Descubra como abordar cliente para contabilidade

Descubra como abordar cliente para contabilidade?

Quem decide trabalhar em segmentos concorridos como o contábil precisa saber bem como abordar cliente para contabilidade. Afinal, um dos maiores desafios de qualquer negócio é atrair novos clientes para aumentar o faturamento da empresa.

Quando tratamos de mercados com muita oferta de serviço, como nesse caso, pode parecer ainda mais difícil traçar uma estratégia de prospecção de clientes. Mas, é importante levar em consideração que serviços contábeis são utilizados por muitas pessoas e empresas. 

Sabendo disso, é possível definir alguns processos que vão ajudar a encontrar novos clientes para o seu escritório. Para isso, é essencial conhecer muito bem o mercado de atuação, a sua própria empresa e o seu cliente ideal.

Essas informações são muito importantes para saber melhor onde procurar e como abordar cliente para contabilidade. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Como abordar cliente para contabilidade: 5 dicas

Se você está na dúvida de como montar uma estratégia de prospecção de novos clientes para seu escritório de contabilidade, não se preocupe. Com alguns passos simples é possível traçar táticas para aumentar o faturamento da sua empresa.

1. Faça uma análise da sua empresa

Para começar esse processo pode valer muito a pena olhar para dentro de casa. Ou seja, analisar alguns pontos do negócio para tirar respostas e conclusões que vão ajudar na estratégia.

Esse passo faz mais sentido para quem já tem um tempo de operação e uma cartela de clientes. Mas mesmo os escritórios menores com menos negócios fechados também conseguirão tirar algumas ideias desse processo.

Nessa análise é importante observar alguns pontos como:

  • em qual segmento do mercado a sua empresa se sai melhor

Tente identificar se existe um tipo de cliente mais comum na sua base. Por exemplo, talvez o seu escritório atenda mais empresas de pequeno porte ou estabelecimentos comerciais, por exemplo. 

Verifique se o escritório oferece alguns serviços contábeis específicos para esses clientes mais comuns.

  • quais são os pontos fortes do seu negócio em relação ao mercado

Conhecer bem a sua empresa e saber quais no que a equipe costuma se sair muito bem também pode ajudar. Isso pode indicar um tipo de serviço ou especialidade do negócio, por exemplo. 

Também é um bom argumento para utilizar na divulgação da empresa na hora de definir como abordar cliente para contabilidade.

Por outro lado, também é essencial saber os pontos em que é preciso realizar melhorias. Levantar essas questões pode trazer um novo olhar para o planejamento estratégico da empresa.

Para fazer isso é possível utilizar métodos de análise estratégica, como a Análise SWOT, por exemplo.

  • qual o diferencial da sua empresa

A partir dessas duas análises será possível identificar com mais facilidade qual o diferencial do seu negócio. Afinal, para se destacar em um mercado concorrido, é preciso oferecer algo que os concorrentes não fazem.

Esse diferencial pode estar no uso de tecnologia ou mesmo no tipo de atendimento prestado no dia a dia. Também é possível se diferenciar através de serviços exclusivos. 

Por exemplo, a fintech Cora tem um Programa de Parceiros de Contabilidade que oferece serviços diferenciados para o seu escritório disponibilizar para seus clientes. 

As empresas que fazem parte do Coraliados conseguem acesso facilitado a Cartão de Crédito PJ para seus clientes e Prioridade na Aprovação da Conta Empresarial. Além disso, ainda tem o escritório divulgado pela Cora.

  1. Defina seu cliente ideal e determine uma segmentação

Outro ponto que facilita o entendimento de como abordar cliente para contabilidade é definir um cliente ideal ou, pelo menos, um nicho de mercado.

Ao invés de atacar qualquer tipo de empresa para trazer para sua empresa, fica muito mais fácil quando você faz uma segmentação de mercado. Dessa forma, é possível criar serviços mais alinhados às necessidades dos clientes.

O que ajuda também na hora encontrar novos prospects ou leads. Isso porque, com essas informações você terá mais facilidade em identificar onde eles estão e qual a melhor abordagem.

  1. Invista em marketing

Com as definições acima em mãos você já tem um bom material para iniciar as divulgações sobre o seu negócio. Afinal, de nada adianta investir na empresa se ninguém ficar sabendo.

Marketing de Conteúdo

Um pilar importante no Marketing Digital atualmente é o Conteúdo. Isso porque as empresas que se destacam são aquelas que se tornam referência no assunto de interesse de seus clientes.

E a melhor forma de mostrar autoridade sobre um tema é investir na produção de conteúdo informativo ou educativo que faça diferença no dia a dia das pessoas.

Por isso, investir em um blog e em Materiais Ricos, como e-books e webinars, é uma forma eficiente de atrair clientes para o seu negócio.

Redes Sociais

Ainda que sejam muito utilizadas para entretenimento, é fundamental ter um posicionamento sólido nas Redes Sociais. Ao fazer isso é preciso muito cuidado para manter sempre uma postura profissional, onde quer que seja.

A definição do cliente ideal do seu escritório contábil também vai te ajudar a saber onde seus prospects passam mais tempo.

Divulgação offline

Além da internet, é interessante manter uma divulgação fora dela também. Se fizer sentido para sua empresa, talvez valha a pena investir na confecção de panfletos ou até em outdoors,a depender da forma como sua empresa trabalha.

  1. Peça indicações

Outra opção é investir na sua própria clientela para atrair novos clientes para o seu escritório de contabilidade. É possível pedir indicações para seus clientes mais fiéis e, quem sabe, oferecer um benefício para estimular essas indicações.

Muitas vezes, oferecer um desconto ou serviço extra para aqueles que quiserem apresentar colegas do mercado pode ser muito efetivo.

  1. Tenha objetivos claros e analise os resultados

Por último, mas não menos importante, é essencial traçar uma estratégia de como abordar cliente para contabilidade baseada nos objetivos da empresa.

Para isso, é necessário fazer uma análise e definir metas a serem atingidas pela empresa. Com um objetivo de faturamento mensal, por exemplo, é possível identificar quantos novos clientes sua equipe comercial precisa captar para o escritório. E, a partir disso, definir a estratégia de divulgação e prospecção de clientes.

Com os objetivos e resultados em mãos, mantenha sempre uma rotina de análise do quanto sua base de clientes têm aumentado em relação ao objetivo. Dessa forma, é possível verificar se as táticas usadas para captar clientes estão sendo eficientes e se é preciso realizar algum ajuste na estratégia.