dicas para sua empresa utilizar o Instagram Stories

6 dicas para sua empresa utilizar o Instagram Stories

O Instagram Stories é uma ferramenta que tem sido muito difundida entre as empresas para a realização de estratégias de marketing digital.

O Instagram, rede social de estilo de vida e imagens com um sucesso estrondoso, sendo considerada a mídia social que mais cresce a cada dia.

Desde 2016, o aplicativo incluiu a opção de Stories, que consistem em vídeos ou imagens curtos postados que desaparecem após 24 horas online.

As mais diversas áreas estão atuando dentro do Instagram, desde escritórios de advocacia, até clínicas de estética de botox natural para o rosto.

Essa ferramenta, hoje em dia, acaba desenvolvendo um excelente trabalho no marketing digital. Isso porque os Stories conseguem um engajamento muito mais direto com o público.

Existem pessoas que utilizam a função Stories do Instagram mais do que o feed, e alcançar esse público com informações rápidas e dinâmicas é fundamental.

Uma das principais vantagens da ferramenta é permitir que a empresa divulgue seu conteúdo em diversos pequenos vídeos ou imagens, dando muito mais liberdade criativa à equipe de desenvolvimento de estratégias de marketing.

Os Stories também possuem uma identidade própria no aplicativo. Quando algo novo é publicado, a marca fica com um círculo em volta de sua foto de perfil e vai para o início da lista de Stories da página inicial de qualquer usuário.

Ao publicar com uma boa consistência, você garante que sua marca sempre aparecerá na lista das pessoas, instigando-as a conhecer mais de seu conteúdo.

Quais as funcionalidades do Stories?

Além do mais, os Stories são excelentes para quando há a necessidade de publicar diversas fotos de uma determinada situação.

Você pode fazer uma série mostrando todas as etapas de uma limpeza de pele profunda profissional para que seus clientes compreendam o processo e possam agendar uma sessão.

Para não poluir sua página de perfil e nem o feed de seus seguidores, você pode publicar diversas fotos e vídeos cobrindo um evento de sua empresa utilizando os Stories.

Esses vídeos, por serem uma captura em tempo real de um determinado momento, não exigem toda uma questão de produção para serem publicados, não gerando um custo para a empresa.

Além disso, nesse tipo de evento, é possível contar com diversas pessoas compartilhando tudo em tempo real. Se seu perfil empresarial for marcado nas publicações, é possível replicá-las em sua empresa, garantindo uma cobertura ainda maior do evento em questão.

O grande diferencial do Stories é a otimização de tempo do usuário. Você não precisa ficar pulando de página em página para identificar o conteúdo, basta acompanhar as publicações que serão passadas automaticamente.

É fácil mostrar uma série de itens incomuns ou interessantes para vender, como lente de contato vermelha. Esse tipo de produto acaba tendo muito mais visibilidade e saída.

Pela facilidade de uso da ferramenta, é possível criar diversos conteúdos diferenciados, como os bastidores de sua empresa e processos de desenvolvimento de produtos.

Isso gera nos consumidores uma sensação de proximidade e intimidade com a empresa, o que os torna mais propensos a realizar negócios.

Por ser uma ferramenta informal, experimente mostrar momentos de descontração da sua empresa. Happy hours, pausas para café, a organização de um evento em particular, entre outros momentos que farão os consumidores se sentirem parte da organização.

É importante lembrar de que nada disso funciona sem uma boa comunicação. A pessoa no comando do aplicativo deve estar pronta para conversar e responder qualquer dúvida e anseio que os clientes possam apresentar durante o diálogo.

Seu perfil é como se fosse um cartão de visita fisioterapia, onde todas suas informações e trabalhos anteriores podem ser acessados.

Por isso, existe uma série de possíveis engajamentos que você pode criar usando a ferramenta do Stories, como por exemplo:

  • Vídeos ao vivo;
  • Sequências de vídeo;
  • Enquetes;
  • Boomerangs;
  • Entre muitos outros.

Esse tipo de ação diferenciada, muitas vezes, pode acabar gerando muito mais volume de público e engajamento do que você imagina. Com o Boomerang, ferramenta para criar pequenas imagens repetidas, é possível explorar diversas possibilidades.

A ideia dos Stories é representar momentos do seu dia a dia, por isso eles acabam sumindo depois de 24 horas. Para publicações importantes, entretanto, é possível criar um destaque, que ficará fixado em seu perfil por mais tempo.

Um cliente que precise de receituário odontológico pode ficar muito mais confiante de procurar um dentista que tenha seu dia a dia publicado no Instagram, por exemplo.

Por que utilizar o Instagram Stories?

A ferramenta pode ser muito útil se integrada a seu planejamento de marketing, trazendo novas possibilidades e obtendo excelentes resultados ao utilizar de forma consciente.

O primeiro ponto a ser levado em conta é a humanização de sua marca.

As fotos produzidas de um editorial de publicidade podem parecer plásticas para os usuários, e trabalhar em conteúdos rápidos e reais através dos Stories é um excelente caminho para melhoria.

Dessa forma, seu público compreenderá que a empresa é feita de pessoas reais assim como ele, e sentirá uma identificação muito mais próxima com a marca, tornando-o mais propenso a comprar seus produtos e serviços.

A personalização do aplicativo tem atualizações constantes, com ferramentas divertidas que permitem brincadeiras e atividades dentro dos próprios Stories, prendendo seu público por mais tempo em seu conteúdo.

Você pode mostrar os detalhes de um serviço de uniformes personalizados para empresas, identificando materiais que são utilizados, temas importantes que sua marca estilizou, entre outros itens.

A utilização de Stories para algumas ações pontuais passam uma sensação de exclusividade para aqueles que consumirem.

Por conta de seu período limitado de existência, você pode identificar momentos de maior audiência para lançar promoções exclusivas ou conteúdos que farão um bom engajamento.

Dicas de utilização do Stories

Ficou claro que existem uma série de recursos que você pode utilizar para aumentar seu engajamento utilizando os stories do Instagram.

A ferramenta chegou para ficar, e é importante compreender a melhor forma de utilizá-la para gerar uma alta conversão de seu público-alvo. Conheça-as a seguir:

1. Faça enquetes

Aposte no engajamento direto com clientes. A opção de criar enquetes permite que seus clientes tenham o poder de decisão.

Isso não só faz eles se sentirem mais próximos e capazes de fazer escolhas relevantes de seu produto, mas também permite que você avalie quais são os tópicos mais procurados por quem consome seu produto.

Você pode colocar uma enquete para que os usuários escolham qual modelo de espelho com toucador que você vende é o melhor. Embora o item em si não mude, a opção de personalização pode ser fundamental para seu público.

2. Capture a atenção do público

Os Stories duram 15 segundos, mas é possível pausar a rolagem automática para ver detalhes das publicações. Esse tipo de ferramenta pode ser ideal para fazer seus clientes passarem mais tempo em seu perfil.

Com isso, é possível criar um conteúdo maior e mais detalhado para divulgar seus serviços e produtos.

É recomendado não usar sempre esse recurso, uma vez que a maioria das pessoas preza pela usabilidade da ferramenta, e muitos conteúdos extensos podem fazer o cliente perder seu interesse.

3. Realize parcerias

Hoje em dia, ninguém chega muito longe sozinho. É preciso pensar em parcerias estratégicas para fortalecer sua marca. Um grande apoio nesse aspecto é a figura do influenciador digital, ou apenas influencer.

Essas pessoas são responsáveis por ter um grande público e impactar diretamente em suas decisões de compra. Criar parcerias nas quais seu produto apareça nos Stories pessoais desses influenciadores pode aumentar muito seu público-alvo

Cabe aqui uma decisão importante. Nem sempre influencers com números grandes são ideais para sua proposta.

Um influenciador que leve seu carro em uma oficina especializada em abs e publique Stories no local acabará aumentando o público do local.

Procure o tipo de influenciador que te dará mais retorno. Se você tiver um negócio local, muitas vezes vale mais a pena contratar um influencer local do que uma celebridade da internet.

4. Promova engajamento

Engajar-se é fundamental. Os Stories tem uma ferramenta de menções, na qual as pessoas podem marcar seu perfil empresarial em publicações.

Normalmente, essas publicações ou mensagens diretas contém dúvidas e feedbacks de clientes.É fundamental responder todas as mensagens direcionadas a você.

Isso porque o algoritmo do Instagram prioriza pessoas e empresas que têm engajamento direto com seu público. Isso aumenta ainda mais sua interatividade e seu ranqueamento dentro da plataforma.

5. Use e abuse dos efeitos

Hoje em dia, existe uma série de efeitos de vídeo divertidos na plataforma. Utilizá-los de uma forma estratégica pode ser o diferencial de sua empresa.

Além disso, é possível criar ou encomendar de um profissional um efeito exclusivo da sua empresa, que pode aumentar seu engajamento e gerar propaganda orgânica gratuitamente para você.

6. Acompanhe as métricas de análise

Um dos principais elementos do marketing digital é a análise. É através dela que você conseguirá compreender quais elementos têm sido bons para a estratégia e quais pontos podem melhorar.

O Instagram oferece diversas ferramentas de análise para identificar as ações que estão sendo efetivadas no aplicativo. Elementos como taxa de rejeição e conversões podem ser avaliados diretamente no Instagram.

Assim sendo, fica claro como dominar a funcionalidade do Stories no Instagram é um importante passo para a evolução da empresa nas redes sociais e em suas estratégias de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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