mais de um cartão de crédito

Você tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar suas finanças

Possuir vários cartões de crédito pode ser uma bomba para pessoas sem controle financeiro por causa da alta taxa de juros recorrente. Significa que não é recomendável ter mais de um cartão de crédito? Isso depende!

Se você é uma pessoa organizada que sabe como administrar seu dinheiro, então ter vários cartões à sua disposição não é um problema. Se você não consegue controlar suas finanças, eles podem se tornar seus inimigos de bolso.

Para ajudá-lo a evitar problemas com cartão de crédito, preparamos um conteúdo especial para você. Continue lendo e divirta-se!

Verifique a data de vencimento da fatura

A primeira dica é ficar atento aos prazos das faturas de cartão de crédito, pois quanto mais próximos da data da folha de pagamento, maior a probabilidade de pagamentos pontuais.

Classifique os cartões por categoria

Uma dica importante para evitar bagunçar os cartões é classificá-los, ou seja, utilizá-los para finalidades diferentes. Por exemplo: há um cartão para pequenas compras diárias e um cartão secundário para compras maiores e caras.

Já está em dívida? Sabe o que fazer

Se você já está endividado, pode ser uma boa opção tentar negociar o parcelamento no cartão e evitar gastar antes do fim do parcelamento. Outra possibilidade é que a taxa de juros aplicada ao empréstimo seja inferior à taxa de juros do cartão. Porém, é importante lembrar que a segunda opção é uma “troca” de dívida, pois você está tomando emprestado outra dívida para saldar o cartão.

É importante notar que a parcela do empréstimo deve caber no seu bolso, certo? Para evitar que suas contas cresçam como uma bola de neve, é necessário incluir o valor da prestação do empréstimo (se necessário) em seu orçamento mensal.

Pagamento parcelado ou em dinheiro?

Um ponto que vale a pena enfatizar é o pagamento por produtos ou serviços. É melhor pagar à vista ou parcelado? Embora a segunda opção dê a você mais controle sobre outras despesas, você corre o risco de comprar mais mercadorias a prazo, o que pode causar problemas financeiros.

O lembrete é que todas as taxas devem ser pagas à vista ou parcelado. Lembre-se que não se trata de uma regra, e as instruções para compra à vista ou parcelado podem variar de acordo com a realidade de cada pessoa.

Tornamos isso mais fácil?

Esperamos que este conteúdo ajude você a administrar melhor sua vida financeira, afinal, esse é o nosso principal objetivo. Se você tiver alguma dúvida sobre o seu cartão de crédito, deixe uma mensagem abaixo.