Como fazer marketing de um produto

Como fazer marketing de um produto: na TV e na internet

Para alcançar o público desejado e fazer com que um produto tenha sucesso entre os consumidores, as empresas buscam cada vez mais ferramentas e estratégias. E o marketing de um produto é uma delas. 

O intuito do marketing de produto é atrair e converter os consumidores ideais para nichos específicos. Se você quer saber o que é e como fazer marketing de um produto na TV e na internet, fique tranquilo, preparamos um conteúdo completo para você. 

O que é marketing de um produto?

Marketing de produto é uma estratégia de otimização entre um produto e consumidores em potencial no mercado. O objetivo principal desse tipo de marketing é conectar produtos e pessoas. 

As estratégias de marketing de produto podem ser várias, desde definir a persona até utilizar meios para chegar nela. Dessa forma, esse tipo de estratégia está mais voltada para o consumidor. 

Qual a importância do marketing de um produto?

O marketing de produto é importante para vários segmentos profissionais de uma empresa. O primeiro segmento que podemos falar é o destaque positivo que a empresa ganha ao fazer um bom marketing de produto. Isso porque, essa estratégia cria uma conexão entre produto e consumidor, de maneira mais orgânica e humanizada, fazendo com que o cliente se sinta próximo do produto desejado. 

Há também a ideia de marca registrada, personalização, algo único e diferente. O marketing de produto passa uma ideia de exclusividade e unicidade para cada consumidor, visto que aquele produto foi “feito” para aquela persona. 

Ademais, uma boa estratégia fortalece as fases de crescimento de uma empresa ou produto. Isso porque, quando bem trabalhada, a mensagem estabelece diferenciais para o consumidor e consequentemente o produto se mantém duradouro no mercado. Ou seja, com o marketing de produto uma empresa consegue se manter mais estável. 

Por fim, o Marketing de Produto pode auxiliar no controle da precificação. Isso porque, com o acompanhamento dos ajustes e reajustes de preços, garante-se uma boa e justa precificação de acordo com os valores do mercado. 

Como fazer marketing de um produto na TV?

Uma das principais estratégias de marketing de produto são as propagandas passadas na TV, isso porque a TV possui grande audiência. Para fazer marketing de produto na TV, você deve primeiramente conhecer sua persona. Após conhecer as principais características do seu público ideal, você deve escrever um roteiro com o intuito de transmitir a mensagem do seu produto. Dessa forma, o anúncio terá mais chances de gerar resultados.

Como fazer marketing de um produto na Internet

Lembra que falamos sobre o marketing de produto ser uma estratégia? Uma das ferramentas mais usadas para a estratégia de marketing de produto é a internet.

Para elaborar um bom marketing de produto, existem alguns estágios principais, como: desenvolvimento do perfil da persona, objetivo e posicionamento, plano de lançamento, conteúdo para o plano de lançamento, preparo da equipe e por fim, lançamento.

Desenvolvimento do perfil da persona

A persona nada mais é do que uma representação para simular seu cliente ideal, ou seja, entender o perfil do seu cliente. 

Objetivo e posicionamento

Agora que você conhece sua persona, você precisa atingir aquele tipo de público. Dessa forma, é necessário que a empresa se posicione a respeito do objetivo e mensagem do produto. Para isso, podem ser elaboradas três perguntas principais: Qual é a função do seu produto? O produto será usado por quem? Qual é o diferencial do seu produto?

Respondendo essas perguntas, haverá mais clareza a respeito do produto e seu objetivo, tal qual a mensagem que a empresa deseja transmitir para atrair e convencer seu público. 

Plano de lançamento

Criar um plano de lançamento é essencial, visto que isso determinará a forma com que o seu produto chegará ao público desejado. Por isso, um bom planejamento é demasiadamente importante para o sucesso do produto no mercado.

Conteúdo para o plano de lançamento

O conteúdo é aquilo que seus clientes irão ver e acessar, é a forma como o seu produto chegará ao seu público, ou seja, a forma com que aquele produto será propagado. O conteúdo pode ser blog, posts, stories, anúncios, etc. Uma boa dica é abusar das redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp

Preparo da equipe

Em uma empresa todos precisam trabalhar juntos. Por isso, se determinado setor não está preparado para o lançamento do produto, todos os setores serão de alguma forma prejudicados. Pensando nisso, é necessário que toda a equipe esteja devidamente preparada e capacitada para o lançamento do produto ser bem-sucedido. 

Lançamento

Este é o momento final, é o momento em que os clientes têm acesso ao produto,  especialmente em véspera de black friday. Por isso, a empresa deve procurar estar atenta a todos os detalhes e ações dos clientes e, se possível, buscar saber alguns feedbacks. 

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender o que é o marketing de produto e como fazê-lo tanto na TV quanto na Internet. Dessa forma, as chances de seu produto alcançar maior visibilidade e sucesso é muito maior.