Como as mudanças no Instagram vão impactar o marketing das marcasComo as mudanças no Instagram vão impactar o marketing das marcas

Como as mudanças no Instagram vão impactar o marketing das marcas

A tecnologia anda a passos largos, principalmente em relação às redes sociais, em especial as mudanças no Instagram observadas nos últimos tempos.

No início, para ter muitos resultados no Instagram, era só criar um perfil, postar algumas coisas relevantes e interagir com os usuários, ultimamente, tudo precisa ser planejado, desde a foto do perfil, até a forma de escolher o nome do seu perfil.

Um aplicativo antes direcionado para a publicação de fotos pessoais passou a ter uma abrangência muito maior. Isso porque está sempre em disputa com outras plataformas digitais, buscando agregar conteúdos relevantes e centralizar diversos serviços em um único ambiente.

Com isso, os usuários precisam estar atualizados sobre todas as novidades que estão à disposição, e as empresas precisam acompanhar a evolução para não ficar para trás, aproveitando todas as oportunidades da ferramenta.

Por incrível que pareça, todo esse crescimento tecnológico tem pouco mais de 30 anos, o que é muito pouco em relação às novidades que chegam ao mercado da inovação no mundo eletrônico, demonstrando a velocidade das informações no mundo atual.

Diversos equipamentos estão atrelados à internet, reforçando a ideia da Internet das Coisas. Além dos usuais computadores e celulares, há eletrodomésticos, veículos como carros, motos e ônibus, roupas e calçados, entre outros dispositivos.

Até mesmo a automatização residencial, antes imaginada apenas em filmes de cinema, já faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

Dessa forma, a comunicação também evolui, e as redes sociais estão ligadas aos passos dos usuários e toda a interação entre diferentes comunidades, o que muda os hábitos dos consumidores e a forma como as empresas devem fazer o marketing digital.

Foco no vídeo para atrair mais clientes

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, foi categórico quando disse que o aplicativo não se baseia mais apenas em fotos.

Essa afirmação foi dada no começo de 2021, quando as mudanças apresentadas visam mudar o conceito de divulgação e focar mais em vídeos.

Com a concorrência de outras plataformas digitais, as novidades apresentadas pelo diretor do Instagram vão de encontro aos anseios e desejos dos usuários desse aplicativo, promovendo mais interação e a permanência nesta rede, que está disponível desde 2010 como uma mídia social, a princípio, apenas de fotos e imagens.

A alteração no foco do Instagram atinge principalmente as pessoas que utilizam esse aplicativo como forma de divulgar produtos e serviços, ou seja, altera o marketing digital.

Com os vídeos se tornando os novos protagonistas dentre as tendências observadas no mundo virtual, as empresas precisam concentrar o investimento nesse modelo de apresentação.

Dessa forma, o Instagram passa a oferecer 4 canais focados na distribuição de vídeos:

  • Feed;
  • IGTV;
  • Reels;
  • Stories.

Contudo, cabe ressaltar que o reels está ganhando cada vez mais destaque nessa plataforma.

Deste modo, uma loja de materiais de construção que quer fazer uma apresentação de um novo produto, como equipamentos de proteção individual radiologia, por exemplo, pode fazer isso a partir da ferramenta e disponibilizar no Feed, ou mesmo fazer um material mais extenso em uma live nos stories.

Assim, o produto estará na linha temporal e com a facilidade de criar um link que leva direto para a loja virtual, reforçando o e-commerce da empresa.

O IGTV é utilizado para vídeos longos, de até 15 minutos, com um cuidado na produção em que pode ser feito um roteiro.

Dessa maneira, o conteúdo pode ser explorado de maneira mais extensa, com esmero no trabalho de apresentação.

Até mesmo atividades mais técnicas podem ser apresentadas/explicadas nesse formato de vídeo, como um Epx 4450 na indústria.

Assim, serve para enviar a estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação para identificar as propriedades físicas, mecânicas e químicas entre reagentes e a metalurgia. Ou seja, até mesmo para o setor educacional o Instagram pode ser utilizado.

Interação entre empresa e consumidor aumenta

O marketing digital tem como uma das principais características a interatividade entre usuários de internet e as empresas que estão presentes nas mais diferentes redes sociais.

No Instagram não seria diferente, e essa interação toma proporções ainda maiores quando se utiliza a ferramenta do Stories.

Quando se trata de vídeo, o curto período de gravação pode proporcionar espontaneidade e assuntos relevantes.

Uma aposta das empresas que trabalham com assistência técnica, por exemplo, está na exposição de um curto vídeo em que mostra que o conserto de nobreaks industriais pode valer a pena.

Isso porque os usuários que visualizaram esse tipo de vídeo podem ficar interessados em saber mais, fazer uma interação a partir da apresentação e, com isso, se tornar um cliente.

O Stories é uma função que estimula a interação entre empresa e consumidor, pois os seguidores podem responder perguntas propostas nos vídeos, ou mesmo um quiz para respostas rápidas.

O uso de enquetes também é muito explorado nesse modelo de vídeo, pois assim é possível que a empresa tenha um conhecimento, mesmo que pontual, sobre as necessidades dos clientes.

Melhor produção com maior engajamento

Para criar um engajamento maior utilizando as ferramentas de vídeo do Instagram, as empresas que estão investindo em marketing digital podem produzir filmes de curta duração para o IGTV.

Quando uma imobiliária prepara um vídeo bem produzido para divulgação nesta plataforma digital, a pessoa que procura alugar endereço comercial para se instalar pode se adiantar e conhecer um determinado imóvel apresentado na rede.

Afinal, a produção desse tipo de vídeo pode ter a apresentação de imóveis, no caso específico da área de atuação da empresa, como nesse caso é uma imobiliária.

Dessa forma, é necessário contratar uma empresa especializada, pois isso promove maior engajamento dos seguidores e materiais mais adequados para cada modelo, que podem compartilhar algo de qualidade nas próprias redes sociais.

O Instagram é uma plataforma que permite o envio para diferentes redes sociais do mesmo grupo, e até mesmo no próprio aplicativo.

Isso permite que a divulgação seja mais ampla e, afinal, alcançar um público que possa estar fora do radar, mas tem interesse nos produtos.

Aumente as vendas com ferramentas atreladas

As empresas precisam se adaptar ao Instagram desde o início do uso da plataforma. Por isso ela oferece uma conta comercial que ajuda até mesmo o algoritmo utilizado pelas ferramentas que são disponibilizadas em conjunto com outros aplicativos.

Por exemplo, é possível fazer um vídeo no Reels do Instagram para anunciar uma oferta relâmpago, que pode ser imperdível para o seguidor que está vendo aquilo naquele momento, ou mesmo apresentar os diferenciais de determinado serviço.

Utilizando humor e de maneira espontânea, vale aplicar o sistema de vendas por Whatsapp, ativando uma outra ferramenta do mesmo grupo, ou seja, não há dificuldade nenhuma dentro desse modelo de marketing digital, expandindo o alcance.

Essa forma de vender proporciona a garantia de atrair mais leads dentro da jornada de compra e, consequentemente, promover o funil de vendas.

A implementação do Reels foi mais uma novidade apresentada nos últimos tempos no Instagram, o que provocou uma avalanche de vídeos que tentam atrair os usuários que querem conhecer mais sobre as empresas, e tudo o que têm a oferecer.

A implementação do Instagram Shopping muda tudo

Cabe frisar, no entanto, que os vídeos não foram a única novidade apresentada pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri, no início de 2021.

O Instagram Shopping também passou a fazer ainda mais parte dentre as ferramentas apresentadas, facilitando a disposição dos produtos e serviços oferecidos para os consumidores na própria plataforma, otimizando o percurso de compra.

Assim, esse recurso está disponível para contas comerciais veicularem os links de produtos em fotos e vídeos para a apresentação dos detalhes sem a necessidade de sair do instagram, mudando o marketing digital novamente.

No momento que um usuário está navegando pelo Instagram e observa um pequeno ícone em forma de bolsa, em uma foto de uma loja de jardinagem, é possível verificar, com um simples toque, o preço de um pirômetro digital, e então seguir para a loja virtual se desejar.

Essa ferramenta permite que o alcance seja mais orgânico, atraindo pessoas que tenham interesse nos produtos e serviços que buscarem por tal item no Instagram.

Além disso, o valor de investimento no marketing digital pode ser menor e centralizado em determinados posts dentro da linha do tempo.

Contudo, é importante reforçar a necessidade de manter uma comunicação constante com os seguidores, por meio de postagens no feed e a produção de vídeos.

Evolução da tecnologia atende outros setores

As mudanças implementadas pelo Instagram tendem a influenciar em todos os setores de uma empresa que está presente nas redes sociais. As ferramentas demonstram que a tecnologia está em constante evolução e são incluídas em outras áreas produtivas.

Um escritório de uma fábrica de piso uretano argamassado pode atender diversos clientes com a automatização de processos dentro do ambiente virtual. Isso permite maior agilidade e acessibilidade.

Assim como o Instagram, há outras empresas que oferecem soluções inteligentes para as tarefas que ocorrem no dia a dia, em áreas diversificadas e que podem influenciar até mesmo no marketing digital corporativo dentro e fora das redes.

Fazer o investimento em uma máquina de impressão de folder 2 dobras permite a simplificação dos mais de certos processos em uma gráfica, por exemplo.

Não importa qual o porte da empresa, ou o ramo em que atua. As inovações tecnológicas estão à disposição das empresas e todas precisam ocupar o devido espaço, ou então a concorrência vai aproveitar as vagas não ocupadas.

Produzir vídeos para o Instagram pode garantir maior visibilidade e ampliação quanto às oportunidades para ambos os lados, tanto empresas quanto consumidores.

A aproximação com o público é sempre necessária, e com o marketing digital cada vez mais presente no mundo corporativo, o investimento no e-commerce passa de um local a mais para uma necessidade para se manter ativo e próximo do usuário.

Oferecer serviços mais eficientes e produtos com qualidade para o mercado consumidor é uma obrigação, levando em consideração que o mundo está cada vez mais globalizado e envolvido nas plataformas digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.