Como iniciar e planejar o marketing digital médico

Como iniciar e planejar o marketing digital médico

O marketing digital médico, assim como qualquer outro tipo de estratégia de comunicação online, deve ser feito com cautela, respeitando os limites e normas que regem essa delicada área — a da saúde.

Aliar um conhecimento médico amplo, consciente e autônomo a boas estratégias de marketing, guiadas por quem realmente entende do assunto, pode trazer resultados muito satisfatórios a qualquer empresa do segmento.

É cada vez mais comum que os mercados se adaptem às transformações digitais que vivemos, uma vez que o consumidor é cada vez mais ligado às tendências, às redes sociais e à comunicação online. O marketing digital médico não foge à regra, uma vez que ele é uma realidade que veio para solidificar novas pontes entre consultórios e pacientes na contemporaneidade.

Como investir em marketing digital médico?

O velho boca a boca pode ainda funcionar de alguma forma, mas não é mais o grande meio de marketing que as pessoas buscam na hora de escolher um profissional para atendê-las.

Na hora de investir em marketing digital médico, é preciso produzir conteúdo que seja relevante na internet. Em outras palavras, não se limite a falar apenas com o seu público-alvo, mas transmita informações e compartilhe conhecimento que possa ser transportado para diversas pessoas da internet.

Esse tipo de conteúdo relevante pode ser feito de diversas maneiras, tais como:

  • Posts criativos em redes sociais diversas;
  • Artigos relevantes com boas estratégias de SEO em um blog médico;
  • Desenvolvimento e compartilhamento de e-books;
  • Conteúdo audiovisual bem gerido em um canal no YouTube;
  • E-mail marketing bem-feito e direcionado ao público certo;
  • Layout moderno, atraente e adequado.

Alcançando os objetivos

Por meio do marketing digital médico, você entende que precisa investir para alcançar um objetivo, certo? Depois de traçada a meta que pretende alcançar, dialogue com quem for te ajudar nesta escalada, pois, acima de tudo, a comunicação online é econômica, abrangente e sustentável.

Assim sendo, você pode conquistar novos clientes, espichando seu nicho mercadológico para segmentos que antes não alcançava, justamente por meio das estratégias de marketing digital. Você também pode ganhar e gerar autoridade dentro do seu segmento, o que ajudará a posicionar e referenciar a sua marca nas buscas realizadas no Google.

Esse tipo de comunicação digital também humaniza e aproxima um tipo de trabalho mais sério e muitas vezes temido — como a medicina e os procedimentos que envolvam a saúde, num geral — da rotina dos pacientes, que poderão normalizar melhor os processos e sentir mais calma e confiança ao procurar um profissional da saúde.

Em outras palavras, o marketing digital médico também pode ser muito útil em duas grandes pontas de um iceberg comercial: um conteúdo bem-produzido e relevante gera leads (ou seja, abraça potenciais consumidores que, se conquistados, podem se tornar clientes). Mas esse conteúdo também fideliza, marca e se comunica com clientes já conquistados, abrangendo a sua marca, encurtando distâncias e alcançando números cada vez mais interessantes para o seu consultório.