dicas para usar bermudas com estilo

5 dicas para usar bermudas com estilo

Além de conhecer os diferentes estilos de bermuda, é fundamental combiná-las bem com camisetas, calçados e acessórios. Confira algumas dicas para não errar na hora de montar um look com a roupa mais badalada do verão! 

O verão está chegando e, com ele, a necessidade de vestir roupas mais leves e confortáveis. Uma das peças queridinhas da estação mais quente do ano são as bermudas, já que elas permitem uma boa circulação de ar. 

Outra vantagem dessa peça de roupa é a versatilidade, pois ela pode ser usada nas mais diversas ocasiões, desde idas à praia e encontros com amigos até o trabalho. Isso a torna uma verdadeira peça curinga no armário.

Por isso, se você está em busca de novos modelos de bermudas, mas fica receoso na hora de montar o look, confira algumas dicas de como combiná-las com outras peças, mantendo o conforto e o estilo! 

Conheça cada estilo

Por ser uma peça versátil, ela pode ser encontrada em diferentes estilos, tecidos e cores. Enquanto a bermuda jeans é mais fácil de ser combinada, o tipo sarja é bom para quem gosta de um visual mais despojado e arrumado, indo bem com uma camisa e até um blazer. Para quem adora praticar exercícios físicos, não pode deixar de ter uma bermuda de poliéster.

Já a bermuda de alfaiataria é o modelo mais formal. Essa peça é usada acima do joelho e necessita estar bem ajustada ao corpo. A cargo é mais larga e tem vários bolsos, sendo recomendada para uma composição mais descontraída, com camisetas estampadas, por exemplo. 

Adeque às ocasiões

Como qualquer peça de roupa, as bermudas devem ser adequadas para cada ocasião. Elas não costumam aparecer em ambientes formais de trabalho. Contudo, se a sua empresa permite esse vestuário, vale investir em peças em cores mais clássicas, como o preto, o cinza e o azul marinho.

Se você vai a um encontro com alguém, vale usar uma bermuda de sarja, priorizando tons mais claros, como o bege, principalmente, se o evento acontecer em um lugar ao ar livre. Caso a ocasião seja uma saída descontraída com amigos, vale combinar a peça com barra dobrada e uma camiseta estampada. 

Acerte no calçado

Todo visual implica em uma boa combinação não só de roupas, mas também de calçados. Por isso, pense bem no que vai colocar nos pés. Caso contrário, o sapato pode estragar o visual. Bermudas de alfaiataria combinam com sandálias fechadas ou tênis slip on.

Para eventos casuais, o driver e o mocassim caem bem com bermuda de sarja, alfaiataria e algumas versões mais lisas de jeans. Para o ambiente de trabalho, o oxford segue sendo a melhor aposta. Tênis combinam bem com jeans em situações descontraídas e íntimas, em que é possível inovar com cadarços coloridos. 

Tome cuidado com a camisa

Uma dica superimportante para não carregar o look é deixar a estampa em apenas uma região, ou seja, somente na parte de cima ou debaixo. Se você vai vestir uma bermuda xadrez ou floral, coloque uma blusa branca, por exemplo.

Para quem tem medo de errar na hora de escolher a cor, outra dica básica é buscar um tom presente na estampa ou em um detalhe e colocá-lo na peça complementar. Para quem gosta de visuais ousados, vale apostar em cores contrastantes, como azul e laranja, roxo e amarelo, verde e vermelho. 

Invista em acessórios e cortes

Quem gosta de visuais mais descolados, sabe que os acessórios e o corte das roupas são essenciais para qualquer look. Cortes assimétricos garantem uma combinação mais ousada, pedindo acessórios igualmente chamativos, como pulseiras mais largas, anéis geométricos e brincos em cores vibrantes.

Também vale pensar em cintos, detalhes como pedrarias e fitas para a cintura. Para quem curte a moda dos anos 90, amarrar um lenço na bermuda é ótimo em uma situação mais descontraída. Se você escolheu uma blusa de ombro único, que tal usar um brinco grande em uma orelha e um bem pequeno na outra? Esse contraste cria um equilíbrio criativo para o visual.