Conheça as ferramentas que são tendência para a área de tecnologia de informação

Conheça as ferramentas que são tendência para a área de tecnologia de informação

2023 aponta ser um ano repleto de novidades importantes no universo de segurança digital

A segurança da informação é não apenas uma exigência legal em tempos de LGPD, mas também uma demanda crescente das empresas e dos consumidores. Afinal, os dados são como uma nova commodity, em termos de valorização e importância, vide o crescimento das gigantes do ramo, como Google ou Meta.

Esse recurso, quando mal manipulado, gera sérias consequências reais, pois dados podem ser vazados pela web afora, expondo informações importantes e, por vezes, sigilosas.

Em 2022, os ataques hacker aumentaram em 180%, em relação ao ano anterior, segundo o Boletim de Segurança da Kaspersky. Para dar conta dessa onda crescente de ataques, é necessário estar atento às tendências de segurança que prometem despontar neste ano de 2023.

Com o advento de tantas tecnologias novas, por exemplo, o 5G, a Internet das Coisas ou a Inteligência Artificial, novas ferramentas têm aparecido como tendência para dar conta da demanda por segurança digital. Dentre elas, destacam-se:

Confiança zero

Uma filosofia que já vem sendo implantada nas empresas, o “Zero Trust” é uma estratégia de segurança que tem como princípio que nenhum dispositivo ou pessoa é confiável para acessar as redes da empresa, mesmo que seja um funcionário.

A máxima “nunca confiar, sempre verificar” é uma forma de checar e filtrar a identidade de usuários e, dessa forma, mitigar possíveis invasões, garantindo acessos mais seguros, principalmente para os feitos a distância, caso do home office.

Blockchain as a Service (BaaS)

A tecnologia das criptomoedas aplicada à segurança desponta como uma grande tendência para 2023. O BaaS funciona criando um caminho criptografado até os dados, sendo praticamente impossível de ser decifrado. É considerado um sistema muito seguro,  devido a sua característica focada na descentralização das informações.

Soluções em nuvem

De baixo custo e capaz de soluções flexíveis, seu maior expoente é o chamado CASB, ou Cloud Access Security Broker, o corretor de segurança de acesso à nuvem.

Este software age nas duas maiores vulnerabilidades da nuvem: falha na autenticação de credenciais do usuário, o que pode causar roubo da identidade, e brechas em aplicativos ou sistemas. Ele intermedia o usuário e o serviço de hospedagem, ampliando o controle sobre a segurança.

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

É através da grande adaptabilidade dos sistemas de IA e do Machine Learning que tem se tornado possível a rápida identificação das novas ameaças à segurança de dados.

A análise de padrões de ataque e de comportamento inadequado nas redes, que possuem a característica de estarem em constante mutação, é a peça-chave para a boa execução das tarefas defensivas da IA.

Os chamados “sistemas adaptativos de IA” permitem o aprendizado dinâmico e o ajuste rápido às novas formas de ataque cibernético.
O conhecimento a respeito dessas tecnologias é fundamental para o mundo moderno, tão embasado na segurança de dados. Um profissional formado em gestão da tecnologia da informação é capaz de monitorar e analisar todos os processos de segurança de empresas, garantindo assim um ambiente seguro para as mais diversas aplicações.