dicas para otimizar o espaço de salas pequenas

6 dicas para otimizar o espaço de salas pequenas

Alguns truques decorativos podem ajudar a dar a sensação de amplitude ao ambiente. 

Uma das grandes tendências de quem vive em grandes centros urbanos é encontrar imóveis pequenos para morar. Por conta da disputa por metro quadrado em regiões renomadas e próximas do trabalho, as construtoras têm optado por fazer residências compactas. 

Para quem vive sozinho ou está começando a vida a dois agora, a falta de espaço não precisa ser um problema. Além disso, com móveis pequenos e compactos, como poltronas coloridas, nas mesmas tonalidades das paredes, é possível disfarçar o tamanho do ambiente. Confira, a seguir, outras dicas para otimizar o espaço e dar amplitude às salas pequenas.

Truque do espelho

Espelhos ajudam a dar a falsa sensação de amplitude ao ambiente, por isso, são um dos queridinhos dos decoradores na hora de compor projetos para locais pequenos. Uma parede inteira de espelhos, preferencialmente contrária às janelas, ajuda a criar a sensação de profundidade na sala, favorecendo o décor.

Cores claras

Para as paredes, cores claras também ajudam a ampliar o ambiente, além de favorecerem a iluminação. Não é preciso ficar preso ao monótono branco e bege: as empresas de tinta já contam com um leque variado de cores claras em diversas tonalidades, justamente para quebrar o tédio.

Outra forma de tirar proveito das cores é lançar mão de estofados, cortinas, móveis e objetos decorativos coloridos. Isso também traz mais alegria para o ambiente.

Paredes

Para quem tem pouco espaço, as paredes tornam-se grandes aliadas. Use e abuse delas de forma decorativa e funcional. Prateleiras, estantes, bancadas, nichos e até uma mesa dobrável pode ser colocada nas paredes para usar no dia a dia sem ocupar muito espaço.

Também é legal que esses elementos possam ser encontrados nos mais variados estilos, do rústico ao industrial ou do clássico ao romântico, para combinar com todos os gostos.

Móveis dois em um

Alguns móveis são planejados para terem dupla função na casa. Desse modo, para quem vive em ambiente pequeno, eles são uma verdadeira mão na roda. Aproveite sofá-cama, mesa dobrável que vira escrivaninha, cadeira de trabalho que é bonita suficiente para ser usada como poltrona na sala, entre outras ideias para otimizar o espaço sem perder a funcionalidade para a realização das tarefas do dia a dia.

Luz

A iluminação pode fazer milagres pela decoração ou destruir um ambiente — tudo vai depender do modo como ela é usada. Para dar amplitude à sala, quanto mais claridade, melhor, em especial, luzes mais frias, como as brancas.

Se a ideia fosse diminuir o espaço e trazer mais aconchego, apostaríamos no contrário: luminárias de lâmpada amarela e luzes pontuais. Caso não seja possível mexer na estrutura elétrica do ambiente para dispor de mais luminárias de teto, aposte na claridade natural.

Janelas grandes ainda ajudam a arejar o cômodo e valorizar a decoração. As luminárias de apoio, como abajures de mesa e piso, também podem ser bastante úteis.

Rodízio

Móveis com rodízio podem ser de grande ajuda para a limpeza do dia a dia. No caso de salas pequenas, eles também servem para deslocar de um lado para o outro e mudar o ambiente. Para quem conta com uma mesa pequena e vai receber visita, por exemplo, ter uma cadeira ou uma poltrona com rodinhas facilita bastante a hora de acomodar todos sentados.

Leia também: Dicas de cadeiras para home office

O estofado que fica em um cantinho da sala ou do home office pode ser facilmente deslocado até a ponta da mesa para que todos fiquem bem adequados e confortáveis. Diferente das convencionais banquetas, as cadeiras e as poltronas com rodízio têm apoio para as costas, favorecendo a ergonomia.