BeReal para marcas

BeReal para marcas: vale a pena participar dessa rede social?

Popular entre a geração Z, veja como posicionar sua empresa no aplicativo

O que é BeReal?

Por volta das 9 horas da manhã, Heloisa Rovaroto estava quase pronta para ir ao trabalho. Só faltava escovar os dentes. Mal tinha levado a escova à boca e recebeu uma notificação no celular: “Time to BeReal”.

De frente para o espelho e sem parar de escovar, Heloisa enquadrou a cena com cuidado, mas de forma rápida. Afinal, tinha apenas dois minutos para tirar uma fotografia de si mesma cuidando da higiene bucal.

Depois do clique, duas fotos foram produzidas ao mesmo tempo, uma sobreposta a outra. No canto superior esquerdo, na foto em miniatura, a professora está tirando uma selfie com a escova na mão. Na boca, a espuma do creme dental. Na parede ao fundo, o azulejo todo suado denota que alguém acabou de sair do banho.

Na fotografia maior, Heloisa está refletida em um espelho (também suado), tirando uma foto com o celular na frente do rosto. No reflexo, também é possível ver o creme dental com a tampa aberta em cima da pia e ao fundo uma toalha mal estendida.

Sem filtros ou colagens, tudo na imagem transpira o caos da correria do dia a dia de qualquer pessoa. Uma foto autêntica. Não postou a imagem no Instagram, claro. Lá, a busca é pelo instante perfeito. Publicou a imagem no BeReal, uma nova rede social que já tem mais de 400 milhões de downloads.

Surge o BeReal

Nas artes cênicas, existe o clímax e o anticlímax. Nas ciências sociais, tese e antítese. Agora, nas redes sociais, surge o BeReal: o anti-Instagram. Uma espécie de antídoto para a dinâmica instragramável que prioriza a estética do “tudo é sempre perfeito e belo”.

Criada em abril de 2020 por dois franceses, o aplicativo vem se tornando a estrela das mídias virtuais. Segundo a consultoria Apptopia, em fevereiro de 2023, atingiu 10 milhões de usuários diários. No hype do seu sucesso, em outubro de 2022, cerca de 20 milhões de pessoas acessaram suas contas diariamente.

A maioria dos usuários faz parte do grupo conhecido como geração Z, ou seja, aqueles nascidos no final do século passado e início dos anos 2000. É esse estrato etário que, ao se cansar da falsa vida perfeita promovida pelos algoritmos do Instagram, passou a se aventurar pela dinâmica da “realidade nua e crua” do BeReal.

Nesta plataforma, não existem correntes de tendências ditadas pelos influencers, filtros para embelezar as fotos ou a ferramenta like para impulsionar publicações. As únicas ações possíveis são reagir na forma de emoji ou comentar.

Todo o conceito do BeReal gravita na publicação de uma foto por dia. Sem filtros, sem programação de horários e sem modificações. E com um pequeno detalhe: a foto tem que ser tirada em até dois minutos após o recebimento da notificação.

O momento no seu modo mais autêntico possível. Uma das ideias da plataforma é quebrar a obsessão pelo perfeccionismo que as redes sociais atuais provocam na gente.

O comprometimento do aplicativo com a autenticidade do momento é tão grande que ele alerta os seguidores caso a foto seja publicada fora da janela de tempo permitida ou se o usuário tentou fazer quaisquer alterações na imagem.

Para instigar a participação neste jogo aleatório, o acesso à foto dos nossos amigos e seguidores só é possível caso a gente tenha feito a publicação do dia. Caso contrário, os conteúdos são bloqueados.

Com todas as suas restrições e seu funcionamento peculiar e muito diferente das redes sociais clássicas, o BeReal pode ser colocado a qualquer momento sob xeque. Mas, por enquanto, não é o que os fatos vêm denotando.

Além da crescente onda de downloads do aplicativo desde a sua fundação, outro acontecimento começa a dar sinais de que esta dinâmica pode ter chegado para ficar: o Instagram está começando a desenvolver e testar funcionalidades parecidas com o BeReal.

Com a consolidação de um público gigantesco, as marcas começam a se perguntar se vale a pena participar dessa rede social. A seguir daremos alguns exemplos e dicas de como marcas e personalidades passaram a se posicionar no BeReal.

Vale a pena colocar sua marca no BeReal?

O BeReal não foi pensado para criadores de conteúdo profissionais ou por marcas e suas publis. Ao contrário, sua dinâmica de funcionamento vai contra o marketing digital. No entanto, algumas empresas começam a criar seus conteúdos na tentativa de ocupar mais um espaço. Principalmente, pela facilidade de acesso à plataforma, que pode ser desde por um smartphone até um notebook Dell.

No setor de alimentação, por exemplo, marcas utilizam o aplicativo para publicar em tempo real como seus pratos são produzidos. Como as publicações são feitas em momentos aleatórios, eles podem estar sendo preparados ou finalizados. Mas uma coisa é certa: não tem como encenar.

O setor do showbusiness também encontrou uma saída para se aventurar no BeReal. Tudo começou quando a estrela pop Harry Styles atendeu a pedidos de uma fã e, no meio de um show, tirou uma foto com o celular da moça. Hoje, uma série de músicos (e até mesmo programas de TV) usam a plataforma para publicar momentos como esses ou em bastidores.

O uso do BeReal pelas marcas e influenciadores está apenas engatinhando. Mas todos os dias pipocam formas diferentes de aproveitar mais esse espaço virtual para apresentar suas ideias e produtos. O ideal é manter-se atualizado.