O Estado civil influencia no valor do seguro auto

O Estado civil influencia no valor do seguro auto?

Variação de preço pode oscilar em mais de 60%

Quando chega a hora de estabelecer valores para os contratos de seguros, as empresas do setor levam em consideração, não só o histórico do condutor no volante e o modelo do veículo, mas um dos itens analisados para elaborar a proposta de seguro auto é o estado civil do segurado. 

Pensando nisso, a empresa responsável pelo contrato de seguro precisa saber o estado civil do potencial cliente na hora de concluir a negociação. 

Vale ressaltar que o segurado deve sempre fornecer informações verídicas em relação ao seu perfil, sob pena de que, caso ocorra algum sinistro, a seguradora possa se recusar a assumir os prejuízos da ocorrência. 

Afinal, como o estado civil influencia no preço do seguro? 

A análise que é feita em relação a isso está conectada com as chances que o condutor tem de sofrer um acidente. Por exemplo, as pessoas mais jovens têm maiores possibilidades de se envolverem em sinistros, de acordo com análise das seguradoras. 

De acordo com análise das empresas de seguros, pessoas mais jovens costumam sair mais com carro, inclusive à noite, fato que aumenta consideravelmente o risco de acidentes. 

O raciocínio aplicado por idade é o mesmo para estado civil, porque as seguradoras consideram que, de uma forma geral, a vida de pessoas solteiras ou divorciadas é mais agitada e, em função disso, a chance de ocorrer um sinistro aumenta. 

Qual a variação de preço para esses casos? 

De acordo com o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), que foi publicado pela Insurtech TEx, homens solteiros, por exemplo, pagam valores 62,5% mais caros pelo seguro auto, na comparação com os casados. 

O número enfatiza muito qual o pilar de análise para elaboração da proposta do seguro, considerando o perfil de comportamento no trânsito em relação a pessoas mais novas. 

Quais outros fatores podem influenciar no preço do seguro? 

Além do estado civil e a idade, outros fatores são analisados pelas seguradoras na hora de definir o valor final do contrato. 

O perfil do carro é um dos pontos a serem considerados porque, caso o veículo seja mais caro, ele pode influenciar no preço da apólice. 

No que diz respeito ao automóvel, outro ponto de atenção é que o histórico de sinistros envolvendo determinado modelo de veículo pode influenciar nesse aspecto. 

Outro pontos considerados na análise é para qual fim o veículo é usado, por exemplo, se o carro é usado para transporte de passageiros, logo ele transita pela via pública com maior frequência, aumentando o risco de acidentes. 

Caso o carro não tenha garagem, ou fique estacionado em bairros com altos índices de assaltos é outro aspecto que pode contribuir para o aumento da apólice. 

Como contratar um seguro para o automóvel? 

Para encontrar seguradoras que tenham como pilar boas práticas de mercado e que ofereçam soluções que atendam os clientes de forma personalizada, o melhor caminho é pesquisar bastante. 

Neste contexto, vale conversar com pessoas, entrar em contato com seguradoras, com o objetivo de saber mais sobre os serviços e a reputação delas no mercado. 

Além disso, outro caminho é conversar com corretores de seguros, porque eles são profissionais qualificados para oferecer as melhores soluções.