Como adicionar glitter à maquiagem

Como adicionar glitter à maquiagem?

Dicas e segredos para usar o glitter em qualquer época.

Normalmente, nossas maquiagens arrasadoras seguem as regras básicas de sopesamento entre boca e olhos, priorizando um sutil realce de nossas melhores características. No entanto, é inegável que adoramos ousar com uma boa maquiagem carregada no brilho!

Se você costumava tirar o glitter da caixa apenas para o carnaval, é hora de repensar essa atitude. Selecionamos algumas dicas para adicionar glitter às maquiagens para outras ocasiões que não o frevo carnavalesco.

Tipos de glitter

Antes de começar as dicas para aplicar e adicionar glitter à maquiagem, é importante frisar que não existe apenas um tipo de glitter, mas vários, e disso vem sua aplicabilidade para usos diversos, mesmo que sempre associado a looks festivos.

Existe o glitter grosso e o fino. O grosso possui grãos maiores, sempre visíveis e em formatos (círculos, polígonos, corações). Esse tipo de glitter, realmente, é aconselhável para festas ou carnaval. Mas existe o glitter fino, com textura parecida ao de iluminadores em pó solto. Esses podem perfeitamente ser introduzidos em uma maquiagem mais suave e cotidiana.

Como aplicar

Existem várias formas de aplicar glitter, mas também algumas diferenças a depender de qual glitter você utilizar (grosso ou fino). Caso queira um produto capaz de fixar os dois tipos de glitter, invista em um primer específico para glitter. Parecido com o primer para olhos, mas geralmente com uma textura mais pastosa, o específico para glitter pode ser utilizado em toda a face e fixa os dois tipos de glitter.

Se você já está planejando o próximo carnaval ou é entusiasta das festas virtuais, cola para cílios postiços é a melhor opção para fixar glitters grossos ou com formas definidas que você queira dar destaque. A cola para cílios também consegue fixar pedrarias, caso esteja pensando em uma maquiagem mais elaborada.

Se você quer dar um brilho extra ao batom, o glitter pode ser utilizado nos lábios e, para fixar, basta ter em mãos um gloss labial. Se puder, faça uma mistura em palettes separadas (gloss, batom e glitter) e depois aplique com pincel.

Finalmente, para glitters finíssimos, uma bruma fixadora ou água termal dão conta do recado. A vantagem do glitter fino e da água termal é que você pode utilizá-los no rosto e no corpo, garantindo uma cobertura sutil, mas efetiva.

Uso cotidiano

O assunto é delicado, mas se estamos falando de glitter finíssimo, é perfeitamente possível promover sua introdução em maquiagens do dia-a-dia como iluminadores. Caso já possua um pó iluminador de sua preferência, é possível finalizar a maquiagem com a bruma e dar leve batidinhas com um glitter fino nas áreas que quiser ressaltar, como maçãs do rosto e têmporas da sobrancelha. Em áreas mais delicadas, como ponta do nariz e arco do cupido, iluminadores convencionais ficam mais sutis.

Quando usado como iluminador, é aconselhável que o glitter fino esteja adequado ao seu tom de pele, principalmente em relação ao tom de fundo: quente ou frio. Se seu tom de fundo for frio, pode investir em prateados, brancos e rosados. Caso seja quente, dourados e brancos quentes ou amarelados ficarão perfeitos.

Outra utilidade para glitter fino é fornecer brilho a uma sombra opaca cuja cor você goste muito. Aplique com as pontas dos dedos ou com um pincel que possa esfumar. Pronto! Você terá uma nova sombra!

Para áreas menores e mais delimitadas, é bom proteger espaços em que você não quer que exista glitter. Para isso, existem adesivos específicos, mas caso não tenha, uma fita adesiva comum basta. Aliás, bom lembrar que a fita adesiva pode ser uma boa aliada na hora de tirar o glitter, especialmente os mais grossos.