o que é nfc do celular

O que é NFC do celular e como funciona?

Afinal, o que é nfc do celular, para que serve e como essa tecnologia funciona? Se você deseja saber tudo sobre esse assunto, leia este conteúdo e fique atualizado!

É notório que os aparelhos celulares estão cada vez mais avançados, com recursos e tecnologias que ajudam no dia a dia das pessoas. Diante disso, temos aparelhos cada vez mais ágeis e com diversas aplicações que possibilitam realizar várias atividades de forma mais simples.

O que antes era apenas um dispositivo para fazer apenas ligações, hoje está tão completo que é possível vê-lo usando para tirar fotos, ver vídeos, usar as redes sociais, efetuar comandos, realizar download e muito mais.

Além disso, os aparelhos modernos estão cheios de tecnologias que permitem enviar e receber informação entre os dispositivos, sem a utilização de fio. Dentre essas tecnologias está a NFC, que permite a comunicação sem fios, apenas aproximando o aparelho.

Porém, o seu funcionamento difere de recursos como o Bluetooth e o Wi-Fi, justamente por necessitar da proximidade entre dois dispositivos.

Sendo assim, vamos abordar tudo sobre nfc o que é e como funciona!

O que é nfc do celular?

A sigla NFC vem do inglês (Near Field Communication), no português significa “Comunicação de campo próximo“, que funciona a 13.56 MHz. A tecnologia permite transações financeiras como realizar pagamentos de maneira mais simples e também automatizar ações no dispositivo, assunto que pode ficar para outro artigo.

Esse recurso está presente em aparelhos celulares de várias marcas e modelos, é possível encontrá-lo em aparelhos da Samsung, Xiaomi, no iPhone e ou outros. Também já se faz presente em smartwatches, em alguns cartões de crédito e em vários outros dispositivos computacionais.

Dessa forma, já é possível encontrá-la em caixas eletrônicos, máquinas de cartão e também em terminais de transporte público. Seja para enviar e receber recursos, ou mesmo para destravar portas e outras possibilidades.

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é o que é nfc no celular, mas como vimos, ela é uma tecnologia bastante atual e com várias possibilidades. Porém, lembrar que a sua principal utilização é justamente como uma forma de pagamento digital.

Como funciona?

A conexão inicia após dois dispositivos compatíveis se tocarem ou estiverem muito próximos, com uma distância máxima de 10cm. Com isso, ao aproximar um dispositivo do outro, um dos lados pode ser usado para conectar e estabelecer a comunicação.

Nos dispositivos móveis, a tecnologia funciona a partir de um chip NFC, ele é um componente que emite e recebe os dados. Atualmente, já é possível encontrar o recurso em vários smartphones Androids e IOS com configurações intermediárias.

Além disso, essa tecnologia é considerada como bastante segura, já que o seu funcionamento se dá a partir de distâncias muito próximas. Com isso, evita que pessoas com más intenções queiram se apropriar da rede para usar o seu aparelho, além de dispensar o pareamento de ambos os dispositivos.

Como usar o NFC no smartphone?

O primeiro passo será verificar se o seu smartphone dispõe desse recurso. Para saber se o seu aparelho celular possui essa tecnologia, verifique a ficha técnica no site da fabricante, nas configurações do aparelho ou então desça a tela e veja se na bandeja de aplicações, que fica na parte superior da sua tela, se tem o ícone dessa função.

Veja o passo a passo: vá nas “configurações” do seu aparelho; toque em “Conexões” e em seguida vá em “NFC”. Você deverá ativar essa função. Se você não encontrá-la, provavelmente o seu aparelho não possui a tecnologia.

Sendo assim, se o seu dispositivo tiver a NFC, será preciso apenas registrar seu cartão desejado na plataforma de pagamento para que o mesmo ocorra de forma simples. Na hora de realizar algum pagamento, basta aproximar o smartphone na máquina e o pagamento ocorrerá.

Portanto, para você que queria saber o que é nfc celular, podemos concluir que é uma tecnologia de pagamento por aproximação presente em smartphones e outros dispositivos computacionais que permite realizar pagamentos de valores de forma simples e segura.