandes recursos financeiros para investir nessa estratégia, há algumas iniciativas práticas que promovem a sustentabilidade. 

Pensar em utilizar fontes de energia limpa e quais condutas podem ser adotadas para reduzir o impacto na natureza é uma ótima maneira de começar a reestruturar sua empresa em conformidade com o Marketing Verde.

É importante incutir na cultura da empresa a valorização do ambiente e um pensamento voltado à sustentabilidade. 

Veja algumas ações para adotar:

  • Optar por fornecedores que também valorizam a pauta sustentável;
  • Economizar água, luz e outros recursos na empresa e na cadeia de produção;
  • Fazer a coleta seletiva de lixo;
  • Optar por mercadorias menos nocivas ao meio ambiente;
  • Produzir itens com maior durabilidade.