Investir em criptomoedas

Investir em criptomoedas: Saiba tudo sobre o assunto!

Sem dúvida, os criptoativos estão entre os ativos que mais vêm despertando curiosidade nos últimos tempos, chamando a atenção de grandes ou novos investidores. Mas, afinal, será que é seguro investir nessas moedas digitais? É sobre isso que falaremos nesse artigo.

Quer começar a investir em criptomoedas? Então, primeiramente, é preciso entender um pouco o seu funcionamento. 

Quem acompanha o mercado de investimentos, sabe como, na última década, o crescimento de criptomoedas como, o Bitcoin, a Ethereum, entre outras, acabou por despertar em investidores do mundo inteiro o interesse por essas moedas.

Porém, apesar de todo o interesse em torno dessa novidade, aos poucos foi ficando evidente que esse é um tipo de investimento que exige conhecimento e cautela, principalmente, pelo fato dessas moedas digitais não terem uma regulamentação própria.

Afinal, o que são criptomoedas?

Croptomoedas são moedas digitais, só que descentralizadas, ao contrário das moedas “tradicionais” como dólar, euro ou o nosso próprio real, ou seja, não são emitidas por nenhum estado ou governo.

No entanto, diferentemente das moedas convencionais, uma criptomoeda não existe fisicamente, apenas uma forma digital.

E como o próprio nome já sugere, as criptomoedas utilizam ferramentas como a criptografia de dados para determinar as transações e a segurança de todos os processos que envolvem esse tipo de moeda.

É seguro investir em criptomoedas?

Primeiramente, é preciso ressaltar que nenhum investimento é 100% seguro, e por toda a sua complexidade, investir em criptomoedas pode ser considerado um investimento de risco, e isso só agrava se o investidor não tiver nenhum conhecimento sobre a dinâmica dessas moedas digitais.

Sem dúvida, o risco do investimento tem por trás, principalmente, a alta volatilidade do mercado, tornando as criptomoedas um prato cheio para os especuladores.

Se por um lado, a alta volatilidade contribui para a especulação, por outro lado, as criptomoedas não devem ser desmerecidas como um bom meio de investimento, até por conta de sua inegável valorização nos últimos anos.

A dica, portanto, é buscar conhecimento, segurança e ao mesmo tempo diversificar os investimentos da carteira, sem ficar refém de qualquer criptoativo.

Lembrando que nenhum retorno ao investir em criptomoedas é garantido, ou seja, os riscos são grandes, já que estes ativos estão sujeitos a fortes oscilações, porém, investir é isso, se arriscar e saber aproveitar o momento certo para vender ou comprar.

Como investir em criptomoedas com mais segurança

Primeiramente, é preciso saber qual o seu perfil de investidor, se for de investimentos mais seguros e a curto prazo, as criptomoedas não são para você.

Depois, então, é preciso buscar conhecimento sobre o assunto e pesquisar uma boa corretora de criptomoedas, especializada na venda dessas moedas, as chamadas Exchanges, que sejam seguras e com nome do mercado.

É importante, ao pesquisar uma boa corretora, escolher alguma que facilite ao máximo as operações, ou seja, que dê um bom suporte. A KuCoin, por exemplo, super conhecida nessa área, mostra, em tempo real, as cotações dos pares de negociação que envolvem uma série de moedas, de BTCUSDT à BTC BRL, das mais conhecidas às grandes promessas e revelações. 

E, claro, vale anotar mais essa dica: nunca invista todo o seu dinheiro em criptomoedas, ou em outros ativos, até porque, elas são ainda novidade no mercado.

E é isso, investir em criptomoedas já fez muita gente triplicar fortuna, mas é preciso saber que esse mercado é extremamente volátil, o que quer dizer que também fez muita gente perder dinheiro, ou seja, é preciso ter cautela, se cercar de um bom suporte, que é uma boa Exchange, e nunca apostar todo o dinheiro, lembrando sempre que esse tipo de investimento é considerado de longo prazo.