Tipos de TVs

Tipos de TVs Smart e sua tecnologias

Descubra quais os tipos de TVs smart existentes no mercado, as principais funções de cada uma delas e como fazer uma boa escolha. Também abordaremos sobre os tipos de sistemas operacionais presentes em boa parte dos aparelhos.

Diante de uma infinidade de aparelhos, o consumidor precisa ficar atento a algumas características físicas e técnicas,  para uma boa escolha. Informações como: o tamanho e o tipo de tela, tecnologias e conexões e até a faixa de preço do aparelho devem ser levadas em consideração.

Existem vários tipos de TVs no mercado, mas saber a diferença de cada aparelho pode te ajudar a fazer uma melhor escolha. Afinal, com uma quantidade enorme de modelos e fichas técnicas diferentes, às vezes parece uma missão difícil.

O que é uma Smart TV?

O termo Smart TV vem do inglês e significa na linguagem portuguesa “televisor inteligente”. Na prática, podemos concluir que essa palavra remete a uma TV com acesso à internet, que possibilita várias possibilidades na sua utilização.

Dessa forma, podemos assistir tanto aos canais de TV, assim como utilizá-la para jogar, usar as principais plataformas de streaming, assistir filmes no Youtube, usar as redes sociais e instalar APPS.

Vale lembrar que existem semelhanças entre as TVs digitais normais e as Smarts, mas a principal diferença é a evolução em relação a conectividades e interatividade. E é justamente isso que permite um melhor entretenimento. Ou seja, elas possuem conexão à Internet que as tornam mais inteligentes e completas.

Além disso, existem Smart tvs de todos os tamanhos e de vários preços. Os valores vão depender de diversos fatores, como a sua construção, a resolução da tela, tecnologias presentes, etc.

Tipos de Smart TVs

Agora que já sabemos o significado desse tipo de aparelho, vamos abordar sobre os tipos de tv smart e suas tecnologias. As principais tecnologias empregadas nos displays das TVs modernas são: LED, QLED e OLED. 

É bom lembrar que as Smart TVs mais baratas costumam utilizar as telas de LED. Já as com a tecnologia OLED são bem usadas em modelos intermediários. 

Enquanto isso, os aparelhos com tecnologia Qled possuem preços mais altos, no entanto é uma melhor opção para quem busca um aparelho com maior qualidade de imagem.

LED

As TVs LED utilizam pequenas lâmpadas de LED em sua composição, elas proporcionam brilho equilibrado e bom contraste, além de consumir menos energia. Isso oferece imagens muito mais realistas com mais cores e também mais contraste. Além disso, esse tipo de TV costuma ser bastante leve e mais fina.

OLED

As telas oled são fabricadas em um material orgânico que produz luzes quando são submetidas a uma certa tensão elétrica. Normalmente esses tipos de tv permitem a produção de telas com espessura mínima.

Com essa tecnologia, cada pixel conta com uma emissão de luz própria. Com isso, temos tons preto mais pretos, boa eficiência de energia. Além de cores mais vivas e ótimo brilho e contraste.

QLED

Os tipos de tela de tv com a tecnologia QLED está presente em alguns modelos de TV no mercado e promete consumir menos energia e entregar imagens com maior qualidade possível.

Estes painéis possuem LEDs que emitem a luz por trás da tela, mas a diferença está no composto por pontos quânticos, eles filtram a luz, brilho e intensidade de cor dos pixels.

Dessa forma, é possível criar imagens com bastante qualidade e um número maior de cores.

Porém, os aparelhos com esse tipo de tela tem preços mais altos. Mas pode ser uma excelente opção para quem busca tecnologia avançada e excelente qualidade de imagem.

Sistemas operacionais em Tvs

Atualmente é possível encontrar tipos de Tvs smart com sistemas diversos, os principais são: webOS nos aparelhos da LG; Tizen nos Samsung. O Android TV está presente em aparelhos Panasonic, Philips, Philco, TCL e até da Sony.

Além disso, existe o sistema Roku OS. Ele está a pouco tempo no mercado, mas já é utilizado em alguns aparelhos das fabricantes: Philco, AOC, TCL, SEMP e Philips. 

Esse sistema é bastante rápido e muitas pessoas têm gostado da navegabilidade fluidez. A única dificuldade de alguns é como baixar aplicativo na roku tv, mesmo sendo algo fácil. Então, é uma boa opção também.

Conclusão: tipos de tv smart.

Com um mundo cada vez mais tecnológico e com a evolução dos aparelhos de TVs. Boa parte das pessoas têm escolhido os modelos que possuem internet. Com isso, elas tem num só aparelho mais diversão e entretenimento.

No entanto, como vimos, existem vários tipos dessas TVS e cada uma possui suas peculiaridades. Mas o que difere mesmo são as tecnologias implementadas e os preços que variam muito.