O que é o estilo de vida e decoração cottagecore e como aderir?

Conheça essa novidade que é febre nas redes sociais e se inspire.

O que é o estilo de vida e decoração cottagecore

A cottagecore é uma tendência estética que vem bombando na internet durante a quarentena. Ela se baseia na idealização da vida no campo, como algo bucólico, romântico e simples.

É um estilo e também um modo de vida que tem no idílico o seu referencial. Ele expressa uma nostalgia sobre a forma em que as pessoas viviam antes da urbanização dos países e da aceleração das tarefas cotidianas.

Esse estilo busca o conforto e o bem-estar, o contato harmônico com a natureza, a simplicidade e valoriza aquilo que é feito à mão. Está muito presente na moda, mas também se manifesta na decoração de ambientes.

Um quarto com décor cottagecore, por exemplo, deve ter um edredom quentinho com tema floral ou uma manta confeccionada à mão, feita de crochê ou com detalhes em bordado, jarros com flores, cerâmicas, louças com pinturas manuais e uma paleta de cores com cores suaves, que remete à natureza do campo.

Vamos conhecer mais sobre esse estilo?

Moda


Na moda, o conceito cottagecore se manifesta nas vestimentas femininas, com um estilo romântico e bucólico de saias e vestidos fluidos, com mangas bufantes, silhuetas marcadas no busto, no famoso modo cintura império, do final do século XVIII. Babados e rendas são bem vindos. Estão presentes também laços e chapéus, cabelos trançados ou meio presos.

Cores e temas


Tanto na moda, quanto na decoração da casa, o estilo cottagecore exprime a simplicidade do campo. As cores, portanto, nas roupas, paredes e objetos de decoração, devem representar a harmonia com a natureza, com tons serenos e pastéis, como brancos quentes, bege, tons variados de verde, marrom e amarelados. Também cabem tons de azul, lilás e rosa-claro.

As estampas seguem a mesma tendência: fazem parte do estilo temas florais, frutíferos, e de pequenos animais, como pássaros, borboletas e besouros, além do tradicional xadrez.

Materiais naturais


Nessa estética há a valorização de elementos naturais, como tecidos de algodão cru, linho e lã. Também o uso de madeira e fibras naturais, como capim seco e vime. Flores e plantas vivas e desidratadas compõem o ambiente. Explore esses materiais e suas texturas na decoração da sua casa.

Feito à mão


Tudo aquilo que é doméstico e feito à mão é prestigiado nesse estilo. Desde a cozinha, com a panificação e produção de doces caseiros, passando pela costura, até os mais diversos trabalhos manuais, como bordado, crochê, pintura, confecção de cerâmica, entre outros. A ideia é ter uma vida autossuficiente.

Procure decorar sua casa com peças feitas por você mesmo ou por artesãos locais. Coloque a mão na massa e descubra seus próprios talentos. Divirta-se no processo de ambientação do seu lar.

Iluminação


Um ambiente cottagecore é bem iluminado com a luz natural do sol. Organize o cômodo de tal forma que os móveis e itens de decoração não impeçam a entrada de luz solar.

Móveis


A ideia de transmitir um ar bucólico ao ambiente do estilo cottagecore, possibilita o uso de peças vintage. Você pode recuperar aquele móvel da casa da sua avó, como estofados ou uma cadeira retrô. Essa peça terá lugar de destaque na sua decoração.

Ao ar livre


Apesar de estarmos falando muito de ambientes fechados, o estilo cottagecore valoriza muito momentos ao ar livre, como o cuidado com animais, a jardinagem, a colheita de frutas e os piqueniques, com cestas de vime, iguarias preparadas em casa, leituras ao ar livre, etc.

Inspiração


Esse estilo e modo de vida é inspirado em obras literárias que ganharam versões audiovisuais, como o romance “Anne de Green Gables'' da escritora L. M. Montgomery, que ganhou as telas com a série “Anne with an E”, e o romance “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott que se tornou o filme "Adoráveis Mulheres”. Leia, assista e se entusiasme!